sobre livros e a vida

30/05/2012

Ta Na Estante… ‘Água Para Elefantes’ #10

Heeey meus amores e amantes. Como estão?? Começo de semana, acabei de assistir aula de química e história… Então, ESTOU UM CACO. Mas devo confessar que usei a aula de química para terminar de ler Água para Elefantes, da Sara Gruen, e agora trago a resenha para vocês. Ganhei esse livro no Natal (enrolei pra ler) mas só estou acabando de ler agora, obviamente que eu não estou lendo desde o Natal né?! Ganhei outros livros, e fui passando na frente dele. Não por a história ser ruim, mas porque eu, realmente, não queria terminar. Mas enfim terminei, e trago aqui para vocês!!

Livro: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse: Jacob Jankowisk tem 93 anos, vive numa casa de repouso e nunca fala de seu passado. Até que um circo chega à cidade, despertando as recordações de sua juventude. São lembranças de um mundo habitado por aberrações e palhaços, em que vigoram leis rigorosas e até mesmo irracionais. Uma atmosfera de encanto, repleta de maravilhas e paixões, mas que também abriga dor e ódio. Para o jovem Jacob, esse universo é tanto sua salvação quanto seu calvário. Aos 23 anos, no início do difícil período da Grande Depressão americana, ele perde os pais num acidente de carro e abandona a faculdade de veterinária. Por fim, se junta à trupe dos Irmãos Benzini. Mesmo vivendo quase na miséria e tendo de suportar inúmeras humilhações, os trabalhadores do lugar se sentem felizes por pelo menos ter um emprego. É sob as tendas que Jacob se aproxima de Marlena, a jovem estrela do número dos cavalos, e se encanta com Rosie, a elefanta que deveria ser a solução para os problemas do circo, mas que parece incapaz de aprender qualquer coisa. O elo que une esse trio improvável é sua única chance de sobreviver nesse ambiente misterioso e cruel, onde nada é exatamente o que parece. Comovente, divertido e surpreendente, Água para Elefantes é a história de um amor que supera todos os obstáculos, até mesmo o tempo.

Confesso que nunca tinha ouvido falar de Sara Gruen, mas me surpreendi com a história. Conheci Água para Elefantes ano passado, quando o filme baseado no livro chegou aos cinemas. Me encantei tanto com a história e até hoje me pergunto porquê demorei tanto a ler. A história é intrigante e envolvente, mostra que num momento você pode ter tudo, no outro não ter nada. Esse é o dilema de Jacob Jancowisk.
O livro tem duas narrativas da mesma pessoa, mas em tempos diferentes. Um Jacob de 90 ou 93 anos, engraçado, inteligente… solitário. Um Jacob de 23 anos, órfão, veterinário sem graduação (por conta da prova final), decidido…
Quando Jacob perde seus pais e se descobre, totalmente, sem teto, não ver outra alternativa a não ser fugir. No seu caminho depara-se com um trem… Um trem de circo. IRMÃOS BENZINI, O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA. Seria um sinal divino?? Indeciso, Jacob se lança no trem. Era viver ou morrer. Até o momento, o jovem não sabia que a locomotiva abrigava uma trupe circense, e até se assusta quando descobre. Ajudado por um velho, Jacob começa a trabalhar na limpeza das áreas de animais no circo, quando se descobre que ele é veterinário, logo sobe de cargo. Entre uma apresentação e outra, conhece e se encanta pela jovem Marlena, um amor a primeira vista que ele escondeu de si mesmo, o mesmo sentimento se abate dela, mas algo está indo contra esse amor. Marlena é casa com August, gerente da seção de animais do circo, um homem ganancioso, doente e inescrupuloso, que torna-se amigo de Jacob. (Eu acredito que essa amizade se firma por ele perceber o romance no ar, entre Jacob e Marlena). Uma nova aquisição do circo une ainda mais o nosso casal principal, Rosie, uma elefanta que só entende polonês será a nova estrela, juntamente com Marlena, e Jacob será o treinador. A paixão aumenta, chagando a momentos que se é impossível resistir, mas nem tudo serão flores, o nosso casal passa por grandes bocados para ter o seu felizes para sempre, ou não?

Achei bem interessante o fato do livro divergir em algumas coisas do filme, o que torna  o livro ainda mais intrigante, gostei da forma como a autora falou sobre o maltrato aos animais nos circos, e o descaso com que os idosos são tratados na maioria das Casas de Repouso.

“Não falo muito sobre esses dias.
Nunca falei. Eu tinha medo de deixar
escapar alguma coisa. Sabia como era importante
guardar o segredo dela e de fato guardei – pelo
resto da sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o
revelei a ninguém”.

Já comentei sobre o livro aqui…

Dou a nota 4/5, por ser um pouco cansativo de ler.

Gostaram?? Deixem seus comentários, fiz aqui um post sobre o filme.

Beijoos

‘Um sensual caso de amor
que mudou a vida dos dois irrevogavelmente.’

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.