sobre livros e a vida

26/08/2017

Tá Na Estante :: ‘A Leitora’ #687

Oi, gente. Tudo bem?

Estou um pouquinho atrasado, mas hoje vim falar sobre o livro do mês de julho do Vórtice Fantástico aqui de Porto Alegre. A obra em questão foi cedida em cortesia pela Plataforma 21 e fiquei bastante empolgado com a mesma. Vamos conferir?!
Livro: A Leitora
Série: Mar de Tinta e Ouro (#01)
Autora: Traci Chee
Editora: Plataforma 21
Páginas: 464
Sinopse: Era uma vez um mundo chamado Kelanna. Um lugar tão maravilhoso quanto terrível, onde ninguém sabia ler. Lá, as histórias não eram registradas em papel como esta que você está prestes a ler, elas eram simplesmente transmitidas de geração a geração. Em uma dessas lendas, falava-se de um objeto misterioso que guardava a maior magia que o povo de Kelanna já conheceu: o livro. Quem soubesse interpretá-lo teria acesso a um poder inimaginável. Após o assassinato de seu pai por uma organização misteriosa, a jovem Sefia recebe de herança um estranho objeto retangular, que pode ser a chave para desvendar seu passado. Para isso, ela precisará aprender a decifrá-lo para entender o que o torna tão valioso e se tornar uma leitora. Magia e grandes perigos, como o terrível Flagelo do Leste e sua famosa frota de piratas, cruzarão seu caminho. Mas você se engana se acha que Sefia enfrentará tudo sozinha. Percorra cada palavra e aproveite. A aventura está só começando.
Sefia é uma garota solitária que vive em Kelanna. Nesse mundo, para que as histórias e o passado não sejam esquecidos, tudo é contado boca a boca, de forma que as pessoas se lembrem para sempre. O motivo disso é que ninguém nesse lugar sabe ler.
Uma história que poucos conhecem é a d’O Livro. Ninguém sabe o seu conteúdo, mas acredita-se que quem conseguisse decifrá-lo se tornaria detentor de um grande poder. Mas como ninguém sabe ler, as palavras são apenas rabiscos em uma página. Quer dizer, quase ninguém…
Quando criança, Sefia aprendeu a ler, ensinada pelos pais, sem nem mesmo saber o que isso significava. Ela era a única a possuir um livro. Livro este que pode ter alguma relação com o assassinato de seus pais, tantos anos antes e de Nin, sua protetora, recentemente. Livro este que é O Livro, aquele que todos buscam e desejam adquirir para si, em busca do poder que ele promete.

A partir daí, entramos em uma aventura repleta de perseguição. Com O Livro em mãos e um desejo de vingança, Sefia vai embarcar nessa perigosa jornada em busca da verdade e descobrir que aquilo que está escrito n’O Livro não é tão diferente da realidade vivida por ela. Mas o que isso significa?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

***

Quando A Leitora foi sorteado como livro do mês do Vórtice, não soube muito bem o que pensar. Já tinha ouvido alguns comentários positivos sobre a obra, mas sabe quando você sente que não vai gostar de um livro? Iniciei a leitura com esse pensamento e acho que por isso fui tão surpreendido. Que história fantástica!

A escrita de Traci Chee é leve, fluida e envolvente, daquelas que te pega e não solta até você virar a última página. Mesmo com a minha ressaca literária a todo vapor, devorei o livro e nem percebi suas quase quinhentas páginas passando. Quando dei por mim, já havia finalizado a leitura e estava roendo as unhas de ansiedade pelo segundo volume da trilogia.

A narrativa é feita em terceira pessoa e gostei muito do modo como a autora desenvolveu isso. Tudo acontece no seu momento e o ritmo é constante, sem deixar que a história caia na monotonia. Além disso, a obra conta com um plot único: imaginem viver em um mundo sem livros! Só de pensar eu já fico agoniado e acompanhar as descobertas da protagonista acerca da literatura foi bastante empolgante.

Outro ponto positivo de A Leitora são as mensagens e dicas escondidas pelas páginas do exemplar. Sejam letras em destaque, frases que podem ser lidas na vertical ou até mesmo palavras escondidas perto dos números das páginas… Cabe a nós encontrarmos essas pistas e prestar atenção em cada detalhe que a autora dá durante a leitura.

Os personagens são muito bem caracterizados. Sefia é uma personagem bastante interessante. No começo algumas de suas atitudes me incomodaram, mas quando fui conhecendo-a melhor, vi que ela era muito sábia em lidar com todas as grandes provações pelas quais passou, além de toda raiva e sede de vingança que habita seu âmago.

A edição física está sensacional. A Plataforma 21 deu mais um show na diagramação. A capa é belíssima e o exemplar se destaca na estante. As páginas são amareladas, a fonte é agradável para leitura e a revisão está impecável. Além disso, logo no início temos um mapa que ajuda muito na ambientação do livro.

A Leitora foi uma grande surpresa para mim e acho que se encaixa como uma das melhores leituras que tive nesse ano de 2017. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos. Se aventurem nesse mundo e espero que gostem tanto quanto eu.


Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.