sobre livros e a vida

21/08/2017

Tá Na Estante :: ‘Shift’ #685

OLÁ, MATES!

Tudo bem com vocês? Prontos para investigar se a sua vida está sendo possuída por um monstro?

LIVRO: Shift
AUTORA: Em Bailey
EDITORA: Fundamento
PÁGINAS: 292
SINOPSE: Olive Corbett não é louca. Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas. E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente “sugando” a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?
Olive se culpa pelo divórcio dos pais. Ela já foi uma das garotas mais populares do colégio e melhor amiga de Katie, mas após esse caos em sua vida, cansou dessa futilidade e afastou-se daquela vida. As pessoas tratam ela diferente e isso a leva a reclusão, evitando socializar com os colegas. Após o incidente que a levou a mudar de comportamento, Mia é a sua nova amiga. Ela acabou de chegar no colégio e o boato que corre nos corredores é que ela matou os pais e isso só deixa Olive mais curiosa em conhecer a garota. 

Mas, quando as pessoas acabam por perceber que tudo é apenas uma fachada e ela é apenas uma garota inexpressiva. Ela passa muito tempo sozinha, até que se aproxima de Katie e torna-se sua amiga. 
Mia e Olive desconfiam dessa amizade, por Miranda mudar de temperamento de um dia para outro. De uma pessoa sem cor, ela ganha vida, parecendo mais espontânea e saudável já Katie parece cada dia mais doente. Miranda também passa a usar as roupas da amiga, rouba o seu namorado e pouco a pouco imitar o seu jeito, conquistando os amigos dela e ganhando destaque no colégio.

Olive acha que Miranda pode ser uma metamorfa e está sugando a vida de Katie, até tornar-se ela. Agora, será que isso é verdade ou está acontecendo apenas na cabeça de Olive? 

O enredo é instigante. A escrita de Em é fluida. Você é guiado a desvendar o mistério com a protagonista e em muitas das vezes, duvidar da sua sanidade. As reviravoltas ajudam nisso e a autora soube aplicá-las muito bem, sem que parecesse forçado ou um gatilho para prender o leitor. É direcionado ao público Young Adult, tem um relacionamento abusivo entre os arcos, o que pode ser um gatilho.
É um livro maravilhoso. O mistério funciona e o suspense impressiona. Miranda é uma incógnita e a autora não consegue entregar a personagem durante a narrativa, acabando nas mãos do leitor decidir o que ela de fato, é.

O trabalho da editora é ótimo. Eu sou apaixonada por essa capa e ela imprime muito bem a história. A edição é um primo, é uma das melhores que vi nesse ano. Fundamento sempre arrasando. 
No geral, é uma boa introdução para o gênero suspense para quem está iniciando nesse meio. É uma leitura gostosa e aos poucos, você começa a devorar as páginas e sente-se emergida entre os personagens, inclusive Olive.

Beijos e até mais!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.