sobre livros e a vida

26/08/2013

Tá Na Estante :: ‘A Catastrófica História de Nós Dois’ #119

Olá Turma!

Cá estou eu novamente com uma de minhas resenhas cheias de elogios para vocês. Para mim é um pouco difícil falar sobre esse livro, já que ele é meu novo xodózinho. Então me desculpem se a resenha ficar cheia de adjetivos positivos. Sabem como é, não consigo evitar!

A Catastrófica História de Nós Dois é um dos raros livros que eu li pelo título e sinopse, e não pela capa. Até porque a capa desse livro não faz jus à maravilhosa história escondida nestas páginas. 

Eu descobri esse livro meio por acaso, passeando pelo Google. Resolvi que iria ler algum dia. Esse dia chegou e, com ele, trouxe a ressaca literária mais forte que já tive em minha vida. Não estou falando de alguns dias sem conseguir ler, estou falando de ler o mesmo livro três vezes seguidas. Sim, eu fiz isso. E não me arrependo pois, à cada nova leitura novos, detalhes se faziam perceber, pequenas coisas que não tinha notado na leitura anterior.

Chega de minhas divagações sobre livros e ressaca e vamos ao que realmente interessa: a história e todos seus os pontos positivos e negativos.

Livro: A Catastrófica História de Nós Dois
Autor: Jess Rothenberg
Editora: Rocco
Páginas: 384
Sinopse: Pouco antes de completar 16 anos, Brie Eagan morre, literalmente, depois de ouvir do namorado que ele não a ama mais. E acaba descobrindo que o amor é ainda mais complicado do que ela poderia imaginar em vida. Com a ajuda de Patrick, uma alma perdida residente, Brie precisa passar pelos cinco estágios do luto até restaurar sua fé no amor e estar pronta para encarar a vida após a morte. 

A Catastrófica História de Nós Dois tem tudo o que um livro precisa para me conquistar: ironia e romance na medida certa. O livro acompanha a vida após a morte de Brie Eagan.

Com quase 16 anos, Brie tem tudo o que uma garota poderia querer: pais perfeitos, irmão perfeito, cachorro perfeito, amigas perfeitas e um namorado mais que perfeito. Mas tudo isso muda quando Jacob, seu namorado, diz aquelas terríveis quatro palavras durante um jantar romântico: Eu não te amo.


É nesse momento que nossa protagonista morre, literalmente, de coração partido. Mas a vida no além não é muito diferente do que Brie está acostumada, lá tem até a sua pizzaria preferida: Pedacinho do Céu! Entenderam a ironia?

E é justamente na Pedacinho do Céu que Brie conhece Patrick, a alma perdida residente. Patrick tem 17 anos, ou pelo menos morreu com 17 anos, e faz o melhor estilo bad boy irresistível. Isto é, se Brie ainda não morresse de amores por Jacob e não achasse Patrick insuportavelmente irritante.

Patrick a ajuda a atravessar as 5 fases do luto, até que ela finalmente compreenda o sentido do amor, da vida e da morte.

Derramei muitas lágrimas durante a leitura desse livro. Acho que boa parte disso se deve à trilha sonora. Sim, temos até uma trilha sonora no livro. Cada capítulo recebe o nome de uma canção, em sua maioria, rock clássico. Já no primeiro capítulo temos Don’t You (Forget About Me). Eu sou simplesmente louca por essa música e essa já era uma premissa de que eu iria me desmanchar durante a leitura.

A escrita da Jess é leve e divertida, de fácil compreensão e muito vívida. Era como se eu estivesse presenciando o desenrolar das cenas durante a leitura. Esse é um quesito que eu aprecio muito em um livro: o poder de me fazer viajar.

Já a diagramação é uma verdadeira obra prima. Com fontes personalizadas no título e tudo mais. Simplesmente encantadora.

O único ponto negativo que tenho a ressaltar sobre o livro é realmente a capa. Dou muito valor a capas bonitas na minha estante e essa definitivamente não é uma das melhores que tenho. Mas esse pequeno fato fica encoberto perante a história.

E, como sempre, vou finalizar minha gigantesca resenha com uma das minhas citações favoritas do livro. Espero que gostem, se interessem, leiam e se apaixonem assim como eu.

Às vezes, lembrar dói demais.
Vendo meu pai daquela maneira — o quanto ele se importava comigo, o quanto me amava, independentemente dos erros que cometera —, não pude deixar de perdoá-lo. Perdoá-lo por não ser perfeito.
Porque, na verdade, quem é?

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA
Clique AQUI e participe.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.