sobre livros e a vida

23/03/2013

Ta Na Estante… ‘P.S: Eu te amo’ #75

Heey gente, tudo bem??

Depois de um PC pifado e muito bem pifado, vários livros lidos e muitas coisas para contar, hoje eu trago para vocês uma nova resenha. O livro da vez é P.S: Eu te amo, um belo romântico dramático… Vamos à resenha?!

Livro: P.s Eu Te Amo
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Sinopse: Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.



Existem amores que duram mais que uma vida.

Um belíssimo drama romântico. Existe melhor maneira para definir P.s: Eu Te Amo? Acredito eu que não. Narrado em terceira pessoa e com uma diagramação de dar inveja, o livro narra a história de Holly e Gerry, um casal separado por uma tragédia que, além de abalar a eles próprios, abalou também todo o ambiente em que viviam.

Holly e Gerry formavam o casal mais apaixonado de todos os tempos, pelo menos era assim que eram vistos por seus amigos. Conviveram por 10 anos, entre  namoro e casamento, e tinham uma vida como a de qualquer casal comum, as brigas eram corriqueiras e a paixão nunca se perdeu ao passar do tempo. Mas quando Gerry descobre que está com um tumor maligno no cérebro e que seu estágio já está avançado a vida do casal é completamente abalada, rapidamente Holly se ver sozinha. Gerry a deixou.

A história já nos apresentada a partir da morte de Gerry, os fatos que aconteceram com o casal são revividos, e mostrados ao leitor, pela perspetiva das lembranças de Holly. Ela se vê sem chão, e lembrar do amado é uma das únicas formas de mantê-lo ainda perto dela. Sabendo que Holly sofreria, e muito, com a sua morte, Gerry faz planos para um futuro em que ele não mais existirá… Cartas são deixadas para Holly, na verdade pequenos bilhetes denominados ‘A Lista’, são passos que ela deverá seguir para não esquecer de coisas que ele sabia que ela iria esquecer. Para muitos aquela era uma forma de fazer com que Holly se agarrasse ainda mais a um Gerry não mais existente, mas ele sabia que aquela era uma forma de fazer com que ela conseguisse se virar sem ele.

P.S: Eu Te Amo traz um drama atípico… Na maioria dos livros encontramos a fórmula secreta para se ter um grande um amor; um alguém com que possamos contar, confiar e conviver, uma pessoa que estará lá a todo momento, e para sempre. Mas e se essa pessoa se for? Seja por uma grave doença, ou até mesmo por uma separação. Como lidar com essa perda? O livro nos mostra como, de uma forma dramática, mas muito engraçada.

Holly se vê perdida sem Gerry, mas de uma forma ou de outra aprende a lidar com seus medos e adversidades, entende que ele não estará mais ao seu lado para segurar sua mão quando pisar em falso, ou para lhe auxiliar na busca da carreira perfeita. Ela também aprende a sentir a dor dos outros, e isso é um dos fatos mais interessantes na história. Quando perdemos alguém que amamos só pensamos no quanto aquele alguém foi especial em nossas vidas, e na dor que é vê-lo partir, esquecemos que aquela pessoa também foi especial na vida de outras pessoas, e que essas outras pessoas também precisam de apoio, não só nós.

Posso afirmar que o livro traz uma grande lição de vida. Ensina uma forma de recomeçarmos depois de uma grande tragédia, traz um romance sulista, um amor quase platônico, mas que um dia foi correspondido. Sabemos que Holly e Gerry não mais ficarão juntos, ao menos não nessa vida, mas torcemos pelo casal e pelo amor que sentem – ou sentiram – um pelo outro. Ao mesmo tempo em que torcemos para que Holly se jogue em um novo relacionamento e faça com que Gerry seja parte de um passado feliz, mas que é, infelizmente, um passado.

O livro foi adaptado para o cinema, como de praxe muitas partes foram modificadas. Adorei o fato de ter sido surpreendida em diversas partes da história, mesmo tendo assistido ao filme antes de ter lido o livro. Para ver a Crítica quanto ao filme é só clicar aqui.

Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.