sobre livros e a vida

20/09/2017

Tá Na Estante :: ‘O Sorriso da Hiena’ #692

Heeeey, gente. Tudo bem?

Hoje vim contar pra vocês o que achei de O Sorriso da Hiena, um thriller nacional muito bem comentado, que foi lançado recentemente pela Verus. Em dupla comigo está o Leo, representando o blog Recanto da Mi.

Livro: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 266
Sinopse: É possível justificar o mal quando há a intenção de fazer o bem? Uma trama complexa de suspense e jogos psicológicos. Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitado psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém a proposta, feita pelo misterioso David, coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral. Para saber se é um homem cruel por ter testemunhado o brutal assassinato de seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a sua, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma no desenvolvimento delas. Mas até onde William será capaz de ir para atingir seus objetivos? Em O sorriso da hiena, o leitor ficará fisgado até a última página enquanto acompanha o detetive Artur Veiga nas investigações para desvendar essa série de crimes que está aterrorizando a cidade.

Quando tinha oito anos de idade, David viu seus pais serem assassinados. Os dois foram amarrados à sua frente. O pai teve a língua arrancada e afogou-se no próprio sangue, já a mãe levou um tiro na cabeça. Ele cresceu tendo uma vida conturbada e acredita que isso é culpa do testemunho da morte de sua família.

Para provar sua teoria, ele resolve cometer o mesmo crime que o afligiu com cinco outras famílias. Então, chama o renomado psicólogo infantil William para ajudá-lo. William escreveu uma tese em seu doutorado justamente sobre o assunto, sobre como as crianças vítimas de traumas se tornavam adultas. Só que ele nunca teve como embasar suas teorias, já que é complicado estudar alguém tanto tempo, sem influenciar nos resultados.

Agora, William tem a chance de colocar em prática tudo aquilo que definiu seu status dentro da psicologia. Mas seria ele capaz de abrir mão de todos os seus princípios ao “acobertar” um assassino em busca do bem maior? E como isso irá afetar sua vida pessoal?

Do outro lado, vamos conhecer o detetive Artur Veiga. Ele é um dos melhores em sua profissão e famoso por desenvolver casos difíceis. Agora o homem está investigando essa série de crimes, mas nem mesmo seu brilhantismo consegue desvendar a verdade por trás das mortes. E agora, quem poderá parar o assassino?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

LEO: O Sorriso da Hiena foi lançado pela primeira vez de forma independente, lá em 2015. A obra fez um enorme sucesso e teve seus direitos de publicação vendidos para a Verus, assim como os de adaptação para a Rede Globo. Ouvi falar dele pela primeira vez no Mochilão da Record e fiquei extremamente empolgado. Assim que recebi meu exemplar, passei a obra na frente da minha lista de leituras. E foi uma das melhores decisões que já tomei nos últimos tempos.

A escrita de Gustavo Ávila é simplesmente viciante. O autor conseguiu me prender logo nas primeiras páginas e manteve o ritmo da obra constante até o fim. Como se trata de uma trama policial, cada detalhe importa e o autor soube muito bem desenvolver a história e ainda surpreender o leitor com diversas reviravoltas. Tiro atrás de tiro.

BARB: A narrativa é feita em terceira pessoa e aborda diversas perspectivas, mas a maior parte do livro é concentrada nos três personagens principais: Artur, David e William. Enquanto na visão de David vemos os assassinatos sendo cometidos, na de Artur acompanhamos o rumo da investigação e na de William as sessões de terapia com as crianças que tiveram os pais mortos.

Particularmente, eu preferi a visão de Artur. Simplesmente adorei o jeito do personagem. Ele tem a Síndrome de Asperger, uma condição branda de autismo, o que faz com que tenha dificuldades significativas de interação social, como se não tivesse um filtro e falasse tudo o que pensa. Essa característica deixou o personagem cômico em certos casos, mas mostrou que isso não o impede de forma alguma de ser um bom detetive. Amei mesmo.

LEO: O final foi de tirar o fôlego. Conforme Ávila foi construindo o clímax, eu não sabia o que esperar e por isso fui surpreendido com o rumo que a história tomou. Aos poucos, o autor foi dando pistas, mas mesmo assim eu não estava preparado para o choque final. Terminei a leitura completamente em polvorosa, precisando contar ao mundo o quanto esse livro é maravilhoso.

A edição física está sensacional. A capa é a mesma original e combina bastante com o tom da história. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho agradável para a leitura. A revisão está ótima. Mais um excelente trabalho da Verus Editora.

BARB: Em suma, O Sorriso da Hiena é um livro eletrizante e que merece a atenção de todos. Sem sombra de dúvidas eu recomendo a história e já quero mais livros do autor sendo publicados. Estou encantadíssima! Espero que gostem tanto quanto eu.

Beijocas e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.