sobre livros e a vida

19/12/2015

Tá Na Estante :: ‘A Menina da Neve’ #486

Oi, gente. Tudo bem?

Hoje vim falar pra vocês de um lançamento recente da editora Novo Conceito que chamou muito minha atenção assim que vi a capa entre os lançamentos. Vamos conferir?!

Livro: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Mabel e Jack são um casal de velhos solitários que se mudaram para o Alasca a fim de tentar recomeçar depois de uma dolorosa perda. Mabel sempre sonhou em ser mãe, mas seu primeiro e único filho morreu no parto, deixando nela uma ferida que nunca cicatrizou.
A velha se ressentia com o marido, por ele não ter dado o apoio e o conforto que ela precisara naquele momento. Não foi à toa que a relação entre ambos esfriou a ponto de não serem mais capazes de trocar palavras de carinho e olhar nos olhos um do outro.
Sua esperança era de que, sozinhos no Alasca, longe de tudo e de todos, eles resgatassem o amor que um dia já sentiram, mas, infelizmente, o tiro saiu pela culatra.
Para sobreviver, Jack precisou tocar a fazenda da propriedade sozinho, mas suas costas e juntas desgastadas não ajudavam, e ele não dava conta do recado. Isso só o deixava ainda mais ressentido e amargurado, com o sentimento de que não prestava nem para sustentar a mulher e a casa.
Por conta disso, Mabel ficava o dia inteiro em casa, sem ter muito o que fazer, deprimida e com ideias suicidas na cabeça. Até que um certo dia, Mabel passou a ver uma linda garotinha, loira e branca feito a neve, correr nos arredores. 
Será que aquela era a menina da neve, um boneco de neve que ela e Jack haviam construído numa noite de forte nevasca, em um instante de pura loucura (ou espontaneidade), e que depois havia derretido? Ou estaria Mabel sucumbindo aos delírios da febre da cabana, vendo coisa que não existia?
Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!
Me interessei por A Menina da Neve desde que li sua sinopse. Adoro histórias sobre magia, que mexem com a nossa imaginação e nos deixam curiosos para descobrir o que é real e o que é invenção dos personagens. Entretanto, o livro não era como eu pensava e acabou rolando uma certa decepção por causa disso.
Narrado em terceira pessoa e ambientado em 1920, num local inóspito feito o Alasca, nos deparamos com uma trama sombria, melancólica e cheia de sofrimento. Demorou para o enredo adquirir ritmo tendo em vista de que, em boa parte, apenas nos era dito o que os protagonistas faziam no seu dia a dia e o que pensavam.
Curiosamente, quando a Menina da Neve apareceu, percebi que o foco do texto não era a respeito dela, mas sim sobre o que a sua aparição veio a causar na vida do casal de velhos. Nesse sentido, infelizmente, a autora pouco nos revelou acerca da menina, aguçando-nos a desvendar diversos enigmas.
Por esse motivo, acabei não gostando da história como pensei que gostaria e demorei muito a encerrar a leitura. Acho que se Ivey tivesse feito algo mais dinâmico para com o leitor, o potencial e o alcance da trama seriam ainda maiores.
Com uma escrita muito poética e semelhante aos contos de fadas, foi bonito acompanhar a evolução dos personagens, a superação de obstáculos e a chance que eles mesmos se deram de se renovar.
A Menina da Neve fala que nunca é tarde para acreditarmos nos nossos sonhos e que as bênçãos podem chegar quando menos esperamos.
Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.