sobre livros e a vida

15/07/2016

Tá Na Estante :: ‘A Última Estrela’ #554

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta hoje com mais uma resenha para vocês. O livro da vez era um dos mais aguardados por mim para esse ano, a conclusão de uma das minhas trilogias queridinhas. Vamos conferir?!

Livro: A Última Estrela
Série: A Quinta Onda (#03)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 264
Sinopse: O inimigo são os Outros. O inimigo somos nós mesmos. Eles vieram até nós porque querem a Terra. Vieram para acabar conosco. Vieram para nos salvar. Eles não inventaram a morte, mas a aperfeiçoaram. Deram um rosto a ela, porque sabiam que era a única maneira de nos exterminar. Por quê? Quem são eles realmente? O que querem de verdade? Atrás de tantas perguntas e enigmas, há uma verdade: Cassie foi traída. Zumbi, Especialista, Nugget também. E todos os 7,5 bilhões de habitantes da Terra. Traídos pelos Outros, traídos por si mesmos. E tudo terminará onde começou no campo de batalha que é o coração humano. Nos últimos dias da Terra, os sobreviventes precisarão decidir o que é mais importante: salvar a si mesmos ou salvar o que nos torna humanos. Do fenômeno mundial Rick Yancey, A Última Estrela invoca triunfo, perda e ações implacáveis nesta trama sensacional que narra como o destino da humanidade é decidido.

No final de O Mar Infinito, uma bomba caiu no colo dos leitores. Especialista fora capturada e passou pelo 12º Sistema, tendo então seu corpo todo aprimorado, transformando-se em uma arma letal. O Coronel Vosch revelou à garota a verdade por trás da invasão dos Outros e nada poderia ser mais chocante do que isso.
Só que algo no plano deu errado. Evan Walker, ao desenvolver sentimentos por Cassie, apresentou uma falha no sistema e Vosch deseja capturá-lo para tentar entender o que aconteceu e consertar os erros. Porém, Especialista não pode deixar que isso aconteça. Se a falha for consertada, a humanidade não terá mais chances, então a única alternativa é Esp matar Evan.
Outra importante descoberta é que os Outros lançarão bombas nas cidades pelo mundo inteiro, para acabar com tudo aquilo que os humanos construíram ao longo de seis mil anos. Em apenas quatro dias, os poucos traços humanos que ainda restam na superfície terrestre serão apagados e os últimos sobreviventes precisam impedir que isso aconteça.

Na casa de segurança. Cassie precisa lidar com seus conflitos internos e seus sentimentos em relação à Evan. Além disso, Sam parece estar cada vez mais distante da irmã e a garota tem certeza de que ele a odeia. Já Ben está determinado a ir até as Cavernas, para descobrir o que aconteceu com Especialista e Teacup, que saíram para o local e nunca mais voltaram. Por fim, Evan está determinado a virar-se contra sua própria raça, explodindo a Nave Mãe e impedindo o último ataque à Terra.

Logo o grupo precisará se separar, cada um para cumprir sua própria missão, se quiserem impedir Vosch e os Outros. Mas o que podem eles fazer, sendo apenas meia dúzia de jovens contra uma raça alienígena poderosa em um mundo onde o caos ronda cada sombra? Quando uma revelação cai sobre eles, tudo pode mudar, inclusive os seus destinos…
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Eu li A 5ª Onda em 2013 e foi paixão à primeira vista. O livro continha todos os elementos distópicos necessários para fazer com que eu me apaixonasse e passei um ano e meio ansiando pela continuação. Quando li O Mar Infinito, a paixão ficou ainda maior e a ansiedade pelo desfecho da série também. Então, quando A Última Estrela lançou, a Fundamento, que não é mais parceira do blog, me enviou um exemplar do livro e assim que pude o li. E foi um balde de água fria jogado em cima de mim.
A escrita de Rick Yancey decaiu um pouco em relação aos volumes anteriores. Esse livro ainda tem uma fluidez ímpar e prende a gente logo no início. Porém, senti que o autor se perdeu ao desenvolver certos aspectos da trama. Eram tantas opções, mas Yancey parece ter ficado com preguiça e foi para um caminho onde as explicações eram ignoradas.
A Última Estrela possui diversos POV’s, alguns em primeira pessoa, alguns em terceira. Mais uma vez, o foco maior está em Especialista e gostei muito disso. Tenho um carinho pela Cassie, já que em A 5ª Onda me afeiçoei muito pela personagem. Entretanto, em algum momento no meio do caminho, Cassie perdeu a sintonia e Esp roubou a cena com sua personalidade badass. 
Os outros personagens evoluíram bastante. Fiquei chocado com as mudanças de Sam. O garotinho do primeiro livro não existe mais. Aqui temos um Sam forte, rebelde e com uma sede de sangue incomum. Ele continua seguindo as ordens de Ben, como se ainda fosse um soldado, e despreza a relação de Cassie com Evan.
Meu crush em Evan Walker diminui um pouco com certas atitudes do personagem e seu final foi extremamente decepcionante. Contudo, entendo onde o autor quis chegar ao fazer tudo isso e tudo fez sentido, mas mesmo assim não consegui gostar.
O desfecho da obra foi bastante interessante. Yancey pecou em colocar ação, mas soube elevar o sentimento a um nível único. Tivemos muitas reviravoltas e, é claro, muitas perdas. Algumas substanciais, que me fizeram chorar em posição fetal – #shameonme – e outras necessárias, as quais eu comemorei bastante. O que me incomodou foi que o autor abusou do clichê para construir esse final, fazendo com que ele ficasse igual a quase todas as distopias que lemos. A série era tão original e tinha tanto potencial, mas acabou de uma forma sem graça.
A edição física está muito bem trabalhada. A capa é uma adaptação da original e eu gosto bastante. A diagramação é bem trabalhada, as páginas são amareladas, o espaçamento é bom e a fonte é grande. A revisão deixou um pouquinho a desejar, encontrei muitos erros durante a leitura, mas entendo que o fato do livro ter lançado simultaneamente com os EUA pode ter causado isso.
A Última Estrela é um bom livro, mas muito inferior aos seus predecessores. No entanto, por tudo que a série representa pra mim, recomendo esses livros para todos. Me decepcionei sim, mas acho que a experiência de ter mais uma trilogia concluída valeu a pena. Leiam e tirem suas próprias conclusões!



Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.