sobre livros e a vida

08/01/2016

Tá Na Estante :: ‘Um Dia Existimos’ #494

Oi, gente. Tudo bem?

Olha eu aqui com mais uma resenha pra vocês. O livro da vez é o segundo volume de uma série distópica lançado recentemente pela Galera Record. Vamos conferir?!

Livro: Um Dia Existimos
Série: As Crônicas Híbridas (#02)
Autora: Kat Zhang
Editora: Galera Record
Páginas: 308
Sinopse: Uma trama distópica, passada num futuro onde híbridos — pessoas com duas almas habitando o mesmo corpo — são uma possibilidade. Considerados instáveis e perigosos, os híbridos foram perseguidos e eliminados das Américas. As fugitivas irmãs Addie e Eva encontram abrigo com um grupo de híbridos que coordenam um movimento de resistência. Apesar dos conflitos envolvidos em dividir um corpo, ambas estão animadas para se juntar à revolução. Com o envolvimento, entretanto, surgem as dúvidas: até que ponto Addie e Eva estão dispostas a usar da violência em nome dessa causa?

Nessa distopia, os seres humanos nascem com duas almas. Na infância, uma delas assumirá o controle total do corpo e a outra se desvanecerá. Mas em alguns casos, a outra alma não se apaga e essas pessoas, que compartilham o mesmo corpo entre duas almas, são chamadas de híbridas. A sociedade alega que os híbridos são perigosos e devem ser curados dessa condição.
Addie e Eva são híbridas e conseguiram esconder esse segredo durante anos, até que foram descobertas e levadas para a Nornand, uma instituição onde seriam avaliadas e então separadas. Mas seu tormento não durou muito tempo. Em seis dias a Resistência Híbrida invadiu a Nornand e resgatou as meninas, assim como seus amigos, Ryan e Devon, Lissa e Hally e Kitty e Nina.
Em Um Dia Existimos, Addie e Eva estão escondidas no apartamento de Emalia, uma das líderes da resistência. Eva sempre foi a alma recessiva e há anos não comandava o corpo delas, mas aos poucos está retornando às funções e podendo ter finalmente a vida que tanto desejava. O problema é que ela e Addie estão sendo procuradas e sair do apartamento é praticamente proibido, deixando as irmãs cada vez mais entediadas.

Eis que elas conhecem a destemida Sabine e sua alma gêmea Josie. Sabine fugiu de uma clínica híbrida oito anos antes e desde então participa da Resistência. O problema é que Sabine acha que Peter, o líder da Resistência, é muito meticuloso com seus planos e que dessa forma os híbridos nunca conseguirão seu reconhecimento e liberdade.
Assim, quando descobrem que uma clínica híbrida será aberta a poucos quilômetros da cidade onde se escondem, Sabine tem a ideia de destruir o local. Para isso, vai precisar da ajuda de todos aqueles que conseguir, entre eles Addie e Eva e Ryan e Devon. Eva está determinada a ajudar, enquanto Eva reluta e esse impasse pode ser um grande problema para as duas.
Mas quanto mais Eva entra no plano de Sabine, mais se pergunta se o que está fazendo é certo, ao mesmo tempo que isso a afasta de Addie. Porém, é possível separar-se da pessoa com quem você divide o corpo sem que isso traga consequências terríveis?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando li O Que Restou de Mim (resenha aqui), não gostei muito da escrita de Kat Zhang e acabei demorando muito tempo para ler o livro. Entretanto, o final me fez querer a continuação e quando Um Dia Existimos foi lançado, tratei de pedir meu exemplar, torcendo para que a narrativa estivesse melhor. E estava.
Kat Zhang evoluiu muito de um livro para outro, de forma que praticamente devorei a obra e gostei muito do que encontrei. A narrativa segue em primeira pessoa, sob a visão de Eva e precisei mais uma vez me acostumar com as mudanças de pronome, já que ora Eva referia-se a si mesma como “eu”, ora como “nós” e ainda falava de Addie na terceira pessoa. É um pouco confuso no começo, mas logo entramos no ritmo.
Nessa sequência, Zhang criou uma trama repleta de ação e romance, com novidades a cada virar de página, de forma que o livro não caiu naquela monotonia. Além disso, a autora soube relembrar os fatos importantes do livro anterior de uma forma sutil, sem parecer forçada.
Os personagens continuam bem caracterizados, mas me decepcionei um pouco com Eva. A protagonista está um tanto arrogante demais nesse livro, mas não intencionalmente. Ela sempre viveu à sombra de Addie e agora que tem a chance de comandar o corpo, não se preocupa com os desejos da irmã. 
A autora também desenvolveu melhor o romance e criou um quadrado amoroso com apenas três corpos e esse foi um dos pontos altos da trama, me fazendo pensar muito no que faria se estivesse no lugar de Addie e Eva.
O final do livro foi um cliffhanger daqueles e estou mais uma vez ansioso pela continuação, Echoes Of Us, que deve sair aqui no Brasil no final do ano, se a Galera Record seguir o cronograma de publicação, já que os livros 01 e 02 saíram em novembro de 2014 e 2015, respectivamente.
A edição física do livro está muito bem trabalhada. A capa é uma adaptação da original e segue o padrão do seu predecessor, ficando lindo na estante. A revisão está ótima. Encontrei alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. As páginas são amareladas e a fonte é grande.
Um Dia Existimos deu uma ótima sequência a série e tem tudo para conquistar muitos leitores. Por isso – e por ter gostado muito da história – recomendo ela a todos vocês.
Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.