sobre livros e a vida

11/10/2018

Tá Na Estante :: Sorrisos Quebrados #817

Heeey, gente. Tudo bem??

Hoje eu vim compartilhar com vocês sobre uma leitura que adiei por muito tempo, mas que me arrependi por toda essa demora logo no primeiro capítulo. Vamos lá?

Livro: Sorrisos Quebrados
Autora: Sofia Silva
Editora: Valentina
Páginas: 232
Sinopse: Sorrisos Quebrados gira em torno de três personagens: a jovem Paola, a pequena Sol e seu pai, André. Os três são vítimas de violências distintas, que deixaram marcas profundas em cada um. Trata-se de uma história de superação de dores, magia, estrelas e de como importantes laços humanos podem se formar a partir da autoaceitação, da arte e da tolerância no cotidiano.

Clique aqui para comprar o livro.

Paola achou que tinha encontrado o homem da sua vida. Roberto era lindo, educado, atencioso e demonstrava amar Paola sob qualquer circunstância. O namoro durou pouco e o casamento veio antes que ela se desse conta do que estava acontecendo. O grande problema é que junto com ele vieram os xingamentos, as agressões, o medo e a quase morte; um desses nunca foi embora.

Seis anos depois, Paola ainda se questiona como conseguiu sair do inferno que sua vida se transformou. Na verdade ela não tem certeza se quer saber, apenas agradece por ter resistido e estar viva, mesmo que em condições completamente diferentes das que deveria estar. O fato é que o medo nunca abandonou-a e Paola vive exilada por esse sentimento e também devido a pena que contém nos olhos dos seus amigos e familiares sempre que ela está por perto.


Visando se afastar de tudo o que lhe fazia mal e concentrar-se apenas em si mesma, Paola se exilou em uma clínica psiquiátrica e mantém contato com poucos pacientes da mesma, além de Rafaela, a responsável pelo local. E é Rafaela quem convence Paola a participar de um dos eventos proporcionados pela clínica. As habilidades artísticas da jovem serão necessárias na festa de carnaval e é ali que Paola conhecem Sol.

Aos quatro anos de idade, Sol é uma garotinha introspectiva e acanhada. Não conversa com ninguém de seus familiares, Rafaela e seu psicólogo, mas sente uma forte confiança em Paola e logo se aconchega a moça. André, pai de Sol, acha o comportamento da filha estranho, mas percebe que estar perto de Paola faz com que a garota seja mais ela mesma e acaba permitindo que essas duas moças quebradas se tornem amigas.

O viés está no fato de que aproximar Sol de Paola faz com que o próprio André se aproxime da jovem mulher, e isso é um problema para ela, que desde os últimos acontecimentos de sua vida, passou a temer a aproximação de qualquer homem. Todavia, durante essa jornada de descobertas e auto-conhecimento, André, Paola e Sol vão aprendendo a lidar e encarar seus medos ao mesmo tempo em que descobrem que essa trajetória não vai ser fácil, mas também não será impossível.

***

Narrado em pontos de vistas alternados, Sorrisos Quebrados apresenta um casal de protagonistas que passou por situações complicadas em suas vidas e agora precisam se reerguer. Paola viveu um caso gravíssimo de violência doméstica, o que a fez se fechar para o mundo, especialmente para outros relacionamentos. André, por outro lado, viu a filha sofrer de uma forma desumana, por isso focou toda a sua vida para a garota e desaprendeu a cuidar de si mesmos.

Sol é o ponto principal da trama e a personagens que faz com que os protagonistas acreditem na possibilidade de um final feliz para as suas vidas. Mesmo sendo juma personagem carinhosa e amável, conforme a trama vai acontecendo, enxergamos as marcas que o passado deixou na garota e em como isso afeta a sua vida nos dias de hoje.

Sofia Silva foi delicada ao abordar assuntos tão polêmicos em um romance tão curto, mas ainda assim não tirou o peso que a história carrega. Os personagens foram muito bem desenvolvidos e seus tramas foram trabalhados de forma genuína. A forma como eles se fecham e se abrem para o relacionamento em diversos pontos do livro foi uma das características mais verdadeiras da trama pelo meu ponto de vista.

Fui às lágrimas em diversos momentos e fiquei tão impressionada com a história que consegui me colocar no lugar dos personagens durante grande parte do livro, sentir suas dores, medos e anseios. Senti como um soco na cara e a exposição de uma realidade que, infelizmente, é muito presente na sociedade atual.

Terminei o livro acalentada pelos próprios personagens e ansiando mais da trama. Com um enorme desejo de vingança e um buraco no meio do meu peito, que demorou a fechar. Sorrisos Quebrados é uma definição do próprio nome, ele te faz sorrir, mas ao mesmo tempo de quebra por dentro. Você precisa sentir isso!

❤️❤️❤️

Já leu Sorrisos Quebrados? Me conta nos comentários o que você achou. Se ainda não leu, quero saber se gerei aquela dose de curiosidade em você.

Beijocas da Barb 🖤

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.