sobre livros e a vida

02/12/2015

Tá Na Estante :: ‘Baía da Esperança’ #481

Heeeey, gente. Tudo bem??

A Bertrand Brasil decidiu lançar um monte de livros da Jojo Diva, tô no paraíso. Olha mais uma resenha pra vocês. o/

Livro: Baía da Esperança
Autora: Jojo Moyes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Sinopse: Quando Mike Dormer parte de Londres para uma pequena cidade litorânea da Austrália, a fim de impulsionar a construção de um resort de luxo, vislumbra apenas mais um contrato milionário que lhe permita subir outro degrau da escada empresarial. O destino, porém, lhe reserva algo diferente. Baía da Esperança não é uma cidadezinha qualquer, e as tripulações de observação de baleias, lideradas pela enigmática marinheira Liza McCullen, logo vão se revoltar contra o apetite predatório do forasteiro Mike. Quando a megaconstrução começa a ganhar vida, e então se revelam os efeitos na fauna local, os mundos de Liza e Mike se chocam, com resultados dramáticos. Perigos inesperados irão confrontar os nativos, sejam eles criaturas marinhas ou seres humanos. E Mike se vê obrigado a responder à pergunta que paira sobre Baía da Esperança: até onde se pode chegar, antes de acabar por destruir o que se ama?

Em Baía da Esperança vamos conhecer Kathleen, Liza e Hannah. A vida delas muda com a chegada de Mike Dormer, ele acaba se hospedando no hotel de Kathleen, o Silver Bay e, como um mero turista, ele começa a conhecer a vida de Kathleen e de sua sobrinha, Liza.

Ele é um empreendedor enviado para a cidade para a construção de um resort de luxo e esse seria o seu melhor negócio. Suas intenções são reveladas e a construção começa a impactar a vida da cidade. Óbvio que seu trabalho fica entre Mike e Liza e tal conflito não pode ser facilmente superado. Todavia, Mike começa a se encantar pela vida naquela cidade pitoresca e começa a questionar se as suas ações são corretas e até onde ele iria pelo seu trabalho.
Jojo é famosa por seus livros familiares e que despertam todos os tipos de sentimento no leitor. A narrativa dela segue um mesmo contexto, mas mesmo assim conseguimos nos surpreender com o passar das páginas.
O litoral da Austrália é o cenário da trama e Jojo pesquisou com maestria sobre a pesca local, as baleias, golfinho, do comércio, do trabalho e os locais, principalmente sobre os olhares de um turista e dos habitantes. Não esquecendo do cuidado com a questão da construção de um resort e em como isso iria afetar a vida nessa cidade do litoral. 
A trajetória de Mike é muito interessante. Vê-lo de homem de negócios prestes a conquistar um dos seus melhores trabalhos a um homem apaixonando-se por aquela cidade e a história de Kathleen e sua família. Ele se encanta pela vida tranquila e pacata da pequena cidade, sem interesses financeiros, sem a tecnologia e a necessidade sempre ter uma nova ambição para conquistar um novo patamar. 
No final das contas, esse projeto é pura descoberta do Mike com ele mesmo; a pessoa que ele é e a que ele quer ser. Enquanto busca consertar seus erros, Mike acaba omitindo alguns detalhes de sua vida, por temer que magoe mais as pessoas em seu entorno. Ele deixou uma noiva em Londres e ir contra o seu trabalho seria um risco de perder tudo que ele conquistou. Liza é o outro lado da moeda. Ela protege sua filha, Hannah e por conta do seu passado, ela evita deixar as pessoas se aproximarem de si, para evitar sentimentos. 
Hannah até busca ajudar a mãe, mas é em vão. Liza é uma pessoa aberta à vida natural. Passeia de barcos e ama apreciar a paisagem. Ela é aquela cidade. Seu desejo de ser uma mãe perfeita beira a realidade. Com os seus quase 80 anos, Kathleen é famosa por ter capturado um tubarão quando jovem. Ela é uma senhora amável, muito protetora e tem um importante papel na vida de Liza e Hannah. 
Narrado em primeira pessoa com os pontos de vistas dos personagens sendo alternados, o livro apresenta todo os personagens, mas não esquece o foco nos protagonistas. É interessante, pois assim temos a visão de uma mesma parte da história por várias pessoas.
Moyes consegue despertar os melhores sentimentos com seus livros. São romances que devem ser lidos e compreendidos; degustados. Aqueles livros que você concluí e pensar acerca de todas as atitudes que você teve durante a vida, e qual a importância delas para sua atual trajetória.
Vocês sabem que esses são os meus livros favoritos. Então lá vai mais um da Jojo para a minha lista de favoritos. E é claro que eu indico.

Beijocas e até a próxima!!!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.