sobre livros e a vida

31/07/2016

Tá Na Estante :: ‘A Oportunista’ #560

Oi, gente. Tudo bem?

Recebi no mês passado, em uma ação da Faro Editorial, o primeiro volume de uma trilogia, escrita pela autora Tarryn Fisher. Hoje vim contar pra vocês o que achei. Vamos conferir?!

Livro: A Oportunista
Série: Amor & Mentiras (#01)
Autora: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Sinopse: Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória. Com uma incrível habilidade de tirar proveito das situações, ela acredita estar diante de uma segunda chance para ter Caleb de volta. E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo. Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith. Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para conquistar o homem que parece ter apagado todo o seu passado. Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.

Quando estava na faculdade, Olivia Kaspen conheceu Caleb Drake. Ela era uma nerd inveterada, ele o astro do time de basquete. Olivia conhecia a fama de Caleb, que tinha uma legião de garotas correndo atrás dele e queria manter distância disso, apenas focar nos estudos. Porém, por algum motivo, a jovem despertou a atenção do jogador, que fazia de tudo para convencê-la a sair com ele, mas Olivia era irredutível.
Aos poucos, conforme mais tempo foi passando com Caleb, Olivia foi se entregando e desenvolveu uma nada pequena obsessão pelo rapaz. Eles ficaram juntos por algum tempo, mas uma atitude de Olivia provocou o término e fez com que Caleb não quisesse a ver nem pintada em sua frente, o que deixou a moça sem chão.
Dois anos se passaram e Olivia ainda nutre sentimentos por Caleb. Há tempos que eles não se falam, mas quando ela cruza “por acaso” com ele em uma loja de CD’s, a jovem oportunista vê sua chance de ouro. Ela tem certeza de que quando vê-la, Caleb a tratará com hostilidade, mas não é o que acontece. Ao que tudo indica, Caleb perdeu a memória e não parece reconhecê-la. Os dois conversam como se fossem estranhos e Olivia começa a pensar o quão proveitosa essa situação pode ser.

Quando um inesperado segundo encontro acontece, Olivia está determinada a usar todas as suas armas para manter o homem de sua vida ao seu lado. A qualquer momento ele pode recuperar a memória e afastá-la outra vez, então ela quer aproveitar o tempo que tem. Há uma única pedra em seu sapato: Leah, a namorada de Caleb, que pode revelar ao rapaz quem Olivia realmente é antes do prazo e estragar os planos da jovem. Só que de boba Olivia não tem nada e não medirá esforços para conquistar Caleb e tirar Leah de seu caminho…

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando soube do lançamento de A Oportunista, fiquei imediatamente interessado. Conheci Tarryn Fisher através do livro Nunca Jamais, que publicou em co-autoria com Colleen Hoover, e fiquei curioso acerca da escrita solo da autora. Algumas blogueiras daqui de Porto Alegre falaram maravilhas sobre ela e criei muitas expectativas. Acho que esse foi o motivo de ter me frustrado um pouco.
A escrita de Tarryn Fisher é ótima sim. Ela conseguiu me prender tanto que li o livro em uma única sentada e foi sim uma experiência interessante. A autora mesclou elementos do passado e do presente dos personagens, alternando-os a cada capítulo, e nos instigou a querer saber o que de tão mal Olivia fez para Caleb e como toda essa história de amnésia terminaria, o que é um ponto bastante positivo.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pela perspectiva de Olivia. Não sei o que isso diz sobre minha personalidade, mas amei a personagem. Olivia é uma mulher fatal, cheia de artimanhas, como uma viúva negra, prestes a devorar sua presa – apesar de sua presa favorita ser Caleb. Amei sua personalidade fechada e agressiva, do tipo que mostra a que veio e danem-se os outros.
Sobre os outros protagonistas, não sei bem o que dizer. Caleb e eu desenvolvemos uma relação de amor e ódio. No começo eu gostava dele e queria vê-lo livre de Olivia, mas conforme fui o conhecendo, ora eu achava que os dois se mereciam e ora achava que Olivia quem devia ficar livre dele. Já com Leah… Bem. Desenvolvi uma grande antipatia pela personagem, que é aquele tipo de mulher sem escrúpulos, mas no sentido ruim. 
Um fato curioso dessa história é que Tarryn focou nos personagens principais e desenvolveu apenas um coadjuvante que teve relevância para trama. Cammie, a amiga de Olivia, é uma pessoa fantástica. Ela acompanhou de perto essa relação doida da amiga com Caleb durante a faculdade e até hoje é a fiel escudeira de Olivia quando o assunto entra em pauta. Nem preciso dizer que ela foi minha personagem favorita, né?
O final foi o que me decepcionou. Acho que Tarryn se perdeu um pouco ao criar o clímax e pecou demais no desfecho. Eu poderia tranquilamente cortar algumas páginas da história e deixar o final mais satisfatório. Achei que os próximos livros da série seriam continuações, mas vi que o segundo, A Perversa, é a mesma história com a perspectiva de Leah, enquanto o terceiro, O Impostor, é a visão de Caleb. Fiquei curioso a respeito e acho que vou investir na leitura.
A edição física está sensacional. A Faro Editorial arrasa em todas as suas publicações. A capa é belíssima e retrata o rosto de Olivia. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. O que me encanta nas edições da Faro é a qualidade das páginas, que são mais grossas e resistentes. O livro tem pouco mais de 250 páginas, mas parece maior.
A Oportunista é um bom livro, que peca em alguns aspectos, mas é brilhante em outros. Por conta do final e de alguns pequenos momentos, o livro leva 3,5 estrelas, mas deixo aqui a minha recomendação. Acredito que o livro tem bastante potencial pra agradar muitos leitores!
Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.