sobre livros e a vida

15/05/2016

Tá Na Estante :: ‘O Livro de Cam’ #529

Oi, gente. Tudo bem?

Olha eu aqui de volta com mais uma resenha para vocês. O escolhido da vez é o spin-off de uma das minhas séries queridinhas. Vamos conferir?!

Livro: O Livro de Cam
Série: Fallen (#05)
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 308
Sinopse: Cam sabe o que é tormento. Ele viveu mais no Inferno que qualquer anjo jamais deveria. Seu mais recente martírio se chama ensino médio. E o belo anjo está ciente da ironia nisso tudo. Mas após a escolha de Luce e Daniel, Cam não pode deixar de sentir que chegou a hora de também se render à única coisa que o leva mais alto que as próprias asas: o amor. Assim, Cam sela um pacto com o diabo, para tentar libertar das garras de Lúcifer a única alma que já amou: a mortal Lilith. A garota habita um purgatório particular em sua existência nos círculos do Inferno. Cada um escolhido e arquitetado com esmero pelo demônio. Tudo por causa de Cam… e seus pecados. No mais recente, ela é a pária da Escola Preparatória Trumbull. Nenhum amigo, nenhuma esperança. Mas, se em quinze dias Cam reconquistar Lilith, ela será libertada. E ambos poderão viver o amor que um dia o anjo renegou. Caso ele fracasse, há um lugar de destaque aguardando-o além da Muralha das Trevas.

Após os acontecimentos finais de Êxtase e o destino de Luce e Daniel ter sido selado, Cam se deu conta de que também poderia correr atrás de sua felicidade. Para isso, precisaria reencontrar a única pessoa que amou em sua vida, a mortal Lilith. Só que isso foi há muito tempo e a garota estava com certeza morta, mas quando Cam foi procurar sua alma no Paraíso ficou chocado ao descobrir que ela havia sido condenada ao Mundo Inferior.


Lilith vive em seu Inferno pessoal, arquitetado por Lúcifer para fazê-la sofrer. Ela vive constantemente o terror do ensino médio, onde é uma pária para os outros alunos e é excluída de todos os círculos sociais. Nesse mundo não existe final de semana ou nada que ajude Lilith a ser feliz. Sua única paixão é a música, sua grande companheira. A garota escreve letras maravilhosas, que guarda apenas para si.
Cam então faz um pacto com Lúcifer. Ele quer entrar no Inferno de Lilith e tirá-la de lá, mas o Demônio alimentou o ódio da menina por Cam durante milênios e o anjo caído só poderá resgatar sua amada se conseguir fazê-la amá-lo outra vez. O prazo é de quinze dias, que é quando ocorrerá o baile de formatura na escola de Lilith. Se ele não conseguir, precisará tomar seu lugar ao lado de Lúcifer e ser seu segundo no comando, algo que o fará sofrer eternamente.

Sem ter outra saída, Cam aceita os termos de Lúcifer e tentará reconquistar Lilith a qualquer custo. Mas não se pode selar um acordo com o Diabo e esperar que ele jogue limpo. Lúcifer não medirá esforços para tornar a jornada de Cam impossível de ser concluída e ele ter o que tanto deseja. Só que é claro que Cam também fará o seu melhor para ter seu amor de volta. Quem será que vai vencer essa guerra?
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando eu li Fallen, lá em 2011, não esperava me apaixonar por essa história da forma como aconteceu. Sempre vejo as pessoas falando mal dessa série e não consigo concordar com nada que é dito sobre ela. É minha queridinha e pronto, haha. Então é claro que depois que li Êxtase, fiquei órfão dos personagens e surtei quando a autora anunciou O Livro de Cam, que narraria uma aventura do meu personagem favorito.
A escrita de Lauren Kate é leve e fluida, mas confesso que ela demorou a me prender em sua narrativa. Levei uns três dias pra ler somente sessenta páginas e já não aguentava mais. Até que me obriguei a sentar e ler de uma vez e quando finalmente cheguei na metade do livro já não conseguia mais largar.

O livro é narrado em terceira pessoa, alternando a perspectiva de Lilith e Cam, além de alguns interlúdios que mostram o passado dos dois milhares de anos antes. Essa forma de narrar foi bem interessante, mas em certo ponto foi incomodativa. Me irritava constantemente com os personagens e sentia vontade de jogar o livro longe.
Cam era meu personagem favorito em Fallen. Achava sua personalidade dura e sarcástica maravilhosa e infelizmente Lauren desconstruiu tudo isso. O personagem que encontrei nesse livro chega a ser bobo de tão apaixonado e fazia cada idiotice até a metade do enredo que me dava raiva. E Lilith é insuportável. Entendo que ela estava passando por vários problemas, mas, caramba, nos poupe, amiga. Chega de drama.

O final do livro foi previsível, mas devo dizer que gostei. Uma das minhas decepções com Êxtase foi que Lauren deixou o final de Cam totalmente em aberto e agora consegui me despedir de fato do personagem. O clímax foi super excitante e o desfecho arrebatador e de tirar o fôlego. Amei. 
A edição física do livro está maravilhosa. A capa é linda e faz jus às outras da série. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. O título não me agradou muito. Acho que a editora podia ter deixado o original, Unforgiven. A revisão está ótima. Encontrei alguns errinhos, mas nada que prejudique a leitura.
O Livro de Cam é um bom livro, mas podia ter sido muito melhor. Porém, ele cumpre seu papel de dar um fim a um personagem tão querido e matar nossa saudade. Por esse motivo eu recomendo sim a leitura.

Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
CLIQUE AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.