sobre livros e a vida

30/11/2015

Tá Na Estante :: ‘Uma Chama Entre as Cinzas’ #480

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta com mais uma resenha pra vocês. O livro da vez é um lançamento da Verus Editora que chegou com tudo e promete conquistar uma legião de leitores. Vamos conferir?!

Livro: Uma Chama Entre as Cinzas
Série: An Ember in the Ashes (#01)
Autora: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Páginas: 432
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.

Há mais de quinhentos anos os Marciais dominaram o Império Erudito e transformaram seus habitantes em escravos. Os Eruditos foram privados daquilo que mais gostavam, o conhecimento, sendo proibidos de ensinar os jovens a lerem e coisas do tipo. Se desrespeitarem as ordens dos Marciais são punidos com a morte.
Laia é uma Erudita. Ela mora com os avós e o irmão mais velho, Darin, e passa seus dias ajudando a avó a preparar geleias para vender aos comerciantes da região. Ela e Darin são muito próximos e por isso Laia sabe que ele está envolvido em algo muito perigoso. Darin foge todas as noites depois do toque de recolher com seu caderno de desenhos e volta tarde, mas nunca conta o que foi fazer na rua.
Numa certa noite, os Marciais fazem uma batida na casa de Laia. Eles estão atrás de Darin e seu caderno, acreditando que o garoto faz parte da Resistência Erudita. A batida é um massacre. Os avós de Laia são mortos e Darin é capturado. Apenas Laia consegue escapar, mas sente-se culpada de não ter ajudado o irmão. Assim, ela decide ir atrás da Resistência, os únicos que podem resgatar Darin.
Só que claro que a Resistência não faria um favor como esse sem nada em troca. Seu líder, Mazen, pede que Laia seja sua espiã dentro da academia militar Blackcliff. Ela deverá espionar a terrível comandante Keris Veturia, sendo infiltrada como sua escrava pessoal. A comandante tem uma péssima fama de como trata seus escravos e a vida de Laia entrará em risco assim que cruzar os portões de Blackcliff, mas a menina sabe que essa é a única chance de salvar o irmão.
De outro lado temos Elias. Ele é um Marcial e está completando seu treinamento em Blackcliff. Assim que se formar, Elias se tornará um Máscara, o tipo de soldado mais implacável do Império, responsável pelas batidas que vitimam tantos Eruditos, exatamente aquilo que ele despreza. O garoto está há catorze anos na academia e no dia da formatura pretende desertar. Se for pego, a morte será sua punição, mas ele está determinado a seguir em frente.
Porém, uma visita dos Adivinhos muda a vida de Elias bruscamente. Uma antiga profecia afirma que a linhagem do Imperador Taius irá acabar, de forma que um novo líder precisa ser escolhido. Assim, os quatro melhores soldados de Blackcliff devem participar das Eliminatórias. Elias está entre os selecionados e se sair-se vitorioso, se tornará o novo Imperador. 
Agora, Elias precisará escolher entre seu real destino e tudo aquilo em que acredita. A escolha não será nada fácil e quando seu caminho cruza-se com o de Laia, Elias percebe que seu sonho de liberdade pode não estar tão perto quanto imaginava. Juntos, os dois enfrentarão inimigos terríveis e isso os aproximará de uma forma que nenhum dos dois podia esperar…
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando vi esse livro entre os lançamentos do mês do Grupo Editorial Record, minha atenção voltou-se completamente para ele. A capa já me atraiu e a sinopse me fez ter certeza que precisava lê-lo imediatamente. Então, quando o livro chegou, passei na frente de todas as leituras e não me arrependi. 
A escrita de Sabaa Tahir é maravilhosa. Logo nas primeiras páginas me vi preso em sua narrativa. Alternando a perspectiva dos capítulos entre Laia e Elias, a autora conseguiu apresentar os dois extremos do enredo e mais para o meio do livro uni-los de forma magistral, assim o leitor já conhecendo ambos os mundos e vendo cada vez mais seus contrastes.
Confesso que Laia não me agradou muito como protagonista. Ela é um tanto irritante e faz muita besteira, além de choramingar demais pro meu gosto. Entretanto, essa personalidade é condizente com tudo que ela vivenciou e dá pra notar um sutil amadurecimento em seu comportamento no decorrer das páginas.
Elias também não é o melhor personagem, mas eu ansiava por seus capítulos mais que pelos de Laia. O garoto é um lutador nato e boa parte das cenas de ação do livro, muito bem construídas, são protagonizadas por ele. Além disso, Elias é gentil e isso contrasta muito com seus colegas da Academia, que são em sua maioria frios e arrogantes.
A vilã do livro com certeza é a comandante Keris Veturia. A mulher é simplesmente uma encarnação do diabo em um corpo pequeno. Veturia não mede esforços para menosprezar e ferir todos aqueles ao seu alcance. Todos tem medo dela, todos a detestam, e isso só a torna mais poderosa e perigosa. 
As provas das Eliminatórias foram o ponto alto do livro. Amei todas e fiquei o tempo todo imaginando como seriam se o livro fosse adaptado para o cinema. Sabaa conseguiu me prender de uma forma que tornou-se impossível largar o livro até tudo estar resolvido. Amei, amei, amei!
Entretanto, o livro tem um ponto um tanto negativo. Achei que Sabaa Tahir abusou do uso de mitologias. Se ela focasse apenas na missão de Laia e nas Eliminatórias, o livro teria o mesmo impacto. Porém, a autora resolveu abordar criaturas das sombras, magia e outras coisas mais que ficaram um tanto perdidas no meio disso tudo. Tenho medo que nos próximos volumes da série ela não saiba como desenvolver isso.
A edição física do livro está sensacional. A capa é uma adaptação da original e está maravilhosa. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está ótima, mas encontrei alguns errinhos que me incomodaram um pouco.
Uma Chama Entre as Cinzas é um livro maravilhoso e que merece um enorme destaque. Eu com certeza recomendo essa história para vocês!
Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.