sobre livros e a vida

09/04/2018

Tá Na Estante:: ‘Princesa de Papel’ #775

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta com mais uma resenha pra vocês. Dessa vez vim falar sobre um livro que causou um enorme burburinho na blogosfera quando foi lançado e é o primeiro volume da série The Royals. Vamos conferir?!

Livro: Princesa de Papel
Série: The Royals (#01)
Autora: Erin Watt
Editora: Essência
Páginas: 368
Sinopse: Ella Harper é uma sobrevivente. Nunca conheceu o pai e passou a vida mudando de cidade em cidade com a mãe, uma mulher instável e problemática, acreditando que em algum momento as duas conseguiriam sair do sufoco. Mas agora a mãe morreu, e Ella está sozinha. É quando aparece Callum Royal, amigo do pai, que promete tirá-la da pobreza. A oferta parece tentadora: uma boa mesada, uma promessa de herança, uma nova vida na mansão dos Royal, onde passará a conviver com os cinco filhos de Callum. Ao chegar ao novo lar, Ella descobre que cada garoto Royal é mais atraente que o outro – e que todos a odeiam com todas as forças. Especialmente Reed, o mais sedutor, e também aquele capaz de baixar na escola o “decreto Royal” – basta uma palavra dele e a vida social da garota estará estilhaçada pelos próximos anos. Reed não a quer ali. Ele diz que ela não pertence ao mundo dos Royal. E ele pode estar certo. 

Quando tinha 15 anos, Ella Harper viu-se obrigada a trabalhar como stripper para sustentar a si mesma e a mãe com câncer. Após a morte da mãe, ela passou a viver sozinha, escondendo sua condição para poder formar-se no ensino médio e entrar em uma faculdade. Ainda trabalhando de stripper, a jovem guarda cada centavo que recebe para poder mudar de vida.
E essa mudança chega de uma forma surpreendente quando Callum Royal entra em seu caminho. O bilionário diz ser o melhor amigo do pai que ela nunca conheceu e, com a morte deste, é seu novo tutor. Callum deseja dar à Ella tudo que ela nunca teve. Para começar, se ela for morar com ele e largar o strip, ele lhe dará mensalmente 10 mil dólares. E, quando ela se formar, uma quantia ainda maior será depositada para ela.
À princípio, Ella não tem a menor vontade de morar com Callum, mas, quando percebe a oportunidade, deseja arriscar essa mudança. Mal sabe ela que sua vida está prestes a virar de cabeça para baixo. Do pior jeito possível.

Callum é um bilionário viúvo e seus cinco filhos são deuses gregos em formas adolescentes. E estão determinados a fazer da vida de Ella um inferno. Liderados por Reed, os irmãos Royal acreditam que Ella está tendo um caso com o pai deles e não medem esforços para aterrorizá-la e diminuí-la, para tentar fazê-la ir embora.

Como de boba Ella não tem nada, vai bater de frente com todos, provocando cada vez mais e recebendo o troco de formas inimagináveis. Contudo, quando seu coração começa a bater mais forte por Reed, as coisas podem sair um pouco do controle e ninguém está preparado para tudo que está por vir.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
Quem me recomendou Princesa de Papel foi minha amiga Scheila, do blog Guardiã da Meia-Noite. Há tempos a ouço falando sobre essa história, mas só fiquei interessado realmente após ver nas redes sociais uma pessoa falando que esse livro continha cenas de romantização de abuso. Curioso e com a problematização pronta a ser feita, resolvi solicitá-lo para ver o que achava. E me apaixonei por essa história.
Erin Watt é o pseudônimo das autoras Elle Kennedy e Jen Frederick. Nunca li nada delas e, se suas obras solo forem tão boas quanto as em conjunto, quero pra ontem! A narrativa é leve, fluida e envolvente, daquelas que te arrebatam nas primeiras páginas e não te deixam largar até concluir a leitura.
O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Ella, e preciso dizer que me apaixonei pela personagem logo de cara. Ella já sofreu muito na vida, mas isso tudo só a deixou mais forte e determinada, sem baixar a cabeça para ninguém. Ela pena muito nas mãos dos irmãos Royal e de uma garota na escola que quer tratá-la como animal, mas só mostra que não é bagunça e bate de frente, mostrando que não é porque era pobre que pode ser subestimada.

Sobre os irmãos Royal, mesmo sendo completamente babacas no começo, é impossível não se apaixonar por eles. O que mais chamou minha atenção foi Easton e espero, do fundo do meu coração, que as autoras invistam em um spin-off protagonizado por ele. Que personagem incrível! Com um humor ácido e uma personalidade apaixonante, Easton foi o primeiro a se render aos encantos de Ella e tornou-se um grande amigo dela.
Quanto à cena de abuso que é muito comentada, devo falar que não vejo dessa forma. “Ah, mas você é homem. O que quer um homem falando sobre o que é ou não estupro?”. Bom, eu conversei com algumas outras amigas que leram o livro e que concordam comigo. Ella deixou bem claro diversas vezes que o que aconteceu foi consensual e mesmo após o efeito das drogas passarem ela diz não se arrepender do que aconteceu.
O desfecho foi de tirar o fôlego. As autoras encerraram a história com um fim tão “OMG” que queria muito ter o segundo livro em mãos. Tanto que tive que comprar o e-book em inglês e ler imediatamente. Em menos de dois dias concluí a trilogia e não vejo a hora da Planeta lançar os outros livros aqui no Brasil.
A edição física está bem trabalhada. A capa é uma adaptação da original e é lindíssima. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão deixou um pouco a desejar. Encontrei alguns erros bobos que me incomodaram, mas nada que prejudique o entendimento.
Princesa de Papel foi uma enorme surpresa e uma das melhores leituras do ano até então. Sem sombra de dúvidas recomendo essa história a todos. Se joguem, porque vale muito a pena. E Scheila, muito obrigado pelo incentivo. Te amarei eternamente por ter me apresentado essa série.

*Resenha postada originalmente por mim no blog Prazer, Me Chamo Livro.

Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.