sobre livros e a vida

30/10/2017

Tá Na Estante :: ‘Mulher com brânquias’ #706

Heeey, gente. Tudo bem??

Hoje vou contar para vocês sobre uma das minhas leituras mais recentes, que tal conhecer uma mulher que está ganhando escamas? Vem comigo!

Livro: Mulher Com Brânquias
Local: Amazon
Autora: Patrícia Baikal
Páginas: 180
Sinopse: Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo “grande peixe”, uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.



Rita é uma jovem professora universitária que tem uma vida relativamente boa. Mora em Brasília com o marido e tem um convívio diário com sua irmã e seu pai. Aos 32 anos, ela tem diversos planos para o futuro, mas vê-los sendo soterrados quando começa a desenvolver uma anomalia misteriosa.
O fato é que Rita vêm tendo visões estranhas, ela está sempre rodeada de criaturas marítimas e têm ao seu lado a presença constante do Grande Peixe, uma criatura aterrorizante, mas que ao mesmo tempo prende a atenção de Rita, como se estivesse esperando por ela a todo momento.

Mesmo não compreendendo muito bem o que está acontecendo, Rita tenta ao máximo levar sua vida normalmente, mas tudo vira de ponta-cabeça quando ela começa a desenvolver escamas no corpo, como uma barreira que impede a aproximação de outras pessoas. 
Apesar de se sentir mais forte com as escamas, Rita não pode deixar de sentir medo, principal porque ao voltar para sua cidade natal, começa a desvendar mistérios familiares que vinham sendo guardados a sete chaves. 
***
Com uma narrativa fluida, Patrícia Baikal nos prende na história de Rita como se fosse a nossa própria história. É interessante a forma como os diversos mistérios da trama são apresentados, sendo que eles conversam um com o outro e nunca deixam o leitor sem algo para buscar. Pode parecer confuso, mas é genial.
A escrita é rápida, a cada parágrafo temos novas descobertas, criando um ciclo gostoso de narrativa e tornando quase impossível soltar o livro. É interessante também observar como a fantasia se envolve com mundo real, ao mesmo tempo em que a autora traz críticas sociais importantes para a sociedade atual. É uma mistura de elementos que cria uma trama interessante.
Devo confessar que achei o começo um tanto lento, mas conforme a história foi se desenvolvendo e a sucessão de acontecimentos, tudo se encaixou e eu fiquei empolgadíssima com a trama. As ilustrações que alternam alguns capítulos também me aproximou bastante da história.
Eu adorei as descrições da Patrícia, seja dos cenários ou das pessoas, consegui imaginar tudo com uma facilidade muito boa e adorei a mistura entre Brasília e o interior de Minas Gerais, dois lugares bem distintos, mas que conversaram bastante dentro da trama.
Mulher com Brânquias foi um livro que me prendeu e me empolgou, fiquei curiosa sobre cada personagem e adorei como tudo só se resolveu no final do livro. Refleti sobre o que a gente enxerga como mundo e se sabemos quem realmente somos e onde estamos. Indico muito a leitura!

***
Ficam interessados? Me conta aí que vou adorar saber!
Beijocas e até a próxima!!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.