sobre livros e a vida

22/02/2014

Tá Na Estante :: ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ #190

Heey gente, tudo bem??

Enfim concluí a leitura do primeiro livro da série Harry Potter. Confesso que tinha um medinho de ler essa série, não me perguntem o porquê, mas fui surpreendida e me tornei mais uma apaixonada pelo bruxinho… Ainda não comecei a leitura do segundo, mas pretendo intercalar a leitura da série com os livros de parcerias. Pretendo ler tudo até o final do ano, orem por mim! Mas vamos falar é do primeiro livro o/

Livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J. K. Rowling
Editora:  Rocco
Página: 263
Sinopse: Harry Potter é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. Ele foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino de olhos verde, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. A fábula, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, unicórnios, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo.



Harry Potter é um menino de 10 anos que vive com seus tios e seu primo Duda,  na casa número 04 da Rua dos Alfeneiros. Ele perdeu seus pais quando ainda era muito pequeno, sendo o único sobrevivente do acidente que sua família sofreu. Sua guarda ficou com a irmã de sua mãe, sua única parente viva. Ela e seu marido, juntamente com o filho de ambos, pensam apenas em si próprios e no bem-estar de Duda, o pestinha. Harry é apenas um estorvo do qual eles não fazem ideia de como se livrar.

Harry não faz a mínima ideia do que aconteceu aos seus pais e nem da herança que eles deixaram para ele. Daquele dia a única memória é a de uma luz verde e intensa e uma marca em forma de raio no centro de sua testa. Mas, em alguns momentos, – principalmente quando algo de caráter emocional ou denegante lhe acontece – ele sofre algumas mudanças; okay, acontecem uns troços muito loucos e mágicos com ele. E socorro, queria poder fazer esses troços!

Mas depois de 10 anos sofrendo bullying da própria família – o Duda é um pé no saco e os seus tios o fazem passar por maus bocados, tipo vestir as roupas antigas do Duda, eca -, Harry começa a perceber que as coisas estão prestes a mudar – e nós também! Cartas começam a chegar na residência dos Dursley (os tios) endereçadas a Harry, mas eles nunca deixam as cartas chegarem as mãos do menino. Mas quanto mais eles jogam as cartas fora, mais cartas eles recebem.
Depois de um tempo, e muita correria dos seus tios, Harry descobre de onde vieram as cartas. Era o seu convite para ingressar em Hogwarts: a escola de bruxos mais famosa do mundo! Hagrid, seu salvador, amigo e maluco protetor é quem o presenteia com o pedaço de papel e também quem o apresenta ao mundo mágico dos bruxos.

A partir desse momento, Harry terá que lidar com o fato de que é uma lenda no mundo dos Bruxos, entenderá o quão poderoso é e também saberá sobre o que aconteceu com seus pais. Saberá também por que os seus tios trouxas o tratavam de forma tão hostil.  Agora ele terá que se preocupar com novos problemas, pois ao se tornar aluno de Hogwarts, Harry terá que lidar com a competitividade de todos os Bruxos e os inimigos de seus pais.
Nunca vi sequer um filme relacionando à Saga Harry Potter. Claro que já vi uma cena ou outra, mas nunca havia sentado em frente à TV para ver um filme completo e acho que isso me auxiliou na hora de imaginar as cenas do livro. Rico em detalhes, a história de J. K. Rowling nos leva para outra dimensão, onde tudo é possível. O intuito da leitura está em ampliar nossas mentes e nos fazer viajar. HP cumpre de forma majestosa esse papel.
A minha edição tem folhas brancas e letras miúdas, mas nem isso me impediu de devorar o livro. Curti muuuuuito a escrita da J. K. e achei a história bem convincente. Cada página nos leva a outra e queremos, o tempo todo, desvendar o mistério da história. Harry me conquistou de cara, mas quem ele não conquista? Seus amigos, os quais ele conheceu no trem para Hogwarts, Rony e Hermione, também conquistam qualquer leitor e são peças chaves na história. Os personagens são bem construídos e o mistério é seguro até o final da obra, só para nos deixar ainda mais fixados no livro.

A conclusão da história não te deixa outra opção a não ser a de continuar lendo a série, o que é maravilhoso. Já vi que vou ler e reler muito esses livros – e olha que só li o primeiro até agora. Vejo todos os meus amigos comentando: ‘Eu te avisei’!
Nada mais tenho a declarar e acho que essa resenha não está nada digna da história, mas se vocês confiam um pouquinho na minha capacidade de julgar um livro, peço que leiam! Sério. Ampliou minha mente para as leituras fantásticas, as quais eu tinha uma leve inclinação a criticar. Não vejo a hora de poder enfiar o restante da série nos meios da minhas leituras e depois fazer uma maratona dos filmes com … Mas só depois, hein, vida!
Espero que tenham curtido e, se já leram, me contem suas observações nos comentários, se não leram contem se eu os convenci a ler, se não convenci conte também porque eu quero convencer, hehe.

Beijos e até a próxima!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.