sobre livros e a vida

09/01/2015

Tá Na Estante :: ‘Vermelho Como O Sangue’ #349

Olá pessoal, tudo bem?

Olha quem voltou com mais uma resenha após ficar um bom tempo sem postar nada. Dessa vez eu vim falar sobre o livro Vermelho Como O Sangue, primeiro livro da Trilogia da Branca de Neve.

Livro: Vermelho Como o Sangue
Autora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 239
Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue. Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos. Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios. Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Lumikki é uma garota finlandesa de 17 anos e estudante de artes. Certo dia, ao entrar na sala de fotografia da escola e encontrar cédulas sujas de sangue, a garota acaba mergulhando mais do que deveria em uma trama que é no mínimo ameaçadora.

E o pior: ela não sabia que ao aceitar ajudar se envolveria em um círculo de corrupção, tráfico, prostituição e muito mais.

Quando ela estava sozinha, podia ser completamente ela mesma. Livre. Ninguém exigindo nada. Ninguém falando quando ela queria silêncio. Ninguém tocando nela quando não queria ser tocada.

Vermelho Como O Sangue foi um livro que chamou minha atenção imediatamente quando vi a capa. Porém, ao descobrir que o livro fazia parte da Trilogia da Branca de Neve eu fiquei com os dois pés atrás, já que, como alguns sabem, eu peguei trauma dessas releituras quando li Branca de Neve e o Caçador.
Felizmente as semelhanças com o conto dos irmãos Grimm não passam do nome da personagem principal e algumas citações durante o livro.
Uma coisa que me decepcionou um pouco foi a construção dos personagens. Embora o livro possua uma quantidade considerável de personagens, chegamos ao final conhecendo poucos de verdade.
Lumikki, a personagem principal, possui uma história incrivelmente clichê. Infância sofrida, deixou a casa dos pais cedo, vive excluída em seu mundinho e da noite para o dia se torna a peça importante de um quebra-cabeça.
Elisa, Tuukka e Kasper são o trio responsável por encontrar o saco de dinheiro e é basicamente isso que sabemos sobre eles. A autora ignorou completamente a história dos três personagens responsáveis pelo início da trama.

A falta de detalhes não está presente apenas na criação dos personagens. A narrativa também carece de um aprofundamento maior. Porém, isso talvez seja a intenção da autora, fazer com que o leitor implore por mais informações.

Deixando isso de lado a narrativa consegue ser bem simples e fluída, um pouco confusa no começo mas que rapidamente te prende. A história é inteligente e bem desenvolvida mas possui um final um tanto quanto corrido. Umas 20 páginas a mais conseguiriam deixar o livro ainda melhor.

Se você deixar de lado o fato do livro ser vendido como um thriller policial e ler um livro esperando um drama adolescente você irá se apaixonar pela trama criada por Salla.

BEIJOCAS E ATÉ A PRÓXIMA!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.