sobre livros e a vida

29/10/2014

Tá na Estante:: ‘Asylum’ #327

Olá pessoal, tudo bem?

Que tal mais uma resenha especial de halloween? O livro de hoje é o Asylum da autora Madeleine Roux, vamos lá?

Livro: Asylum
Autora: Madeleine Roux
Editora: V&R
Páginas: 330
Sinopse: Para Dan Crawford, 16 anos, o New Hampshire College Prep é mais do que um programa de verão – é uma tábua de salvação. Um pária em sua escola, Dan está animado para finalmente fazer alguns amigos em seu último verão antes da faculdade. Mas, quando ele chega no programa, Dan descobre que seu dormitório para o verão costumava ser um sanatório, mais comumente conhecido como um asilo. E não apenas qualquer asilo — um último recurso para criminosos insanos. À medida que Dan e seus novos amigos, Abby e Jordan, exploram os recantos escondidos de sua casa de verão assustadora, eles logo descobrem que não é coincidência que os três acabaram ali. Porque o asilo é a chave para um passado terrível. E existem alguns segredos que se recusam a ficar enterrados.




Daniel Crawford é um estudante do ensino médio que irá estudar durante cinco semanas no programa de verão oferecido pelo New Hampshire College, onde os adolescentes vão para se familiarizar com o curso que pretendem fazer na faculdade. Porém esse ano os dormitórios oficiais estão em reforma, fazendo com que o curso seja transferido para um prédio abandonado que um dia já foi conhecido como Brookline, um local de recuperação de assassinos em série.

Porém o Brookline vai muito além de uma casa de recuperação com tratamentos pacíficos, na realidade o local foi fechado exatamente por ter sido descoberto que aquelas salas eram usadas como palco para experimentos, torturas e sacrifícios em prol da ciência.

Daniel e seus dois novos e únicos amigos, Abby e Jordan, decidem que explorar os corredores do sótão antigo e interditado seria a melhor maneira para conhecer e entender um pouco mais sobre o passado sombrio do local (aquele tipo clichê de personagem destemido que nunca assistiu um filme de terror), porém o que eles não imaginavam é que essas histórias monstruosas escondidas por cadeados iriam afetá-los tão profundamente.

A loucura é algo relativo. Depende muito do lado da grade em que a pessoa está.

Asylum foi um livro que eu li totalmente sem saber o que esperar, até porque eu nunca tinha ouvido falar do livro até a Bienal de São Paulo onde o Léo me convenceu a comprar o livro (não que ele não se venda sozinho, porque essa capa é incrível).

Ao iniciar a leitura eu estranhei bastante o quão infantil a narrativa era. Como nunca tinha lido nada da autora, todas as minhas expectativas foram baseadas na capa, que como vocês já devem ter percebido é no minimo “arrepiante”. Porém a escrita da autora não combina em nenhum momento com a proposta visual do livro, tanto que cheguei a comentar que o livro é uma obra visualmente do Stephen King porém com a escrita do John Green.

Porém falando assim acabo passando a impressão de que o livro é ruim, o que não é exatamente verdade, a narrativa é diferente do esperado porém extremamente envolvente e possui um fluidez incrível, é aquele tipo de livro que você lê em no máximo dois dias.

Em questão física eu preciso me levantar e bater palmas para a editora V&R. O livro possui uma das melhores diagramações que eu já vi na minha vida, desde a capa ao detalhe do rodapé. Temos páginas amareladas e grossas uma letra não tão pequena e uma margem ótima que não nos obriga a abrir o livro completamente e acabar com a lombada que é linda.
Além disso o livro conta com ilustrações, fotografias, bilhetes e divisões de capítulos personalizada.

Mas Wellyson, e o terror? Bom, esqueça a ideia que esse livro irá te tirar o sono e fazer você ficar pensando nisso durante a noite toda. Embora tenhamos um bom suspense, as cenas de “terror” são extremamente fracas e deixam muito a desejar.

Se você estiver a procura de uma leitura ao nível Stephen King esse livro definitivamente não é pra você, mas caso esteja entrando agora no mundo do “terror literário”, Asylum pode ser um boa pedida.

***
Este post está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e saiba como participar

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.