sobre livros e a vida

13/02/2014

Tá Na Estante :: ‘Azul da cor do mar’ #187

Heey gente, tudo bem??

Nem acredito que consegui concluir duas leituras juntas o/ Enfim li o primeiro volume de Harry Potter e adorei a narrativa, em breve leio os outros. Mas hoje estamos aqui para falar sobre outro livro, uma leitura que eu concluí ontem a noite lendo 200 páginas em 1h:30… Imaginem se a narrativa não é maravilhosa ‘-‘

Livro: Azul da cor do mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 334
Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez… A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa… E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão. 



Em vez de fugir das lembranças, por que não ir atrás delas?

 Em Azul da cor do mar somos apresentados a Rafaela, uma jovem estudante de Jornalismo e que está prestes a entrar para a equipe do Jornal mais prestigiado de Minas Gerais, a Folha de Minas. Obstinada, dedicada, estudiosa e mega competente, Rafa é aceita logo de cara, mas terá que lidar com um chefe e ‘mentor’ intragável.
Bernardo é tudo de bom. Lindo, másculo, competente e com os olhos de um tom de azul único, mas era a personificação do capeta. De cara já não gostou de Rafa e estava empenhado em transformar o estágio da moça em um inferno, principalmente pelo fato de sempre gostar de trabalhar sozinho e agora ter que aturar Rafaela seguindo todos os seus passos.
Mas além desse problema no estágio, Rafaela esconde um segredo. Desde muito novinha ela tem uma espécie de amor platônico por um garoto que viu em uma praia do Espírito Santo durante as férias de verão. Até hoje ela escreve cartas para esse garoto, ao qual ela carinhosamente chama de o menino da mochila xadrez. Além do detalhe da mochila do garoto, o que mais chama a atenção de Rafaela são seus lindos e límpidos olhos azuis, os quais ela nunca sabe se verá novamente, mesmo desejando muito isso.
O livro traz uma história de amor única, diferente e excepcional. Desde o princípio estamos juntos por uma só torcida, e se você ler a obra irá entender. Marina tem uma delicadeza na escrita que torna tudo ainda mais cativante e emocionante.
Os personagens são bem estruturados. Rafaela não é daquelas mocinhas lerdinhas, ela quer uma coisa e vai lutar por aquela coisa. Bernardo nos conquista de cara, mesmo sendo um chato de galocha. As amigas de Rafa, Alice, Gisele  e Sofia, também tem marca registrada na trama, bem como vários membros do jornal.
Curti, em espacial, a família da Rafa. Ela é a caçula de 4 irmãos, sendo que os outros três são homens, ou seja: a princesinha da família. Mas isso não fez dela fútil e sim ainda mais batalhadora. A autora também preencheu os inícios de capítulos com trechos de Manuais de Redação para Jornalistas, o que enriqueceu ainda mais a obra.
O romance é um ponto à parte. Marina soube desenvolvê-lo de forma a não ser aquela coisa água com açúcar, mas também não deixou de nos emocionar. Claro que em alguns – muitos – momentos eu tive vontade de sacudir a Rafa, ou dar uns tapas no besta do Bernardo, mas a vontade passou como veio.
Adorei o final… Gente, o que foi aquilo? Eu já estava pronta para ir até Minas e sacudir a Marina (adoro sacudir pessoas) e então ela me surpreendeu de uma forma que eu nunca esperava ser surpreendida, porquê eu já sabia o motivo da surpresa, mas continuou sendo surpresa mesmo eu sabendo qual era a surpresa. Entendeu? Não? Leia o livro, você vai concordar comigo.
No mais, só digo-lhes: Leiam! É uma história encantadoramente linda e que merece a atenção de vocês. Com uma capa mega fofa e uma diagramação maravilhosa é, com certeza, o livro do verão para mim!
***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.