sobre livros e a vida

28/08/2015

Tá Na Estante :: ‘Uma Pitada de Amor’ #442

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta hoje com mais uma resenha pra vocês. Essa semana pré-Bienal tem sido péssima e ótima ao mesmo tempo. Péssima porque não consigo dormir e ótima porque meu ritmo de leitura aumentou bastante, hahaha. O livro escolhido de hoje é um chick-lit muito fofo, lançado esse mês pela Editora Record. Vamos conferir?!

Livro: Uma Pitada de Amor
Autora: Katie Fforde
Editora: Record
Páginas: 400
Sinopse: Uma aspirante a cozinheira em um programa de TV, um jurado muito atraente e uma pitada de amor! Quando Zoe Harper conquista uma cobiçada vaga em um reality show de culinária, ela mal pode esperar para pôr suas habilidades à prova. Sua principal motivação é o prêmio em dinheiro: um valor que certamente a ajudaria a abrir sua tão sonhada delicatéssen. No entanto, ela logo percebe que a competição vai muito além da cozinha. Cher, outra concorrente, está disposta a tudo para ganhar, incluindo jogar seu charme para cima dos jurados. E as coisas se complicam ainda mais quando Zoe percebe que está se apaixonando por um deles: o incrivelmente sexy Gideon Irving. Com tudo o que está em risco, os dois têm muito a perder caso se envolvam, algo que parece cada vez mais inevitável. De repente, Zoe percebe que há mais em jogo do que apenas canapés, cupcakes e técnicas de corte. Uma pitada de amor é um livro engraçado e doce na medida certa.



Zoe Harper sempre adorou cozinhar e sonha em ter sua própria delicatéssen, mas é difícil conseguir juntar dinheiro suficiente para abrir o negócio. Então, quando surgiu a oportunidade de participar de um reality de culinária, Zoe se inscreveu por pressão da mãe e da melhor amiga, mas ao ser selecionada, a moça ficou extremamente feliz e entraria na competição para vencer.

O reality seria todo filmado em Somerby, uma casa administrada pelos donos, Rupert e Fenella, que em breve seria transformada em hotel. Por ser perdida por natureza, Zoe sai mais cedo de casa e chega à Somerby antes do esperado e precisa passear pelas redondezas para matar o tempo. Quando o carro de um homem atola em uma vala, a moça, que é extremamente altruísta, resolve ajudar e um papo interessante flui entre os dois. Zoe é tímida, mas algo naquele homem desperta seu interesse como há muito não acontecia.

O que Zoe não sabia, e se choca ao descobrir, é que o homem é ninguém menos que Gideon Irving, famoso crítico culinário e jurado da competição. Ele diz naquele instante que a ajuda dela com o carro não lhe dará vantagem na competição e os dois devem se tratar como estranhos dali pra frente, fingindo que o encontro prévio não aconteceu.

De volta à Somerby, Zoe descobre que dividirá o quarto no estábulo com a dondoca e arrogante Cher, que só deseja participar da competição para conseguir status e ficar famosa. Zoe até tenta se aproximar de Cher, mas quem diz que os opostos se atraem está redondamente enganado. Cher usará todo seu charme na competição para conquistar os jurados e não hesitará em passar por cima de quem for. O problema é que a pobre Zoe parece ser seu alvo principal.

Quando a competição finalmente começa, Zoe percebe que precisará dar tudo de si se quiser ganhar. Só que sua atenção não está cem por cento focada na competição. Gideon Irving parece ter uma atenção especial em Zoe e a cada dia os dois vão se aproximando mais, até uma fagulha de romance surgir e explodir. Zoe está encantada por Gideon, mas se envolver com um jurado pode não ser a melhor forma de ganhar a competição, principalmente quando tem pessoas esperando um deslize seu pra derrubá-la de vez.

Em meio ao preparo de deliciosas comidas e ajudando a administrar crises que nem lhe dizem respeito, Zoe precisará decidir o que é mais importante: a competição ou uma paixão que pode não durar após o término do reality? Só que essa decisão é provavelmente a mais difícil que ela já tomou na vida e quando razão e emoção resolvem brigar, a confusão está armada.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Quando vi esse livro entre os lançamentos do mês do Grupo Editorial Record, senti que precisava lê-lo. Vários dos meus amigos acompanham realities de culinária, como MasterChef e afins, e tentam me convencer a fazer o mesmo, mas é algo que não desperta minha atenção. Então, ao ler a sinopse de Uma Pitada de Amor e ver que se tratava justamente de um reality de culinária, resolvi arriscar pra ver se minha vontade de assistir um de verdade apareceria e fui extremamente surpreendido.

A escrita de Katie Fforde é deliciosa até dizer chega. A autora conseguiu me fazer ler as quatrocentas páginas do livro em menos de 24 horas e ainda assim aproveitar cada traço da narrativa e gostar de cada instante. Katie não focou só no reality e no romance, há muitos outros aspectos ali desenvolvidos e isso não tornou a narrativa monótona. Pelo contrário, deu mais vontade de prosseguir a leitura até concluir.

A narrativa é feita em terceira pessoa sob a visão de Zoe. Zoe é uma protagonista maravilhosa, o tipo de pessoa que todos adoraríamos ter como amiga, nem que seja só pra cozinhar, hahaha. Mentira. A personalidade dela é extremamente agradável e ela é fofa com todos, sempre se preocupando em ajudar os amigos, mesmo quando isso pode prejudicá-la. Confesso que em alguns momentos isso me irritou um pouco, mas é impossível brigar com Zoe.

O romance eu achei muito bem construído. Gideon é fofo e sexy na medida certa e parece realmente gostar de Zoe. Foi bom ver todos os amigos de Zoe torcendo por esse romance, mesmo sabendo das implicações para ela na competição. Também gostei que Gideon ajudava Zoe, mesmo que indiretamente, mas sem favorecê-la perante os outros competidores. Perto do final ele me incomodou, mas tudo se esclareceu e voltei a gostar dele.

Sobre os personagens secundários, Fforde soube desenvolvê-los muito bem. Os moradores de Somerby, por exemplo, me cativaram tanto que deu vontade de ir morar lá com eles. Rupert e Fenella são adoráveis e amigos extremamente leais. Por outro lado, Cher é uma vaca completa e apesar das maldades, me arrancou algumas risadas com seu jeito “whatever” de ser.

A competição de culinária foi bem interessante e sim, já quero assistir realities nesse estilo pra ontem. A autora conseguiu detalhar muito bem cada passo da disputa, assim como os pratos que eram preparados, os temperos utilizados e etc.. Ainda nos apegamos aos participantes e ficamos tristes quando aqueles que gostamos saem. Adorei.

A edição física está bem simples. A capa é muito fofa e diz bastante sobre a trama. A diagramação é simples e a revisão está impecável, não lembro de ter encontrado nenhum erro durante a leitura. A fonte é bem grande e as folhas são amareladas, bem no padrão da Record.

Uma Pitada de Amor pode não ter levado cinco estrelas, mas entrou para os meus favoritos e já quero conferir outras obras da autora, que já tem Amor nas Entrelinhas publicado aqui no Brasil. Sem sombra de dúvida recomendo essa história para vocês. E alguém sabe preparar um croquembouche? Não? Okay.

Beijos e até a próxima!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar. 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.