sobre livros e a vida

06/07/2018

Tá Na Estante :: ‘Malícias e Delícias’ #797

Oi, gente. Tudo bem?

Estou de volta com mais uma resenha para vocês. Dessa vez, vim contar o que achei de uma comédia romântica lançada há alguns anos pela editora Valentina. Vamos conferir?!

Livros: Malícias e Delícias
Autora: Tara Sivec
Editora: Valentina
Páginas: 304
Sinopse: Claire é uma espirituosa jovem de vinte e poucos anos que trabalha num bar (não era esse o plano, mas…) e, muito a contragosto, resolveu ajudar a melhor amiga (uma expert em malícias) a vender brinquedos eróticos bem safadinhos. Na verdade, seu sonho é viver de delícias, ou melhor, abrir uma confeitaria dedicada exclusivamente a doces, cookies e bolos feitos com muuuito chocolate. Quando Carter, um rapaz que conheceu numa festa de faculdade e com quem passou uma única noite (o suficiente para mudar sua vida para sempre!), reaparece na cidade sem demonstrar reconhecê-la, a não ser pelo profundo aroma de chocolate que Claire exala no ar, ela se mostra determinada – aaaai que loucura! – a fazê-lo nunca mais se esquecer dela. Só que existe uma terceira pessoa na relação (divertidíssimo, porém desbocado e inconveniente). Alguém que Carter desconhece e que, das duas uma: ou o obrigará a comprar uma passagem só de ida para o Polo Norte ou o fará o homem mais feliz do mundo!!!

Claire estava na faculdade e sentia o estigma de ser a única virgem sobre ela, principalmente porque sua amiga Liz estava sempre ali para jogar na cara sua condição. Não que Claire fosse feia ou algo assim. Simplesmente não aparecia nenhum cara interessante com quem ela cogitasse transar, mas tudo mudou naquela fatídica noite em uma festa.

Claire conheceu um cara com um senso de humor bem próximo ao dela e que fez referências ao seu filme favorito, Atração Mortal, várias vezes durante a conversa. Além de bom de papo, o estranho era lindo e provocava sensações nos países baixos da atrapalhada Claire. Assim, a garota resolveu entregar sua virgindade para o carinha e na manhã seguinte fugiu enquanto ele dormia, sem dizer seu nome ou sequer perguntar o dele.

E eis que o destino lhe preparou uma grande surpresa: Claire, a mulher que nunca desejou ter filhos em toda sua vida, estava grávida. Ela tentou encontrar o pai da criança a todo custo durante a gravidez, mas não sabia o nome dele e ninguém na faculdade parecia saber quem ele era. Com isso, Claire precisou largar os estudos e voltar para sua cidade natal, trabalhando de garçonete para conseguir dinheiro para sustentar a criança que estava por vir e abrindo mão de muitos de seus sonhos.

Cinco anos depois, o amor de Claire por seu filho Gavin é incontestável. Os dois são parceiros pra tudo e Gavin é um garoto maravilhoso, meio estranho, mas muito amável. Liz e o noivo mudaram-se para a mesma cidade de Claire quando Jim foi transferido e são os padrinhos de Gavin, as pessoas mais próximas que Claire tem, além do pai.

O sonho de Claire era ter seu espaço para vender seus doces, mas com a gravidez, não conseguiu juntar dinheiro para isso. Sabendo da situação da amiga, Liz lhe faz a proposta irrecusável de abrirem um negócio juntas. Enquanto Claire cozinha suas delícias, Liz vende produtos eróticos para o público feminino e essa parceria vai render muitas risadas…

Do outro lado da história conhecemos Carter, o cara com quem Claire passou a noite anos antes. Ele estava bêbado demais e não se lembra do rosto da garota com quem transou, só do seu cheiro de chocolate. Como a vida é uma enorme coincidência, Carter e seu melhor amigo Drew são transferidos para a fábrica em Butler, cidade onde Claire vive atualmente.

Na primeira noite lá, Carter vai ao bar onde Claire trabalha, mas não reconhece a garota, pois mais uma vez está bêbado. Ele só consegue reparar em quanto a garota do bar – Claire – é sexy e o quanto deseja levá-la para a cama.

A cidade é pequena, praticamente todos se conhecem, e o reencontro de Claire e Carter é iminente. Mas está Claire preparada para esse momento? E qual será a reação de Carter ao descobrir que a garota do bar é a mesma por quem vem procurando durante todos esses anos, além de ser mãe de um filho dele?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

A primeira vez que vi a capa de Malícias & Delícias fiquei um pouco chocado e decidi que não leria o livro de forma alguma. Só que logo que ele foi lançado, muitas resenhas pipocaram na blogosfera, elogiando a obra e seu humor, o que me deixou extremamente curioso. Então, resolvi solicitar meu exemplar para a editora Valentina e me arriscar na leitura. E é como diz o ditado, nunca julgue um livro pela capa.

A escrita de Tara Sivec é envolvente, fluida e repleta de humor ácido. Logo no primeiro capítulo já me vi dando risada e totalmente preso no enredo. A autora conseguiu mostrar vários causos da vida cotidiana de uma mulher de vinte e poucos anos sob uma ótica engraçada e ao mesmo tempo real. Muito do que aconteceu com Claire pode acontecer com qualquer mulher, basta o destino querer.

O livro é narrado em primeira pessoa, sob a perspectiva de Claire e Carter. Os primeiros capítulos são todos de Claire, onde ela conta sua trajetória – a festa, a gravidez, o parto, a aparência da sua vagina… – e mais pra frente os capítulos começam a se alternar. No começo isso me incomodou um pouco, pois não há nada indicando a mudança de POV e fiquei um tanto perdido até me acostumar com a alteração abrupta.

Os personagens são extremamente divertidos, quase todos me conquistaram e me divertiram durante a leitura. Claire é uma protagonista maravilhosa. Ela é totalmente desbocada, fala o que vem à cabeça, muitas vezes sem filtro e tem a vida sexual mais parada que água para mosquito da dengue. A sorte não está ao seu lado nessa questão e por isso seus dedos são seus melhores amigos.

Por outro lado, Carter é um personagem apaixonante. A química dele com Claire é de dar inveja a qualquer casal e Carter é tão desbocado quanto ela, soltando pérolas de sabedoria e os conselhos mais loucos. Os dois juntos são a alma do livro e arrancam muitas risadas.

O único personagem de que não gostei foi Drew, o melhor amigo de Carter. Drew é infantil, machista, arrogante e grande parte de suas piadas são ofensivas e preconceituosas. Entendi onde Sivec quis chegar ao construir o personagem, mas não me agradou nem um pouco.

O final do livro deixa um gancho bem interessante pra continuação, mas pelo que andei pesquisando, a Valentina ainda não comprou os direitos dos próximos volumes da trilogia e nem de seus spin-offs, o que é uma pena, porque estou realmente curioso para saber o que acontece na sequência.

A edição do livro está muito bem trabalhada. A capa não me agradou muito, como disse acima, mas tem tudo a ver com a história. Todo início de capítulo conta com a ilustração de uma boneca inflável e eu me peguei várias vezes rindo olhando para o desenho. O motivo? Não faço ideia. Hahaha. A revisão está ótima, não lembro de ter encontrado erros durante a leitura. A fonte é grande e, infelizmente, as páginas são brancas.

Malícias & Delícias é um livro divertido, com uma pitada de erotismo, que vai te encantar e emocionar, além de ser a garantia de altas risadas. Com certeza recomendo a leitura a todos. Se joguem nessa obra, não vão se arrepender!

*Resenha postada originalmente por mim no Blog Prazer, Me Chamo Livro.

Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.