sobre livros e a vida

23/10/2017

Tá Na Estante :: ‘Querido Dane-Se’ #703

Oi, gente. Tudo bem?

A atriz e youtuber Kéfera Buchmann já lançou dois livros ‘autobiográficos’, que foram os mais vendidos em sua categoria por um bom tempo. Dessa vez, ela resolveu se arriscar na publicação de um romance. Eu já li e hoje vim contar pra vocês o que achei. Vamos conferir?!

Livro: Querido Dane-se
Autora: Kéfera Buchmann
Editora: Paralela
Páginas: 224
Sinopse: Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela. Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma. Querido dane-se é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz.

Jussara, mais conhecida como Sara, tem uma vida boa, até onde se possa perceber. Quer dizer, tirando o fato que seu ex terminou o relacionamento de três anos com ela por WhatsApp. Ah, também tem o fato de que ela se formou em moda para criar seus próprios modelos, mas acabou trabalhando como costureira para uma renomada estilista. Okay, talvez sua vida não seja tão boa assim.
Tudo que Sara quer é realizar seu sonho de conhecer Paris. E formar uma família antes do trinta, é claro. Ela acredita que com 26 já está quase uma solteirona e precisa encontrar um marido logo, antes que seja tarde demais.

Quando sua chefe manda Sara ser a costureira particular da admirada socialite Gio Bresser, a moça acha que tem em suas mãos uma chance, mas ela não contava com uma coisa. Seu ex, Henrique, é o novo namorado de Gio e Sara precisará conviver com ele todos os dias enquanto trabalha. Não é o máximo? Ainda mais quando Henrique começa a dar incertas de que está arrependido e quer voltar…

Determinada a esquecer o ex o mais rápido possível, Sara resolve tomar medidas drásticas e instalar o Happn. Logo de cara ela conhece Thiago e os dois se envolvem rapidamente, o que faz Sara ter a certeza de que ele é o homem dos seus sonhos. Mas será que é mesmo? Quando o bofe começa a sumir sem dar notícias e a recusar misteriosas ligações, Sara começa a questionar o que tem de errado…

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Logo que o canal 5inco Minutos, estrelado por Kéfera, surgiu no YouTube, eu acompanhava. Ansiava por novos vídeos e me divertia em frente à tela do computador. O tempo passou, o canal mudou um pouco o foco e acabei perdendo o interesse. Ainda vejo novidades sobre Kéfera pela internet, mas deixei de acompanhá-la com frequência.
Quando soube do lançamento de Querido Dane-se, fiquei ao mesmo tempo curioso e receoso. Li os livros anteriores dela e foram experiências bem controversas. Mas agora, com ela se arriscando em um romance, eu não podia deixar de conferir. E não é que foi melhor do que eu pensava?

A obra é narrada em primeira pessoa, sob a perspectiva de Sara, e logo de cara você percebe que ela tem muito da Kéfera. O jeito atrapalhado, o uso de palavrões, as analogias sem sentido… Tudo que representa a personalidade da autora está ali descrito e por isso acabei imaginando Sara como Kéfera, o que talvez tenha feito com que eu não gostasse muito da personagem, hehe.
Somando as poucas páginas com a fluidez e a comicidade da narrativa, concluí a leitura em poucas horas. Foi algo bem interessante, porque atualmente é raro eu conseguir sentar e concluir um livro  tão rapidamente. Tirei o chapéu para Kéfera.

O final em si foi bem previsível. Contudo, a autora inseriu um epílogo que me surpreendeu e me fez gostar ainda mais do livro. Quando as coisas foram apontando para uma direção que deixaria o livro cair no clichê, comecei a revirar os olhos, mas Kéfera foi lá e deu uma reviravolta que melhorou consideravelmente o desfecho da trama.
Querido Dane-se é uma obra divertida, leve e perfeita para ler no intervalo daquelas leituras mais densas, para descontrair a mente. Sendo assim, deixo aqui a minha recomendação a vocês. Espero que gostem também!
Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.