sobre livros e a vida

06/12/2013

Ta Na Estante :: ‘O Fim de Todos Nós’ #164

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta com mais uma resenha pra vocês. Dessa vez de um livro pouco conhecido, que foi lançado em maio pela editora Intrínseca. Vamos conferir?!

Livro: O Fim de Todos Nós
Autora: Megan Crewe
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Sinopse: A ilha de Kaelyn foi sitiada e ninguém pode entrar nem sair: um vírus letal e não identificado se espalha entre os habitantes. Jovens, velhos, crianças – ninguém está a salvo, e a lista de óbitos não para de aumentar. Entre os sintomas da doença misteriosa está a perda das inibições sociais. Os infectados agem sem pudor, falam o que vem à mente e não hesitam em contaminar outras pessoas. A quarentena imposta pelo governo dificulta as pesquisas em busca da cura, suprimentos e remédios não chegam em quantidade suficiente e quem ainda não foi infectado precisa lutar por água, energia e alimento. Nem todos, porém, assistem impassíveis ao colapso da ilha. Kaelyn é uma dessas pessoas. Enquanto o vírus leva seus amigos e familiares, ela insiste em acreditar que haverá uma salvação. Caso contrário, o que será dela e de todos?

A epidemia começa aqui!
O enredo começa quando um vírus se espalha pelos habitantes de uma ilha. Os sintomas são os de um simples resfriado, como tosse e espirros. Depois de um tempo, o paciente começa a sentir uma coceira pelo corpo. Em seguida, o vírus toma conta da cabeça da pessoa e ela perde o controle de sua fala e de seus atos. Tudo piora gradualmente, até que finalmente a pessoa morre.
Quando li a sinopse do livro, nunca imaginei que esses indícios eram resultantes de um vírus mortal. Achei que não havia ameaça nenhuma, que era só um vírus comum. Epidemias são algo comum, como se entrosar com uma história que não inova em nada? Porém, no decorrer da narrativa, percebi a crueldade da doença ao notar que por parecer algo tão inocente ninguém desconfiaria do real perigo. A sociabilidade das pessoas no estágio mais avançado da doença faz com que esse vírus se espalhe facilmente.
Megan Crewe soube nos apavorar na medida certa. Conforme íamos nos aprofundando na leitura, mais personagens morriam e nada de alguém descobrir a cura. Ao mesmo tempo, o governo dava as costas para os habitantes da ilha que ainda tinham chances.
Kaelyn é a narradora da história. Através de um diário escrito para seu antigo melhor amigo Leo, ela nos conta tudo que acontece na ilha durante a epidemia e como assiste seus familiares e vizinhos morrerem aos poucos. Sem nenhuma forma para se comunicar com o continente, a menina se agarra a Tessa, a namorada de Leo, e a sua prima Meredith para enfrentar o caos que a ilha se transformou.
O Fim de Todos Nós é o primeiro volume de uma série. A autora fechou várias pontas, mas deixou algumas perguntas em aberto para a continuação. A diagramação e revisão do livro estão impecáveis, um excelente trabalho da editora.
Recomendo a todos!

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.