sobre livros e a vida

29/06/2016

Tá Na Estante :: ‘Lucas & Nicolas’ #546

Oi, gente. Tudo bem?

Preparados pra mais um dia dessa magnífica Semana LGBT? Pro dia de hoje, trouxe a resenha de um livro nacional fofíssimo que li recentemente. Vamos conferir?!

Livro: Lucas & Nicolas
Autor: Gabriel Spits
Editora: Fábrica 231
Páginas: 272
Sinopse: Aparentemente, eles têm pouco em comum: Lucas não tem talento para o esporte, mas é um gênio na escola. Sua vida social é nula, mas nas redes sociais se vira bem; Nicolas é o fortão da turma, bonito, popular. Suas notas são vergonhosas, mas nos esportes ele se destaca. Suas dúvidas irão uni-los; suas certezas podem ser desastrosas. Em seu romance de estreia, o paulista Gabriel Spits pinta um retrato honesto, cativante e bem-humorado da adolescência nos dias de hoje. Lucas e Nicolas é um romance sobre amizade e homossexualidade, amor e descobertas na fase mais conturbada da vida. Perfeito para fãs de Will & Will, de John Green, e dos livros de David Levithan, entre outros romances do segmento young adult.

Lucas vive em uma pequena cidade no interior de São Paulo e é um garoto um tanto antissocial. Seus únicos amigos são virtuais e é através das redes sociais que ele se sente alguém. Ao vivo, ele é inseguro, o “garoto esquisito”, mas online ele pode ser quem quiser, e gosta disso, que conheçam dele apenas o que ele quer, seja isso verdade ou não.
A vida de Lucas muda radicalmente quando um novo aluno chega em sua turma. Vindo de São Paulo, Nicolas é tudo que Lucas gostaria de ser. Forte, bonito, popular… e ainda luta caratê. Lucas não entende o que alguém como Nicolas veio fazer naquele fim de mundo. Normalmente as pessoas se mudam de lá, não para lá.
Conforme mais tempo vai passando, Lucas nutre uma pequena obsessão pelo novo colega. No meio da aula ele se pega admirando as pernas de Nicolas ou encarando seu físico quando ele tira a camisa na educação física. Mas o que Lucas sente é só admiração, certo? Quer dizer, ele quer ser Nicolas, não ter Nicolas. Ou será que quer? Seria ele gay mesmo, como todos suspeitavam?

Quando, em uma festa na casa de um garoto da escola, Nicolas bebe demais e mal consegue andar, Lucas resolve acompanhar o garoto até em casa e uma confusão acontece. Lucas acha que no dia seguinte Nicolas vai zoá-lo, mas não é bem o que acontece. Uma força do destino – ou um coordenador com boas intenções – coloca os dois a trabalhar juntos e isso promete render muito…
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando vi Lucas & Nicolas nos lançamentos da Rocco, meu interesse já despertou. Uma ida ao sebo me proporcionou a oportunidade de comprá-lo e tendo o exemplar em mãos, usei a Semana LGBT como pretexto para passá-lo na frente de todas as leituras. Preciso dizer que foi uma experiência maravilhosa?!
A escrita de Gabriel Spits é leve, fluida e muito envolvente. Li o livro inteiro em praticamente uma sentada, desbravando as páginas com afinco, apaixonado por cada nuance da história. O autor criou uma trama descontraída e cativante, bem do jeito que eu gosto, e foi impossível não me apaixonar.
O livro é dividido em quatro partes, todas narradas em terceira pessoa. A primeira é narrada por Lucas e conhecemos a fundo o garoto, seus medos e anseios. Devo dizer que me identifiquei muito com o personagem. Lucas e eu temos muito em comum e foi bastante interessante acompanhar isso no decorrer da obra.
Já a segunda parte é narrada por Nicolas e vemos quem ele realmente é. Na primeira parte temos a perspectiva de Lucas a respeito de Nicolas, suas conclusões sobre a personalidade do menino. Na segunda, vemos que nem tudo é o que parece. Nicolas tem aquele seu ar despretensioso e um tanto arrogante, mas no fundo é um garoto sensível e com muitos problemas. Me afeiçoei muito a ele por conta disso.
A terceira parte é narrada pelos dois protagonistas e a quarta ainda insere a visão de outros dois personagens. Gostei de como Spits construiu isso, de forma que inserisse bem o leitor na vida de todos e nos deixasse tirar nossas próprias conclusões sobre o que acontecia e torcer – ou não – pelo romance.
O final do livro foi muito divertido e ri horrores de como o autor desenvolveu todo o contexto. Ele uniu vários elementos ao acaso, que separados pareciam totalmente ilógicos, e criou um clímax bastante cômico, que uniu todas essas peças de uma forma única. Melhor ainda foi saber que Spits está trabalhando em uma continuação e que teremos mais Lucas & Nicolas pra acompanhar.
Sobre a edição física, não tenho muito a dizer. A capa é bem minimalista, mas a acho lindíssima. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está ótima, mas encontrei alguns errinhos no decorrer da leitura. Nada muito gritante, mas deu aquela incomodada básica.
Lucas & Nicolas é um livro fofo e divertido, que fala sobre amores e descobertas de uma forma simples e cativante. Com certeza recomendo a leitura a todos. Impossível não se apaixonar!
Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.