sobre livros e a vida

05/05/2016

Tá Na Estante :: ‘Rebelde’ #525

Oi, gente. Tudo bem?

Hoje vim contar pra vocês sobre o segundo volume de uma duologia que conquistou meu coração recentemente. Como fizemos leitura dupla, não pude deixar de convidar minha grande amiga emo gótica, Camila, do blog Livrologias, pra resenhar ao meu lado. Vamos conferir?!

Livro: Rebelde
Série: Reboot (#02)
Autora: Amy Tintera
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Sinopse: Wren Connoly acreditou que seu lado humano tivesse ficado para trás no instante em que ela morreu… e voltou à vida como Reboot em surpreendentes 178 minutos. Com uma força extrema e treinada para ser o soldado perfeito, Wren precisou fugir da CRAH, Corporação de Repovoamento e Avanço Humano, para salvar Callum 22, o rapaz que lhe mostrou ser possível ter emoções, compaixão e até amor, sendo Reboot. Após terem escapado da CRAH, Wren e Callum estão prontos para recomeçar a vida em paz, na reserva Reboot. Mas Micah, o Reboot que comanda o local, tem planos malignos em mente: dizimar os humanos da Terra. Micah vem construindo um exército Reboot há anos, e finalmente está pronto para iniciar ataques às cidades. Agora que fugiram, Wren e Callum precisam decidir se ficam ao lado de Reboots ou se abandonam tudo e vivem longe da guerra. Aos poucos, os dois percebem que só há uma alternativa: precisam se tornar rebeldes.

Quando Wren conheceu Callum, não imaginou o quanto sua vida mudaria. A Reboot sempre seguira as ordens da CRAH e sempre parecera não se importar com o que fazia. Mas depois que Callum apareceu e Wren se viu precisando salvá-lo dos mesmos experimentos que mataram sua melhor amiga, Ever, ela percebeu que podia sim ter sentimentos, contrariando tudo que acreditava sobre ser uma Reboot.

Com a ajuda de Addie e de alguns rebeldes, Wren invadiu a instalação Reboot da CRAH em Austin e salvou todos os Reboots aprisionados, além de conseguir o antídoto necessário para salvar Callum. Os humanos lhe indicaram uma reserva no meio do deserto, onde alguns Reboots desagarrados viviam e ela poderia encontrar abrigo.
Assim, no final do primeiro livro, Wren, Callum, Addie e os Reboots de Austin partiram para essa reserva. Rebelde começa exatamente onde seu predecessor terminou, com a sua chegada ao local. Ali estavam todos os sonhos dos Reboots: um lugar pra viverem entre os mesmos de sua espécie, longe dos humanos e o mais importante, livres da CRAH.
Eles são recebidos por Micah, o líder da reserva, que fica espantado à princípio com a quantidade de Reboots que forma o grupo de Wren. Ao saber que ela é uma 178 e os resgatou praticamente sozinha de uma base da CRAH, sua admiração pela garota aumenta. É claro que Wren não se sente à vontade ali logo de cara. Algo em seu âmago diz que tem algo errado ali, mas prefere ignorar esse instinto pra deixar Callum tranquilo.
Só que quanto mais tempo eles vão passando na reserva, mais Callum vai percebendo que Micah não é exatamente quem ele pensava ser. Os Reboots da reserva conseguiram derrubar diversas naves da CRAH em pleno voo após um ataque, sem quase nenhuma baixa ou dano material. Além disso, o grupo íntimo de Micah, os Reboots +120, parece nutrir um ódio mortal pelos humanos, achando que ser Reboot é ser evoluído.

Quando Addie é punida severamente por discordar dos ideais de Micah, Wren também percebe que está na hora de eles saírem de lá. Os planos de Micah são mais obscuros do que ela sequer imaginara e a raça humana corria perigo. Wren não se importava, mas Callum sim, e ela faria de tudo para ajudá-lo. Mas o que fazer quando seu inimigo é sua própria raça?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando eu li Reboot, no começo do ano passado (resenha aqui), me apaixonei perdidamente por essa história e não via a hora de ter a continuação em mãos, principalmente depois de descobrir que se tratava de uma duologia. Então é claro que surtei quando a Galera Record anunciou o lançamento de Rebelde para março e assim que recebi o livro, tratei de lê-lo.
A escrita de Amy Tintera é simplesmente maravilhosa, daquele tipo que te faz querer desfrutar da trama aos poucos, para conseguir absorver todos os detalhes. Demorei praticamente uma semana lendo suas pouco mais de trezentas páginas, mas a experiência foi tão gratificante que nem me importei. Valeu super a pena.

Nesse segundo volume, a narrativa também é feita em primeira pessoa, mas dessa vez alternando a perspectiva de Callum e Wren. Quando vi, logo no primeiro capítulo do livro, que a narrativa seguiria essa divisão, fiquei com medo do que estava por vir. Desde Convergente, tenho um pequeno trauma quando no último livro a autora resolve inserir um novo narrador no último livro…
Os personagens estão simplesmente maravilhosos. Callum até então era meu favorito, mas Wren conquistou meu coração de vez. Ela é uma das personagens mais badass que já tive o prazer de conhecer e agora que pudemos ver um outro lado dela, foi impossível não se apaixonar. Callum continua com seu jeito doce e gentil para com todos, mas também conhecemos um outro lado seu, que o tornou mais forte.
O final do livro foi de tirar o fôlego. Quando Tintera começou a construir o clímax, imaginei diversas possibilidades, mas a autora mais uma vez conseguiu me surpreender. As cenas de ação, que preencheram mais da metade da obra, foram muito bem detalhadas e Amy deu um fim digno aos personagens e ao enredo. Amei com força, haha.

A edição física do livro segue o mesmo padrão do seu anterior. A capa é uma adaptação da original e mesmo sendo bastante minimalista, é muito bonita. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. Minha única ressalva se dá a revisão. Mais um livro da Galera que pego cheio de erros e me incomodou bastante. Esperava mais.
Rebelde é um livro maravilhoso, que encerrou com chave de ouro essa série tão amada. Super recomendo a leitura a todos. Se joguem e conheçam esse fantástico universo. Não vão se arrepender!
Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.