Caroline está casada com David há 11 anos. Ele é um médico militar controlador que trata a esposa como uma empregada e um objeto sexual, unicamente para satisfazê-lo. Com uma vida regrada vivendo de cidade em cidade, Caroline não questiona o seu marido, apenas o obedece e acredita que é esse o seu papel como esposa. Ela desistiu de se arrepender de ter casado sem amá-lo e resolveu aceitar sua vida.
Depois de algum tempo, o casal retorna para San Diego e Caroline fica feliz, por eles já terem vivido ali anos atrás e ela ter boas recordações do lugar. Nos primeiros dias ela reencontra Sebastian, um rapaz que conheceu há nove anos quando ele ainda era uma criança. Ele aprendeu a se cuidar desde pequeno, pois seus pais não lhe deram muito cuidado e carinho como esperado e quando Caroline partiu com seu marido, ele foi obrigado a amadurecer.
O reencontro entre eles é forte. O sentimento de carinho é resgatado e eles compartilham lembranças de seus passados e presentes. Apesar da pouca idade, Sebastian é um rapaz maduro e decidido que acaba sentindo uma necessidade de tê-la muito mais do que como uma amiga. Caroline até tenta resistir, mas acaba se vendo envolvida pelo jovem.
Todavia, ele tem apenas 17 anos, logo tal relação seria inapropriada e até mesmo ilegal. Então o casal precisa ter paciência e esperar ele atingir a maioridade, o que acontecerá em quatro meses, para depois disso eles resolverem tais sentimentos, sem causar problemas para ela.
O problema é que quatro meses nunca pareceram demorar tanto. Com o medo e as incertezas, o amor entre eles é colocado à prova e torna-se impossível esconder tais sentimentos aos olhos públicos, como também da percepção de David. E isso poderá se tornar um grande problema.
Narrado em primeira pessoa, A Educação de Sebastian é um livro envolvente, intenso, polêmico e impactante. Não é uma leitura para qualquer pessoa. É uma história de amor além dos olhos da idade, é uma história de amor onde várias partes são magoadas e traídas, é uma história de amor além do que é considerado correto na sociedade, além do que é considerado certo para Caroline e Sebastian.
Caroline trai o marido para estar com Sebastian. David não é a melhor pessoa, muito menos marido, entretanto Caroline não tinha outra forma de se portar quanto aos seus sentimentos com David? A falta de voz da personagem é algo que me incomodou e atormentou durante a leitura. Se ela apenas tivesse dito o que sentia a David, talvez tudo teria sido melhor tanto para a sua consciência quanto para sua história com Sebastian. Acaba que Caroline é infantil e imatura e Sebastian que é mais jovem é muito mais decidido e resoluto, o que não escapa em nada da nossa realidade.
Abordando um tema polêmico, A Educação de Sebastian é um ótimo romance que deve ser lido com mentes e corações abertos. A sua continuação é A Educação de Caroline e foi lançado pela Novo Século recentemente. Recomendo sim a leitura!