sobre livros e a vida

09/05/2016

Tá Na Estante :: ‘O Circo Mecânico Tresaulti’ #527

Oi, gente. Tudo bem?

Recentemente o blog fechou parceria com a DarkSide Books e hoje eu vim falar pra vocês sobre o primeiro livro que recebi de cortesia da editora. Vamos conferir?!

Livro: O Circo Mecânico Tresaulti
Autora: Genevieve Valentine
Editora: DarkSide Books
Páginas: 320
Sinopse: Respeitável público, sejam bem vindos ao incrível Circo Mêcanico Tresaulti, o lugar para quem acredita no mundo mágico que nos rodeia. Permita-me conduzi-lo por uma viagem única através da luz e das sombras onde descobriremos juntos uma nova forma de ver tudo e a todos. Onde não existe limite entre o picadeiro e a plateia, onde tudo é real e o único limite é a nossa vontade de sonhar. Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo. Através de imagens surpreendentes, a autora nos conduz por um realismo mágico com um toque da beleza steampunk, uma combinação inusitada que cria a atmosfera perfeita para personagens comoventes e de grande força poética. Fãs tanto de clássicos como Melville (Moby Dick), Frank L. Baum (O Mágico de Oz) e das fábulas dos irmãos Grimm quanto de autores contemporâneos como Kelly Link, Erin Morgenstern, Kami Garcia e Margaret Stoh vão se apaixonar pela prosa cheia de mistério da jovem e talentosa escritora Genevieve Valentine, que com este seu primeiro romance foi indicada ao Prêmio Nebula, um dos mais importantes dedicados à literatura fantástica. Aprecie esse peculiar espetáculo!

Em um mundo assolado pela guerra, as pessoas tentam encontrar uma forma de seguir suas vidas sem cair na tristeza. Para ajudá-las, existe o Circo Mecânico Tresaulti. A trupe, formada por trapezistas, equilibristas e dançarinas, viaja pelas cidades com sua mágica, aceitando qualquer pagamento em troca de ingresso e entretendo as pobres pessoas que já não viam mais sentido na diversão. Porém, eles nunca passam na mesma cidade duas vezes.

O Circo Mecânico não é um circo qualquer. Boss, a líder do Tresaulti, possui uma habilidade sobrenatural. Ela modifica as pessoas que querem fazer parte do Circo – seja por escolha ou necessidade -, dando-lhes ossos ou órgãos de cobre, de forma que tenham mais agilidade em suas performances. Assim, a trupe é praticamente metade humana, metade máquina.

Little George é o fiel assistente de Boss. O jovem garoto tem como função espalhar os cartazes do Circo e anunciar sua chegada nas cidades, usando pernas mecânicas de mentira, para atrair os curiosos. George sempre quis ter os ossos e já viu várias pessoas chegarem no circo, receberem-nos e irem embora, mas nunca conseguiu que Boss lhe desse-os.

Boss sabe que não pode atrair atenção das autoridades, pois precisaria explicar como criou suas atrações e as pessoas iriam querer usar suas habilidades para o mal. Mas quando um homem do governo surge em uma apresentação do Circo, dizendo ser a segunda vez que assiste o espetáculo, ela percebe que dessa vez poderá não ter uma saída. Fugir não é uma opção. Como fazer para livrar-se da confusão que se aproxima?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Eu li O Circo Mecânico Tresaulti no mês passado, quando ele foi escolhido como a leitura do mês do Vórtice Fantástico aqui de Porto Alegre. Não sabia o que esperar dessa obra e me aventurei na leitura sem mesmo ler a sinopse. O que encontrei foi bem diferente do que quer que eu pudesse imaginar.

A escrita de Genevieve Valentine é densa e muito bem estruturada. O livro não segue uma narrativa linear e ora é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Little George, e ora em terceira. Dessa forma, vamos conhecendo os personagens mais a fundo e sabendo mais sobre o Circo e os ossos, além de percebermos cada detalhe do cenário e do tempo em que o livro se passa de uma forma bem introspectiva.

Confesso que demorei quase cem páginas pra me ver preso na narrativa. Talvez a culpa seja das opiniões que as outras pessoas do Vórtice davam enquanto liam, dizendo que o livro era lento. Só sei que depois que realmente me acostumei com o modo que a autora contava a história, o livro fluiu magicamente.

Absolutamente todos os personagens dessa obra são maravilhosos, com um destaque maior para as personagens femininas. Elas são todas fortes, decididas e imponentes. Minha favorita de todas é Elena, a líder das trapezistas. À primeira imagem, Elena é arrogante e egocêntrica, mas conforme vamos conhecendo mais a personagem, ela vai mostrando outras faces e consegui entender muitos de seus ataques.

Também não posso deixar de citar Boss, que comandava o Circo sozinha, com punho de ferro e era respeitada por todos; e Bird, uma jovem garota que chegou ao Circo com o objetivo de conseguir as asas que ficavam expostas no trailer de Boss.

Anteriormente existia no Circo o Alec, um homem que possuía asas, mas ele caiu em uma de suas apresentações e morreu de uma forma que nem Boss conseguiu trazê-lo de volta. As asas tornaram-se então objeto de cobiça não só de Bird, mas também de Stenos. O homem é um humano normal que fazia parte da equipe responsável pelo transporte do material circense e viu nas asas a sua grande oportunidade. Boss não conseguia decidir quem receberia as asas e criou um número no Circo para Stenos e Bird, de forma que um ficasse sempre perto do outro. Desse número uma relação não exatamente de amizade nasceu. Um queria impedir o outro de conseguir o que queria, mas ao mesmo tempo se protegiam.

Quando o homem do governo surgiu, não sabia bem o que aconteceria. Valentine me surpreendeu ao desenvolver todo um clímax em torno desse homem e iniciar toda a ação que fosse possível inserir na trama. Chegou um certo momento da leitura que foi impossível de parar de ler, pois queria saber como tudo terminaria. E quando virei a última página, fiquei horas encarando o teto, totalmente sem reação.

O final do livro foi surpreendente, foi mágico, foi inexplicável. A autora conseguiu entreter e emocionar, mostrar o poder da magia e do amor, mostrar que não interessa onde ou como, o espetáculo sempre precisará continuar. O modo como Genevieve desenvolveu os personagens para levá-los até ali foi de um brilhantismo que não consigo descrever. Até hoje estou embasbacado.

Sobre a edição física, não tenho muito o que dizer, só que está ES-PE-TA-CU-LAR. A DarkSide Books é conhecida por suas edições luxuosas e essa edição limitada de Circo Mecânico não é diferente. A capa reflete os elementos steampunk do enredo e é belíssima. A diagramação é muito bem trabalhada, contando com diversas ilustrações no decorrer das páginas, que são amareladas. A fonte é grande e a revisão está impecável. Mais um grande sucesso da Dark.

O Circo Mecânico Tresaulti pode não agradar a todos, mas é um livro tão único que não posso deixar de recomendar. Posso não ter dado cinco estrelas, mas o considero um favorito e peço que se arrisquem nessa leitura. Podem se surpreender assim como eu.



Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.