OLÁ, MATES!
Tudo bem com vocês? Prontos para investigar se a sua vida está sendo possuída por um monstro?
LIVRO: Shift
AUTORA: Em Bailey
EDITORA: Fundamento
PÁGINAS: 292
SINOPSE: Olive Corbett não é louca. Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas. E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente “sugando” a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é? Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?
Olive se culpa pelo divórcio dos pais. Ela já foi uma das garotas mais populares do colégio e melhor amiga de Katie, mas após esse caos em sua vida, cansou dessa futilidade e afastou-se daquela vida. As pessoas tratam ela diferente e isso a leva a reclusão, evitando socializar com os colegas. Após o incidente que a levou a mudar de comportamento, Mia é a sua nova amiga. Ela acabou de chegar no colégio e o boato que corre nos corredores é que ela matou os pais e isso só deixa Olive mais curiosa em conhecer a garota.
Mas, quando as pessoas acabam por perceber que tudo é apenas uma fachada e ela é apenas uma garota inexpressiva. Ela passa muito tempo sozinha, até que se aproxima de Katie e torna-se sua amiga.
Mia e Olive desconfiam dessa amizade, por Miranda mudar de temperamento de um dia para outro. De uma pessoa sem cor, ela ganha vida, parecendo mais espontânea e saudável já Katie parece cada dia mais doente. Miranda também passa a usar as roupas da amiga, rouba o seu namorado e pouco a pouco imitar o seu jeito, conquistando os amigos dela e ganhando destaque no colégio.
Olive acha que Miranda pode ser uma metamorfa e está sugando a vida de Katie, até tornar-se ela. Agora, será que isso é verdade ou está acontecendo apenas na cabeça de Olive?
O enredo é instigante. A escrita de Em é fluida. Você é guiado a desvendar o mistério com a protagonista e em muitas das vezes, duvidar da sua sanidade. As reviravoltas ajudam nisso e a autora soube aplicá-las muito bem, sem que parecesse forçado ou um gatilho para prender o leitor. É direcionado ao público Young Adult, tem um relacionamento abusivo entre os arcos, o que pode ser um gatilho.
É um livro maravilhoso. O mistério funciona e o suspense impressiona. Miranda é uma incógnita e a autora não consegue entregar a personagem durante a narrativa, acabando nas mãos do leitor decidir o que ela de fato, é.
O trabalho da editora é ótimo. Eu sou apaixonada por essa capa e ela imprime muito bem a história. A edição é um primo, é uma das melhores que vi nesse ano. Fundamento sempre arrasando.
No geral, é uma boa introdução para o gênero suspense para quem está iniciando nesse meio. É uma leitura gostosa e aos poucos, você começa a devorar as páginas e sente-se emergida entre os personagens, inclusive Olive.
Beijos e até mais!