sobre livros e a vida

16/10/2022

5 dicas simples para começar a ler em outro idioma

Ler em outras línguas é mais do que uma tentativa do leitor de ter um maior acervo de histórias ao seu alcance, mas uma forma prática de avaliar traduções, aprender um novo idioma e crescer culturalmente.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas básicas para quem quer começar a ler em outro idioma, seja inglês, espanhol ou qualquer outra língua que você tenha curiosidade e vontade.

As dicas serão dadas com base na minha experiência de leitora que tenho como língua mãe o português, mas leio em inglês e em espanhol com a mesma facilidade.

1 – Releia um livro

Sabe aquela história que você curte bastante e se lembra de muitos detalhes? Parta dela! Saber o caminho que a história vai tomar te ajuda a compreender melhor uma nova língua, sem precisar recorrer a traduções a todo momento. Além de que te dá uma sensação de acolhimento, coisa que o novo idioma acaba tirando.

2 – Comece por histórias curtas

Contos e novelas são excelentes escolhas na hora de começar a ler em um novo idioma. As histórias tendem a ser mais rápidas, concisas e ter menos personagens, o que facilita a compreensão. Também vale a leitura de contos derivados de séries que você já leu, que também vai trazem familiaridade.

3 – Leia um autor que você já acompanha

Chegou a hora de pegar um livrão! A dica é começar por um autor que você costuma ler, a familiaridade com a narrativa vai fazer com o novo idioma seja mais fluido e simples de acompanhar.

4 – Cuidado com a constante busca por tradução

Foque no contexto da frase lida. Você pode não entender uma palavra ou outra, mas se compreende o contexto, já entendeu o que acontece ali. Assim, você pode descobrir a tradução de novas palavras e fixá-las de melhor maneira. Se quiser, anote as palavras para pesquisar depois.

5 – Use o Kindle!

O ponto mais interessante do leitor digital é a facilidade para buscar traduções das palavras quando a leitura se torna muito densa. Mas, além da tradução, uma coisa interessante no Kindle é a possibilidade de definição das palavras. Essa definição vem em inglês e te explica o sentido da palavra, não a tradução literal. Isso te ajuda a compreender a palavra dentro do contexto que está inserida no livro, mas também outras formas de uso.

Clique aqui e conheça os melhores modelos de Kindle!

E aí, curtiu as dicas? Então me conta aqui qual vai ser a sua primeira leitura em outro idioma e que idioma será esse. Aproveita e me conta, também, se você já lê em outro idioma e qual dica você tem nesse sentido. Tô curiosa!

Lembre-se que os comentários são sempre importante por aqui 😊

Comentários

2 thoughts on “5 dicas simples para começar a ler em outro idioma

    1. Quando a língua é muito distance da nossa é mais dificil, né? Estou assistindo uma série em Alemão e minha cunhda é Alemã, daí vejo ela falando com meu sobrinho e penso: não é possível essa língua! HAHA
      Obrigada pelo comentário ❤️

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.