sobre livros e a vida

15/01/2013

Ta Na Estante… ‘A Culpa é das Estrelas’ #62

Heey gente, tudo bem??

Quem acompanha a FanPage do Facebook soube do quanto que eu chorei lendo A Culpa é das Estrelas. Ainda não havia lido nada do John Green, e confesso que ele me passou uma ótima primeira impressão… Mas para não começar a falar desembestada, vamos que vamos a resenha do livro 😉

Livro: A Culpa é das EstrelasAutor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer – a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.



‘Você vai rir, chorar e ainda vai querer mais.’
A Culpa é das Estrelas conta a emocionante história de dois jovens: Hazel e Augustus, ambos sofrem de câncer; ela tem um tipo de câncer que danifica os pulmões, por isso sobrevive à base de um cilindro de oxigênio ao qual carrega para todos os cantos, ele sofre de um câncer nos ossos e músculos, isso causou a perda de uma parte de uma das pernas e uma certa fraqueza no corpo. Nele o câncer não evoluiu a cerca de 2 anos, ela tem ciência de que está em fase terminal. O romance do casal começa de uma forma forte intrigante e engraçada. Eles se conhecem em um Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer; ela sente-se atraída por ele, mas não demonstra. Já ele… atirado como é, se joga em cima de Hazel.
O romance do casal é deveras emocionante, Hazel e Gus (Augustus) são o oposto um do outro. Ela é mais retraída e está sempre pensando em quando será sua morte, bem como está sempre concentrada em afastar as pessoas dela, afim de que eles não sintam remoço por sua evidente morte. Já Gus é desligado e engraçado, muito prestativo, está sempre tentando agradar Hazel e realizar seus desejos mais ocultos. 
O livro conta com um grande senso de humor negro de Hazel, ela está sempre fazendo piada com o seu estado de saúde e com o das pessoas ao seu redor, como disse, sempre tentando afastá-las dela para que não possam sofrer com a sua morte. O interessante é que esse humor da Hazel nos faz rir, mas depois refletir. Poutz, a menina está morrendo e ainda consegue fazer piada…
As crises de Hazel e dos outros pacientes do Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer nos levam a refletir: Quantas vezes a gente não corre para o hospital por conta de um espirro ou dois, a fim de pegar um atestado que nos livrará de um dia de trabalho? E então temos um grupo de pessoas que sofrem mil vezes mais que um espirro ou dois, e que, dentro de suas limitações estão tentando ao máximo aproveitar a vida, fazendo simples coisas, que nos passam como um borrão, mas que para eles é uma vitória.
Essa foi uma história muito bem recomendada, e minhas expectativas estavam no céu, achei excelente o fato de John Green ter suprido a todas elas. O livro é carregado de lições de vida, cenas emocionantes, momentos de alegrias… O choro, por vezes, é incontrolável, e isso torna o livro ainda mais belo. As formas simples como as coisas não são apresentadas tornam a história tão encantadora. A Culpa é das Estrelas torna o leitor mais humano, mais ciente dos atos, da mediocridade da maioria de seus problemas. Sua unha quebrou?? Corta todas as outras. Seu chefe não te deu a folga?? Pensa na hora extra. Como dizia minha vó: ‘Para tudo da-se um jeito, menos para morte… Ou quem sabe até para ela?’.
Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.