sobre livros e a vida

21/05/2018

Tá Na Estante :: ‘100 Dicas para Novos Autores (e outros nem tão novos assim)’ #784

Olá, pessoal!

A dica de hoje é para aqueles que, além de leitores, se enveredam — ou pretendem — pelos caminhos da escrita.

Livro: 100 Dicas para Novos Autores (e outros nem tão novos assim)
Autora: Janaina Rico
Editora: Rico Editora
Páginas: 41
Sinopse: Você tem aquele comichão de contar histórias, de inventar enredos, de dizer ao mundo algo que você acredita que nunca foi dito? Não tenha medo. É possível ser um escritor, uma escritora, de sucesso. Basta arregaçar as mangas, trabalhar com afinco e seguir dicas e regras importantes como as elencadas neste volume. Mais rápido do que você imagina, seus livros e suas histórias ganharão o mundo.

Muitas pessoas têm o sonho de “dar vida” às suas histórias, mas quase sempre não sabem como começar a colocar as ideias no papel. E, se isso acontece com você (ou talvez pense que pode ser um dos empecilhos no seu processo de escrita), aconselho a leitura deste livro, tipo assim… AGORA!
Escrever é algo que vai além da inspiração ou de idealizar uma boa história. Sério! Acredito que algumas pessoas talvez tenham pensado, ao menos uma vez na vida, que estes dois elementos bastariam para concluir um livro, mas este processo envolve muito mais coisas como, por exemplo, planejamento e disciplina. Sabe aquela obra que você acha genial e que é uma das suas preferidas?! Provavelmente ela não surgiu apenas em meio ao ápice de inspiração do autor, mas porque ele soube agregar dedicação a cada etapa do processo de escrita.
Propondo maneiras de auxiliar os novos (e os nem tão novos) autores, Janaina Rico, escritora que conquistou milhares de leitores (e continua fazendo isso), prêmios e que hoje possui uma editora empenhada em divulgar e publicar obras de autores nacionais, aponta 100 dicas que todos os escritores precisam e sempre quiseram saber.

A linguagem do livro é simples e direta, quase como se a autora estivesse, de fato, conversando com seus leitores, e mostra passo a passo do planejamento, da elaboração e da divulgação de um livro. E, melhor ainda, a autora traz exemplos práticos para exercitarmos com as histórias que criamos. É um livro pequeno, mas que engloba pontos norteadores que esclarecem a percepção que se tem sobre aquilo que se pretende escrever.
Não há como elencar, por motivos óbvios, todas as dicas, mas algumas são fundamentais:
1. Quem pretende escrever precisa ser um leitor voraz!
— Como escrever se você não está familiarizado com este universo? Ampliando isto, se você quer ser um (a) autor (a) de romances de época, precisa estar bem ambientado neste universo. Isto também vale para outros gêneros;
2. Planeje tudo e conheça, por completo, seus personagens!
— Já tentou escrever sobre algo que você não conhece ou não domina? É quase uma missão impossível;
3. Após roteirizar tudo, se jogue na escrita e estabeleça suas metas enquanto escritor!
— Algumas coisas podem mudar ao longo do caminho na narrativa, mas você conhece cada detalhe da história e dos personagens, conseguirá ajustá-los com mais facilidade. Além disso, defina horário, quantidade de palavras por dia ou semana. Isso ajuda muito!
4. Revise uma, duas, dez vezes e conte com a ajuda de outras pessoas!
— Não adianta apenas escrever, você precisará revisar seu livro para aparar possíveis “arestas”. Para isso, você pode contar com o auxílio de amigos leitores, de beta readers ou de revisores, se puder investir;
5. Descubra qual a melhor maneira de publicação para o seu livro e divulgue seu trabalho como escritor!
— Nada na vida vem fácil e essa frase é bem clichê. No entanto, é a mais pura verdade.
100 Dicas para Novos Autores (e outros nem tão novos assim) foi um livro que me cativou e que acredito ser fundamental para quem escreve ou pretende escrever. Embora seja de leitura rápida, aconselho que o leitor apreenda as informações sem pressa, que faça da obra um objeto para análise de seus livros e escrita. 
O livro está disponível na Amazon e na lojinha do site Eu Leio Brasil (e ele é bem baratinho). Além disso, a autora ministra cursos para escritores e se você quiser participar pode segui-la nas redes sociais, bem como acompanhar as publicações no Instagram da Rico Editora, para mais informações.

Um grande beijo e até a próxima!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.