sobre livros e a vida

27/12/2012

Ta Na Estante… ‘Cinquenta Tons de Liberdade’ #59

Heey gente, tudo bem??

Hoje eu vim terminar a trilogia de Cinquenta Tons. Confesso que adorei as reações de vocês quanto a resenha do primeiro livro, no segundo foi mais fraca, quero só ver como estaremos por aqui. Mas afinal, será que E L James conseguiu fechar com êxito a trilogia erótica?

Livro: Cinquenta Tons de Liberdade
Autor:E L James
Editora: Intrínseca
Páginas: 544
Sinopse: Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.



‘Oh! Mr. Grey’

Cinquenta Tons de Liberdade é o terceiro, e último, livro da trilogia erótica de Cinquenta Tons que, venhamos e convenhamos, de erótica não tem quase nada. Nesse livro E L James se permitiu arriscar um pouco mais, em momentos teve êxito, em outros nem tanto. Por ser o terceiro livro de uma trilogia, atento que pode haver – e com certeza haverá – spoilers sobre os dois primeiros livros da mesma, portanto se você se importa com isso, favor pare aqui.

Depois de erros, acertos, incertezas, brigas e muito mais, Christian e Anastásia começam o livro casados, e muito bem casados. Nessa parte da história a autora deixa o romance embebedar a todos, e tudo parece bem tranquilo. Na verdade por todo o livro tudo parece tranquilo, o que é um saco. Sim, os mistérios de Grey são totalmente revelados, agora, mais do que nunca, Anastásia sente esta mais próxima dele, e ele dela. Mas o medo, fruto de outras ocasiões passadas pelo casal, continua lá. E Christian está mais protetor do que nunca.

Realmente o tédio é a alma desse livro, durante as primeiras 250 páginas – ou mais adiante? – estamos parado em toda aquela história de Ser submissa ou não ser? Heis a questão. sofrida por Anastásia. Por vezes o sentimento pervertido da protagonista se destaca, mas o medo de algo acontecer – como no fim do primeiro livro – deixa Ana meio receosa.

O mais incrível é que, apesar de tamanho tédio, esse é o livro mais interessante e emocionante. Como já comentado, o início é uma maresia só, mas o final… Segurem o fôlego. Quando a primeira grande revelação acontece, várias outras reações se sucedem, e a trama fica deverás envolventes. Em determinadas partes a vontade de jogar Grey pela janela é incontrolável, mas logo após vem a pena que sentimos dele. Ana então… A arte dela desafiar Christian é maravilhosa, mulheres dominantes se apaixonarão pela personagem, mas então ela cede aos encantos dele, e isso é tão repetitivo.

Acredito que sim, Cinquenta Tons de Liberdade conseguiu fechar a trilogia de forma satisfatória, e a Auto-Ajuda fugiu totalmente nesse volume. Mas o enredo poderia ter sido muito mais bem aproveitado. No total, a trilogia de Cinquenta Tons seria um ótimo livro, se não fosse tachado como um livro erótico. Ok, os jogos de olhares e as cenas quentes do casal protagonista traz um erotismo para os livros, mas a história por trás desse erotismo é muito mais bonita e interessante e seria muito mais bem aproveitada pelos leitores.

“Você fez meu mundo virar de cabeça para baixo. — Ele fecha os olhos, e quando os abre novamente, vejo que estão tomados pela emoção. — Meu mundo era organizado, calmo e controlado. Aí você entrou na minha vida, com essa sua boca afiada, a sua inocência, a sua beleza e a sua coragem discreta… e todo o resto, tudo antes de você simplesmente ficou bobo, vazio, medíocre… nada. Eu me apaixonei. — sussurra ele.”


Beijoos

“Matar ou Morrer. Não há Escolha.”

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.