sobre livros e a vida

27/09/2017

Tá Na Estante :: ‘Contos da Academia dos Caçadores de Sombras’ #695

Olá, pessoal. Tudo bem?

Hoje vim contar pra vocês o que achei de mais um livro do universo dos Caçadores de Sombras, que foi publicado pela Galera Record no começo deste ano. Vamos conferir?!

Livro: Contos da Academia dos Caçadores de Sombras
Série:  Um livro do universo Shadowhunter
Autoras: Cassandra Clare,  Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman
Editora: Galera Record
Páginas: 504
Sinopse: Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos… Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes. Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.

Em Cidade do Fogo Celestial, Simon sacrificou sua imortalidade e suas lembranças do mundo das Sombras para salvar seus amigos. Agora, ele é um humano e não se recorda de nenhum detalhe envolvendo as aventuras que viveu ao lado de Clary e dos outros caçadores. Contudo, ele vai Ascender e se tornar um Caçador de Sombras também, para reviver seus dias de glória.
Só que Simon não está mais aguentando a pressão dos seus amigos para que ele recupere a memória. Todos o apoiam, é claro, mas ele consegue perceber a decepção que paira no ar, principalmente por parte de Isabelle, quando o seu pensamento falha. E é por conta disso que ele decide ir treinar na Academia dos Caçadores de Sombras, para descobrir por si só como é fazer parte desse mundo.

Porém, a Academia não é nada do que Simon imaginava. Para começar, o lugar está caindo aos pedaços. Além disso,  há uma hierarquia terrível dominando o  local. Os Caçadores “puro-sangue” comandam a Academia e se acham superiores aos mundanos que Ascenderam, e estes, são tratados como escória.

Aos poucos, Simon vai fazendo amizades e se entrosando cada vez mais nesse universo que ele esqueceu. Os treinamentos são árduos e os professores bastante exigentes, mas Simon é capaz de tirar tudo de letra e se sair bem. Não é?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
*** 
Quando Cassandra Clare anunciou mais um livro de contos do universo Shadowhunter a minha primeira reação foi: “sério, miga? Mais um? Para quê?”. Mas depois que fiquei sabendo que a obra focaria em Simon, já fiquei mais empolgado. Sempre gostei do personagem e tê-lo como protagonista deveria ser bem divertido. E no fim foi mesmo.

Para narrar as aventuras de Simon na Academia e contar as de alguns outros nomes que passaram por ela, Cassandra Clare se reuniu com outras três autoras e, assim, escreveram histórias para James – o filho mais velho de Tessa e Will – e Robert Lightwood, pai de Alec e Isabelle. Os contos seguem uma ordem cronológica e trazem as etapas do treinamento de Simon se alternando com alguns flashbacks. Achei interessante a composição dessa estrutura, mas não  vi necessidade para que fossem divididos em contos. Era mais fácil juntar tudo e transformar em um romance, não?
Simon é um personagem sensacional. Ele pode ter perdido a memória, mas a sua personalidade continua a mesma. O garoto é divertido e se mete em várias confusões por estar completamente deslocado na Academia. Porém, os primeiros contos foram um tanto sem  propósito. Além de não acrescentarem muita coisa à trama, eram rasos e bobos, feitos apenas para encher linguiça.

Todavia, os últimos são sensacionais e de tirar o chapéu para o quarteto de autoras. Meu favorito com certeza foi Nascido para a Noite sem Fim, que vai nos apresentar o pequeno Max, um feiticeiro que foi abandonado na Academia e foi adotado por Magnus e Alec. Que coisa mais fofa esse texto, gente. Como um eterno apaixonado pelo casal  Malec, esse enredo se sobressaiu aos outros para mim. 
Quanto à edição física, está sensacional. A capa é uma adaptação da original e, apesar de não ser tão bonita quanto as outras, ainda chama atenção. Ainda mais na edição holográfica, que é sempre magnífica. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande.

Contos da Academia dos Caçadores de Sombras está longe de ser o melhor livro do universo Shadowhunter, mas com certeza vale o investimento, nem que seja apenas para matar a saudade de personagens tão queridos. Sendo assim, deixo aqui a minha recomendação a todos. Se aventurem mais uma vez nessa história.

*Resenha postada originalmente no blog Recanto da Mi


Abraços e até qualquer hora!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.