sobre livros e a vida

18/12/2013

Ta Na Estante :: ‘O Presente’ #168

Heey gente, tudo bem??

Olha eu com resenha nova para vocês o/ O livro é um dos lançamentos de Natal da Editora Novo Conceito e foi escrito pela Cecelia Ahern. Já arrebatou meu coração daí, haha. Eu, sinceramente, não sei como irá sair essa resenha, pois o livro mexeu muito comigo e eu acho que nada que eu fale fará jus a história. Mas vamos lá!

Livro: O Presente
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 317
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos… Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber… Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.



‘Às vezes é preciso se entregar a alguém para perceber quem você realmente é.’

Já começo dizendo que esse livro me tirou o fôlego. Estava lotada de expectativas quanto a essa leitura, até por que acho a escrita da Cecelia maravilhosa. O começo é um tanto confuso e eu já comecei a me decepcionar, mas dez páginas depois eu já estava aos pés do livro. Em cerca de quatro horas concluí a leitura e já estava ansiando poder lê-lo novamente no próximo Natal, e sim, eu farei.
O livro conta a história de Lou Suffen pelo ponto de vista do Sargento Raphie, que está tentando dar uma lição n‘O Garoto do Peru’, um menino que jogou um peru pela janela da casa do seu pai no dia da noite de natal, tendo em vista os motivos do garoto até eu jogaria o peru.
Lou é um daqueles caras que vivem para o trabalho e trabalha para viver. Mesmo tendo uma família linda; esposa e dois filhos, além de familiares bondosos, ele raramente pode estar presente em casa, já que sempre está focado nos interesses da empresa e em novas formas de subir de cargo a fim de ficar mais tempo ainda fora de casa. Quando entendi a personalidade do Lou já o odiei, mas com o passar do tempo o ódio foi passando, mas a personalidade dele não mudou. Ele só me cativou um pouco.
Uma certa manhã Lou conhece Gabe, oferece um café ao mendigo que está sempre sentado à porta da empresa, mas que até aquele dia nunca havia sido reparado por ele. Em meio a uma conversa onde podemos conhecer um lado mais humano de Lou, ao mesmo tempo em que descobrimos o que ele é capaz de fazer para obter sucesso, Lou descobre que Gabe pode não ser apenas o mendigo muito parecido com ele, à proposito que ele havia imaginado.
Lou percebe que Gabe pode lhe ser de muita serventia e decidi ajudá-lo dando-lhe um emprego. Mal sabia ele no que essa decisão acarretaria em sua vida. Gabe é eficiente, isso faz com que o chefe tenha apreço por ele e em pouco tempo ele já esteja subindo de cargo. Durante a leitura eu senti que Gabe era como o lado bom de Lou, fiquei matutando sobre isso no decorrer de todas as páginas, só conseguia enxergá-lo dessa maneira, e acho que todos irão pensar dessa forma.
Achei interessante o enfoque que a esposa do Lou teve, ela e seus filhos foram os que mais sofreram na história, além dos pais dele. Por vezes a história é interrompida pelo Sargento e o Garoto do Peru, o que deixa a narrativa mais interessante, já que a história trágica do Garoto do Peru é interessante.
O livro contém uma pegada mística bem interessante. Gabe e Lou são iguais, mas muito diferentes, o que é um pouco confuso. Gabe é um mistério desde o princípio. O livro nos conduz através da curiosidade, é quase impossível interromper a leitura. Cecelia introduziu a família de forma fascinante na obra; relembrou-nos os valores familiares, o apreço que devemos ter para com aqueles que nos quer bem. 
É uma história fascinante e completamente diferente do que imaginei que seria. O livro cativa do início ao fim. Uma história que nos faz refletir sobre a vida, sobre o amor, sobre tudo. Quando chegamos em dezembro pensamos em tudo o que passamos no decorrer do ano e fazemos metas para o ano seguinte. Esse é um livro que irá nos fazer criar expectativas boas para o próximo ano, coisas que realmente valham a pena serem executadas.
Para comprar o livro clique aqui.
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.