sobre livros e a vida

26/02/2018

Tá Na Estante :: ‘Deixada para Trás’ #766

Oi, gente. Tudo bem?

Nesse último fim de semana eu concluí a leitura de um thriller maravilhoso, que foi publicado no final do ano passado pela Faro Editorial, e hoje vim contar pra vocês o que achei da obra em questão. Vamos conferir?!

Livro: Deixada para Trás
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro
Páginas: 368
Sinopse: Duas colegas são raptadas. Megan foge e, um ano depois, escreve um livro que se torna um sucesso. Um detalhe inconveniente: Nicole continua desaparecida. Nicole e Megan são alunas do último ano da high school de Emerson Bay, uma cidadezinha na Carolina do Norte. Certa noite de verão, elas desaparecem de uma festa à beira do lago. A polícia realiza uma busca intensa, mas não encontra nenhuma pista. Quando já haviam perdido as esperanças de encontrá-las com vida, Megan aparece, milagrosamente, ao conseguir escapar do cativeiro escondido nas profundezas da mata. Um ano depois, Megan lança um livro contando o seu martírio naquelas duas semanas, e, imediatamente, ele se torna um best-seller e a converte de uma heroína local em celebridade nacional. Trata-se de um relato triunfante e inspirador, exceto por um detalhe inconveniente: Nicole continua desaparecida. Livia, irmã mais velha de Nicole, aluna de patologia forense, espera que um dia, em breve, o corpo de Nicole seja encontrado, e caberá a alguém como ela analisar a evidência e determinar finalmente a causa da morte de sua irmã. Em vez disso, a primeira pista do desaparecimento de Nicole surge de outro corpo que chega ao necrotério onde ela trabalha. É de alguém ligado ao passado de Nicole. Então, Livia entra em contato com Megan para contar a descoberta, e pedir mais detalhes da noite em que as duas foram sequestradas. Como outras garotas também desapareceram, Livia começa a acreditar que existe uma forte ligação entre todos aqueles casos. No entanto, Megan sabe mais do que revelou em seu livro. Lampejos de memória surgem, apontando para algo mais sombrio e monstruoso do que o descrito em suas arrepiantes memórias. Quanto mais ela e Livia se aprofundam, mais se dão conta de que, às vezes, o terror verdadeiro está em encontrar exatamente o que estávamos procurando.

Clique aqui para comprar o livro.

Há pouco mais de um ano, a irmã mais nova de Livia Cutty, Nicole, foi sequestrada. Nesse tempo sem saber notícias do paradeiro da jovem, Livia tornou-se uma médica patologista e agora está em especialização para tornar-se legista forense. Ela é uma das melhores do curso e tem grande potencial na área. Contudo, Livia não é feliz, pois sente-se culpada por não ter atendido uma ligação da irmã no dia que ela desapareceu.

Certo dia, um corpo encontrado no mar é depositado na mesa de autópsia de Livia. O que parecia ser apenas um suicídio, comum naquela região, mostra-se algo ainda mais profundo. Acontece que o garoto morto é Casey, que Livia vem a descobrir se tratar de um ex da irmã que pode ter sido um dos últimos a ver Nicole antes do desaparecimento.
A partir daí, Livia vai entrar a fundo na investigação acerca da desova deste cadáver. Como Casey foi assassinado? Qual sua real relação com Nicole? E o mais importante: o que aconteceu com sua irmã? Usando todos os meios possíveis que sua profissão lhe proporciona, Livia só vai sossegar enquanto der um fim a esse caso.

Além disso, temos a história de Megan McDonald. Ela era colega de escola de Nicole, mas as duas não eram muito próximas. Contudo, foram unidas por uma adversidade: um sequestro. Acontece que no meso dia que Nicole desapareceu, Megan também fora raptada. Só que ao contrário da irmã de Livia, ela conseguiu escapar do seu captor e tornou-se uma heroína aos olhos da mídia.

Porém, Megan não vê as coisas dessa forma. Ela não se sente heroica e a culpa por Nicole seguir desaparecida a consome. Ela faz consultas frequentes com um psiquiatra, para tentar recuperar as lembranças perdidas durante seu cativeiro, que podem finalmente ajudá-la a seguir em frente. Mas essas lembranças também podem conter a chave para outros casos de desaparecimento da região, inclusive o de Nicole.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
***
A Garota do Lago foi, sem sombra de dúvida, uma das minhas melhores leituras de 2017. Então, quando a Faro anunciou o lançamento de Deixada para Trás, minhas expectativas foram às alturas. Solicitei o livro, mas não consegui lê-lo imediatamente. Essa semana, finalmente resolvi pegá-lo e devo dizer que foi uma experiência fabulosa. Que livro, meus amigos. QUE LIVRO!

A escrita de Charlie Donlea é leve, fluida e envolvente. Nesse novo livro, acompanhamos a rotina dentro de um necrotério e a riqueza de detalhes com que o autor constrói esse cenário é sensacional. Temos a utilização de diversos termos técnicos e eu, como estudante da área da saúde, adorei o fato de que os entendia e ainda me senti super bem por testar meus conhecimentos. 
A narrativa é em terceira pessoa e aborda diversas perspectivas. As que mais aparecem são as de Livia e Megan, no tempo presente, e de Nicole, no passado. Além disso, o autor também aborda a perspectiva do sequestrador – sem identificá-lo, é claro -, o que só aumenta a tensão da história.

O que mais gosto nos livros de Donlea é que todo mundo é suspeito e tudo acontece por um motivo. Ele vai jogando várias pistas, nem todas verdadeiras, e a cada troca de capítulo você já está com uma nova teoria bolada, para, dois parágrafos depois, ela cair por terra. Cheguei ao final do livro sem ter ideia de quem era o culpado, com vários suspeitos em mente. Não posso dizer que acertei porque não escolhi apenas um, mas a teoria que envolvia o verdadeiro criminoso me passou pela cabeça em algum momento.
Os personagens são muito bem caracterizados. Livia é uma mulher sensacional. Inteligente, corajosa, guerreira e uma excelente profissional, ela me cativou desde o primeiro instante. Também gostei muito de Megan, que mostrou ser bem mais do que uma frágil vítima, além de ser uma peça fundamental para a resolução do caso. 

Terminei o livro com um grande aperto no peito. Donlea conseguiu aumentar o impacto em comparação ao seu outro livro. O fato de suspeitarmos de todos só prova que todo mundo tem algo a esconder, só precisa de um motivo pra fazer algo a respeito. Fora isso, senti que o final foi um tanto aberto, o que me fez aplaudir ainda mais o autor. Uma importante dúvida, ao meu ver, ainda ficou no ar e o fato de ela não ter sido sanada pode deixar os leitores de cabelo em pé.
Por fim, Deixada para Trás é um livro sensacional, com uma boa dose de ação, mistério e muita investigação. Estou completamente apaixonado pelo autor e quero mais obras suas publicadas o mais rápido possível. Deixo aqui minha recomendação a todos. Sério, vale muito a pena!

Confira a resenha em vídeo feita pela Barbara e clique aqui para se inscrever no canal.

Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.