sobre livros e a vida

27/11/2015

Tá Na Estante :: ‘Apenas um Ano’ #478

Oi, gente. Tudo bem?

Mais uma resenha fresquinha saindo pra vocês. O livro escolhido de hoje é um lançamento deste ano da editora Novo Conceito e uma continuação pelo qual estava extremamente ansioso. Vamos conferir?!

Livro: Apenas um Ano
Série: Just One Day (#02)
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Sinopse: Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi. Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Em Apenas um Dia conhecemos a história de Willem e Allyson. Os dois se encontraram por acaso em um trem na Europa e decidiram passar um dia juntos em Paris. Esse dia fez com que um sentimento nascesse entre os dois, mas o destino os separou. Allyson sempre acreditou que Willem a havia abandonado e voltou para os EUA, mas um ano depois resolveu voltar à Paris e encontrar o seu amado.
Porém, o que aconteceu com Willem? Por que ele foi embora? O que fez durante esse um ano que ficou separado de Allyson? É disso que trata Apenas um Ano. A visão de Willem dessa história onde o acaso é um personagem fundamental.
Willem acorda certa manhã em um hospital de Paris, após ter levado uma surra de skinheads. A única coisa que sabe é que tem uma garota esperando por ele e precisa encontrá-la. Ele não sabe seu nome, apenas o apelido que deu a ela, Lulu, tampouco como achá-la. Assim, ele sai vagando pelas ruas da cidade atrás da garota, mas sua busca é em vão.
Após algum tempo, Willem decide voltar para a Holanda e enfrentar o destino que estava tentando evitar no dia que conheceu Lulu. Seu pai morreu há alguns anos, a mãe se afastou ainda mais e agora está vendendo o barco onde eles moravam e tiveram seus momentos mais felizes, a última conexão de Willem com o pai.
De volta à Amsterdã, Willem reencontra seu melhor amigo Broodje, pra quem conta toda a história com Lulu. Seus amigos percebem que há uma enorme mudança em Willem e acham que ele precisa encontrar a misteriosa garota para voltar a ser o que era antes. Mas como, se Willem não sabe absolutamente nada sobre ela?
Assim, o ator holandês precisará reviver todos os momentos que passou ao lado de Lulu para encontrar pistas que apontem seu paradeiro e partirá em mais uma jornada em busca do seu destino. Só que é claro que não será nada fácil e Willem precisará decidir o que é mais importante para si, enquanto viaja pelo mundo atrás do seu grande amor.
Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Quando eu li Apenas um Dia, me apaixonei por esse romance maravilhoso e fiquei extremamente ansioso pela continuação. Sempre me perguntei o que teria acontecido com Willem e porque ele fugiu e agora finalmente tive a oportunidade de saber, mas confesso que me decepcionei um pouco.
No primeiro livro eu vi o tormento que foi para Alysson ter sido deixada por Willem e no que sua vida se transformou até ela decidir juntar dinheiro e voltar a Paris para tentar reencontrá-lo. Em muitos momentos ela hesitou, mas nunca pensou em desistir da procura.
Já Willem não foi assim. Ele tentou sim procurar por sua Lulu, mas isso não o impediu de seguir com sua vida, relacionar-se com outras garotas e seguir com suas viagens. Esse ano separado de Allyson foi mais uma jornada de autodescoberta para o personagem do que realmente uma busca pelo seu amor. Isso me decepcionou um pouco. Sempre pensei que Willem estivesse avidamente procurando pela garota.
A escrita de Gayle Forman continua sensacional. Logo nas primeiras páginas me vi preso ao enredo e acompanhando as inúmeras aventuras de Willem. Além disso, Forman soube detalhar muito bem as viagens do personagem, o que fez com que eu me sentisse nos lugares que ele visitava, que foram muitos.
Acho estranho que Gayle só conseguiu me cativar com essa duologia. Li outros dois livros da autora e estes não me prenderam como Apenas um Dia e Apenas um Ano. É uma pena, pois com esses dois consegui ver todo o potencial que a autora tem.
O final do livro foi um tanto frustrante. Esperava um desfecho diferente, mas foi exatamente o mesmo de Apenas um Dia (que não direi qual é para não dar spoilers). Espero do fundo do meu coração que a Novo Conceito traduza o conto Apenas uma Noite, pois este sim dará continuidade a trama e será minha tão esperada conclusão.
A edição física do livro está muito bem trabalhada. A capa segue no padrão mosaico de todos os livros da autora e está divina. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte é grande. Só tenho uma ressalva a fazer sobre a revisão. Encontrei muitos erros durante a leitura e isso me incomodou bastante.
Apenas um Ano é um livro ótimo, mas não me prendeu tanto quanto seu predecessor. Eu recomendo sim a leitura, mas deixo avisado que não é o melhor livro da duologia. Hehe.
Beijos e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.