sobre livros e a vida

05/02/2016

Tá Na Estante :: ‘A Educação de Sebastian’ #501

Hey, mates!

Hoje estou aqui a pedido do Léo pra falar de um livro que li recentemente e gostei bastante. Vamos conferir?!

Livro: A Educação de Sebastian
Série: The Education of… (#01)
Autora: Jane Harvey-Berrick
Editora: Novo Século
Páginas: 382
Sinopse: Presa num casamento frio e sem paixão, Caroline Wilson, de 30 anos, muda-se para San Diego depois que seu marido militar é promovido. Sentindo-se perdida e sozinha, Caroline reencontra uma antiga amizade: Sebastian, que ela conhecera ainda menino, um jovem inteligente e sensível, com pais alcoólatras e violentos. Sebastian, agora com 17 anos, tem mais do que apenas amizade em sua mente. Juntos, experimentam o despertar de uma paixão intensa e arrebatadora. Mas esse romance proibido pode ameaçar a vida de ambos.

Caroline está casada com David há 11 anos. Ele é um médico militar controlador que trata a esposa como uma empregada e um objeto sexual, unicamente para satisfazê-lo. Com uma vida regrada vivendo de cidade em cidade, Caroline não questiona o seu marido, apenas o obedece e acredita que é esse o seu papel como esposa. Ela desistiu de se arrepender de ter casado sem amá-lo e resolveu aceitar sua vida. 
Depois de algum tempo, o casal retorna para San Diego e Caroline fica feliz, por eles já terem vivido ali anos atrás e ela ter boas recordações do lugar. Nos primeiros dias ela reencontra Sebastian, um rapaz que conheceu há nove anos quando ele ainda era uma criança. Ele aprendeu a se cuidar desde pequeno, pois seus pais não lhe deram muito cuidado e carinho como esperado e quando Caroline partiu com seu marido, ele foi obrigado a amadurecer. 
O reencontro entre eles é forte. O sentimento de carinho é resgatado e eles compartilham lembranças de seus passados e presentes. Apesar da pouca idade, Sebastian é um rapaz maduro e decidido que acaba sentindo uma necessidade de tê-la muito mais do que como uma amiga. Caroline até tenta resistir, mas acaba se vendo envolvida pelo jovem. 
Todavia, ele tem apenas 17 anos, logo tal relação seria inapropriada e até mesmo ilegal. Então o casal precisa ter paciência e esperar ele atingir a maioridade, o que acontecerá em quatro meses, para depois disso eles resolverem tais sentimentos, sem causar problemas para ela. 
O problema é que quatro meses nunca pareceram demorar tanto. Com o medo e as incertezas, o amor entre eles é colocado à prova e torna-se impossível esconder tais sentimentos aos olhos públicos, como também da percepção de David. E isso poderá se tornar um grande problema.
Narrado em primeira pessoa, A Educação de Sebastian é um livro envolvente, intenso, polêmico e impactante. Não é uma leitura para qualquer pessoa. É uma história de amor além dos olhos da idade, é uma história de amor onde várias partes são magoadas e traídas, é uma história de amor além do que é considerado correto na sociedade, além do que é considerado certo para Caroline e Sebastian.
Caroline trai o marido para estar com Sebastian. David não é a melhor pessoa, muito menos marido, entretanto Caroline não tinha outra forma de se portar quanto aos seus sentimentos com David? A falta de voz da personagem é algo que me incomodou e atormentou durante a leitura. Se ela apenas tivesse dito o que sentia a David, talvez tudo teria sido melhor tanto para a sua consciência quanto para sua história com Sebastian. Acaba que Caroline é infantil e imatura e Sebastian que é mais jovem é muito mais decidido e resoluto, o que não escapa em nada da nossa realidade.
Abordando um tema polêmico, A Educação de Sebastian é um ótimo romance que deve ser lido com mentes e corações abertos. A sua continuação é A Educação de Caroline e foi lançado pela Novo Século recentemente. Recomendo sim a leitura!

Beijinhos e até mais!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.