sobre livros e a vida

22/09/2022

Sobre recomeçar: quando a sua essência se torna uma bússola para a sua jornada

Recomeçar não significa parar. Uma das coisas que aprendi nesses mais de doze anos de internet é que a gente nunca pode parar. Se desafiar é rotineiro nesse universo e precisamos estar abertos para o novo, ou o antigo.

Não é fácil, digo de antemão. Entender que o que a gente levou tempo para aprender já não funciona mais, enquanto tentamos compreender o que o mundo online está pedindo no momento é, no mínimo, exaustivo. Mas necessário.

Sempre achei mais fácil me comunicar pela escrita. Acredito que por ser leitora e ter aprendido a sentir os personagens através de palavras, isso também fez com que demonstrar os meus sentimentos assim fosse mais simples.

Ao longo da minha carreira, fui me adaptando ao que as redes ditavam que deveria ser feito. Blog não funciona mais, a onda é vídeo. Vídeos longos não funcionam mais, a onde é fotos. Fotos não funcionam mais, tá na hora de migrar para vídeos curtos. A internet é uma eterna brincadeira de o rei mandou. A gente só obedece.

Mas chega uma hora que percebemos que não adianta fazer só o que está em alta, só o que tem demanda. A gente também quer fazer o que nos faz feliz, o que nos motiva a continuar produzindo conteúdo. Se o conteúdo produzido é de qualidade, nosso público vai consumir.

Numa tentativa constante de buscar novos públicos, às vezes a gente esquece do público que já está com a gente. Do público que interage, conversa, faz parte. Do público que vai nos acompanhar até num caminho de formiga, puramente por se identificar conosco e com o que produzimos.

Mas mudar, transformar ou recomeçar não é deixar para trás quem somos, é evoluir, florescer. Saber identificar os pontos negativos e positivos do que fazemos. Se permitir errar. Começar outra vez. É tentar coisas novas, mas também retornar para as antigas. É enxergar oportunidades onde ninguém está olhando e, em alguns momentos, parar de seguir o fluxo.

Hoje a mudança chegou por aqui. Uma nova roupagem, novos formatos de abordagem de conteúdo e muito mais de quem eu sou para vocês. Espero que curtam essa nova fase, como eu estou curtindo fazê-la.

Sejam bem-vindos!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.