sobre livros e a vida

07/05/2016

Tá Na Estante :: ‘Scarlets’ #526

E ai pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim trazer mais uma resenha dessa série de livros que estou amando. O livro é Scarlets, primeiro conto da série Asylum e escrito pela autora Madeleine Roux. Se você ainda não leu a resenha do primeiro livro clique aqui.

Livro: Scarlets
Série: Asylum #1.5
Autora: Madeleine Roux
Editora: V&R
Páginas: 104
Sinopse: Cal Erickson é um secundarista da New Hampshire College. Ele não é um aluno exemplar e não tem muitos amigos. Roger, seu pai e reitor da universidade, quer que ele pare com a bebedeira e com “a história de ser gay”. O rapaz até se esforça para se encaixar naquele ambiente, mas é muito difícil. Cansado de tentar controlar o filho, Roger exige que ele participe de um seleto grupo de estudos orientado pela professora Reyes. Junto com outros alunos, sua primeira tarefa é descer ao porão do alojamento Brookline (onde antigamente funcionava um manicômio) para catalogar tudo o que for encontrado por lá. Com o passar do tempo, Cal percebe que há algo estranho e misterioso por trás de tudo aquilo.

Scarlets é um episódio de Asylum que acontece entre os dois primeiros livros da série. Ao contrário dos outros volumes, o conto é focado em Cal Erickson, estudante secundarista e filho do reitor da universidade New Hampshire College e conhecido no campus por seu comportamento um tanto quanto rebelde. Somado à sua forte personalidade, Cal possui um conturbada relação com Roger, seu pai, que além de exigir o máximo do filho nas questões acadêmicas ainda não consegue compreender o motivo de Cal permanecer com essa “história de ser gay”.

Para tentar amenizar a situação, Roger “propõe” a Cal que se junte ao seleto grupo de estudantes da professora Reyes incumbidos de catalogar todo o material encontrado no já conhecido e extremamente assustador porão do antigo manicômio.  Após sua primeira noite nos quartos escuros e úmidos do subsolo do alojamento Brookline o garoto percebe que algo sobrenatural acontece ali e desconfia que seu pai tenha algo a esconder. Cal decide então recusar as propostas de Roger e descobrir os segredos por trás da misteriosa sociedade secreta, Scarlets.

– Você fez algum curso para falar como um babaca ou esse tipo de coisa vem naturalmente?

Ele esperava uma reação de irritação, mas não um tapa. Cal foi atingido com força, e sentiu seus dentes cortarem o interior de sua bochecha.

Seu pai tinha sido um homem bonito um dia. Um atleta. Talvez até um ser humano.

Após finalizar a leitura de Sanctum (resenha aqui) fiquei extremamente ansioso para receber Scarlets e conhecer um pouco mais sobre essa tal sociedade secreta. Posso dizer que devido as minhas expectativas o livro foi uma boa decepção, pois embora o livro tenha esse título, a sociedade só é citada nos últimos capítulos e não esclarece nenhuma das dúvidas que possam ter surgido no segundo livro da série.

Embora o livro seja classificado como 1.5 e não adicione muito a quem já leu o segundo volume, eu não recomendo a leitura em ordem cronológica pois uma das descobertas do final de Sanctum é revelada em Scarlets.

O terror proposto nos outros livros da série também não dá as caras nesse volume, que tem a narrativa muito mais focada na vida pessoal de Cal do que nos próprios Scarlets. Falando em narrativa, a de Madeleine continua fluida e cativante, fazendo um livro tão pequeno parecer menor ainda.

Em questões físicas não temos nenhuma novidade (o que não é ruim levando em consideração o cuidado que a editora tem com essa série), páginas amareladas, bom espaçamento, folhas com detalhes coloridos e divisões de capítulos personalizadas.

O livro possui um bom conteúdo mas que foi extremamente mal executado e não acrescentou nada de extrema importância a história. Madeleine poderia ter acrescentado essas páginas ao enredo de Sanctum ou então adicionado mais umas 100 páginas em Scarlets. Por esse motivo o livro leva 3 estrelas e definitivamente não entra na minha lista de favoritos.

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.