sobre livros e a vida

20/12/2013

Tá na Estante :: ‘Exodus’ #169

Oi, gente. Tudo bem?

Dezembro está sendo um mês bem cansativo pra mim e minhas leituras andam um tanto empacadas. Hoje trouxe mais uma resenha pra vocês, dessa vez de cortesia da editora Farol Literário. Vamos conferir?!

Livro: Exodus
Autora: Julie Bertagna
Editora: Farol Literário
Páginas: 343
Sinopse: É 2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço. Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo.

Uma Escolha Capaz de Mudar o Futuro.
A história se inicia na virada para o século 22. Nessa distopia a natureza se revoltou contra os seres humanos: os oceanos subiram tanto que praticamente submergiu grande parte da Terra. Apenas algumas ilhas restam, mas o oceano continua a subir e essas ilhas estão próximas do fim.
Nossa protagonista, Mara, vive em uma dessas ilhas. Os habitantes acreditam ser a única ilha que há habitantes. O clima em Wing é caótico, sendo a maior parte do tempo chuvas torrenciais intercaladas com poucos momentos de bom tempo.
Mara já é acostumada com essa vida, sempre presa dentro de casa durante as tempestades, sempre com medo de que uma onda apareça e acabe com tudo. Quando o nível de água começa a subir cada vez mais, o desespero bate. Os habitantes de Wing são obrigados a aceitar que a vida na ilha está cada vez mais difícil e que devem procurar outro lugar para seguir e poder sobreviver.
Nossa protagonista esconde um segredo. Ela é a única pessoa de Wing que tem acesso a Weave, uma antiga rede de computadores do mundo antigo. Mara então passa a procurar na Weave algo que possa ajudar os moradores da ilha e descobre informações sobre cidades resistentes criadas para abrigar pessoas após as inundações. Mara conversa com uma ciber-raposa, que lhe conta sobre Munno, um lugar livre dos riscos do oceano.
Mara vê em Munno um lugar potencial para levar as pessoas da ilha, mas é difícil convencer todos a acreditarem que essa cidade realmente existe. Muitos crêem que essa cidade nada mais é que uma fantasia da garota, que não existe lugar livre do terror das inundações.
Quando os habitantes resolvem viajar em busca de Munno eu já comecei a ficar com um pé atrás. Mara foi muitas vezes comparada com a avó, que foi uma grande líder de Wing. Achei que ela lideraria a expedição, viraria heroína e todos a tratariam com admiração. Não foi bem assim… Tivemos diversas reviravoltas, mas Mara foi apenas uma espectadora. 
A narrativa de Julie Bertagna é um tanto cansativa e confusa. Ela abusa de detalhes em cenas desnecessárias e quando precisamos de mais detalhes para entender o que se passa na história, ficamos decepcionados, pois Julie simplesmente resume em um ou dois parágrafos algo que poderia ser escrito em 2 páginas.
O enredo foi bem desenvolvido, mas não me surpreendeu, achei mais do mesmo. A premissa do livro é muito boa, mas Julie se perdeu ao desenvolver. Poderia ter sido muito melhor. O final foi muito corrido e tão previsível que me fez tirar mais uma estrela do livro.
O livro foi razoável e em nada se compara a outras grandes distopias. Não sei se recomendo a história pra vocês, pois o fato de ser um grande fã do gênero pode ter sido um fator pra rejeitar a simplicidade da história. Exodus possui duas continuações – Zenith e Aurora – e ainda não tenho certeza se quero lê-las. 

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.