sobre livros e a vida

27/07/2012

Ta na Estante… ‘E Foram Todos para Paris’ #25

Heey galera, tudo bem??

Hoje trago uma nova resenha para vocês, o livro E Foram Todos Para Paris, primeira cortesia com a Editora Casa da Palavra. Vamos conferir?

Título: E Foram Todos Para ParisAutor: Sérgio Augusto
Editora: Casa da Palavra
Páginas: 126
Sinopse: Em suas reminiscências parisienses, o escritor Ernest Hemingway já havia decretado: Paris é uma festa. Mas hoje sabemos que nos anos 1920, quando não somente Hamingway, mas também F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, James Joyce, Pablo Picasso e outros notáveis personagens da cena cultural mundial circulavam pela cidade, Paris era ainda mais: cenário para um novo estilo de vida livre e descompromissado, berço de movimentos artísticos da vanguarda e inspiração para marcantes obras da literatura e das artes plásticas do século XX. 

Com uma diagramação perfeita e pequenos detalhes que davam um ar mais europeu ao livro, E Foram Todos Para Paris é um Guia para quem vai conhecer a Capital Francesa. O autor Sérgio Augusto escreveu um livro baseado numa pequena matéria, feita para a Folha de São Paulo de 18 de Janeiro de 1990, diante do sucesso daquela pequena notícia – visto que muitos de seus amigos iam para Paris com o jornal a tirá-colo – e depois da perda de muitos dos exemplares do Jornal, Sérgio Augusto decidiu fazer o livro.

Citando filmes famoso como Meia-Noite em Paris e celebridades importantes da Cidade Luz, como Pablo Picasso, Sérgio Augusto criou, em 126 páginas, um Guia para se andar pela cidade luz, a cada nova esquina o encontro de casas que já pertenceram a músicos, artistas, estrelas de cinema… As estrelas de 1920, recheado de fotos e mapas, não a como se perder em Paris com esse Guia em mãos.

E Foram Todos Para Paris é um ótimo livro para quem admira a capital Francesa, muitas vezes pode acabar por confundir ao leitor, visto que tem alguns termos em francês e cita muitos nomes, mas com o tempo você se adapta a leitura, e ela acaba se tornando gostosa. Conhecendo alguns nomes e locais de Paris, na metade do livro você se ver na Torre Eiffel, ou tomando Café em uma daquelas belas praças, ou até visitando os museus e casas de teatros que resistiram ao tempo. Sérgio Augusto retratou, principalmente, através de fotos a Paris dos Anos 20. Uma cidade que avançou no tempo bem antes do restante do mundo e que viveu as aventuras de muitos que por ali passaram. Definitivamente, depois de ler esse livro você irá querer reservar seu tempo afim de conhecer Paris.


“… Thomas Jefferson, o primeiro a proclamar que
 todo mundo tem duas pátrias: 
o país onde nasce e a França.”


Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.