sobre livros e a vida

10/09/2021

Procure nas Cinzas, de Charlie Donlea

Após a morte do antigo apresentador, Avery Mason assumiu a bancada do American Events, um dos programas de maior audiência da emissora em que trabalha. Seu contrato está prestes a acabar e ela precisa convencer os diretores de que possui conteúdo suficiente para seguir como host do show, além de garantir uma boa quantia com este contrato. E é em busca de uma nova história para o programa que ela vai conhecer Victoria Ford.

Há 20 anos, Victoria foi a principal suspeita do assassinato de um famoso escritor da época. O homem foi encontrado pendurado pelo pescoço do lado de fora da casa e alguns fluídos biológicos de Victoria foram encontrados na cena do crime. Porém, a moça alegou inocência e seu suposto crime acabou sendo arquivado depois que ela desapareceu no World Trade Center, durante o atentado às Torres Gêmeas.

Nos dias atuais, uma nova tecnologia foi descoberta, possibilitando extrair DNA de pequenos fragmentos e através de um simples dente, os cientistas forenses conseguiram encontrar em seu banco de dados uma compatibilidade com o DNA de Victoria. A ideia de Avery era apenas falar sobre esta tecnologia, mas o crime não resolvido pode ser sua chance de entregar um bom roteiro.

Porém, não é só por isso que Avery viaja para Nova Iorque. Um fantasma do seu passado deu as caras e ela precisa resolver algumas pendências, antes que o mundo descubra sua real identidade. O pai de Avery era um guru das finanças, ao qual foi descoberto ser um grande picareta, que roubava o dinheiro de seus clientes e ostentava de forma absurda. Por mais que Avery não tivesse nada a ver com os crimes do pai, essa mancha em sua família poderia prejudicar sua carreira em ascensão.

Quem está bem ciente do passado de Avery é o FBI e para tentar encontrar uma pista do paradeiro do pai dela, que está foragido desde a condenação. Para isso, eles chamam o detetive Walt Jenkins, que foi o responsável pela investigação inicial do caso de Victoria Ford. Ele deve ajudar Avery em suas buscas, enquanto tenta obter notícias sobre o pai dela. Mas quando novos desdobramentos deste antigo caso aparecem, será que Walt conseguirá focar em sua nova missão e deixar o passado de lado?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Que eu AMO os livros de Charlie Donlea não é nenhuma novidade. Após 5 leituras favoritadas, eu estava mais do que ansioso por um novo livro do autor. Então, quando a Faro Editorial ofereceu uma prova antecipada do novo lançamento do autor (que, inclusive, está sendo lançado hoje aqui no Brasil, antes mesmo de sair nos EUA), é óbvio que eu topei. Assim que o livro chegou aqui, se tornou prioridade. E hoje, com o fim do embargo, vim contar pra vocês o que eu achei.

A escrita de Charlie é viciante. Eu juro que tentei me segurar pra não ler o livro em uma sentada, mas não consegui. O autor tem um talento para criar histórias que não é desse mundo. Mesmo escrevendo uma narrativa não linear, alternando passado e presente e focando em várias perspectivas, Donlea consegue deixar tudo interessante, de forma que o leitor não se sinta entediado em momento algum.

O American Events era apresentado por um personagem bem importante de Nunca Saia Sozinho e só essa referência já prova que, por mais que o livro não tenha ligação direta com os outros livros, faz parte sim do Charlieverso. Além disso, nossa maravilhosa médica legista Livia Cutty também faz uma aparição, o que, é claro, me deixou em surto!

Todo mistério em volta do crime supostamente cometido por Victoria Ford é sensacional. Tudo aponta para que ela seja culpada, mas uma ligação feita por ela para a irmã, Emma, no dia de sua morte, faz com que Avery acredite em sua inocência e queira provar ao mundo que ela não era a vilã que havia sido pintada pela mídia 20 anos antes. Amei a forma como Emma defendia o caráter da irmã, mesmo tanto tempo depois de sua morte, com todos a julgando.

Avery é uma protagonista sensacional! Me afeiçoei a ela logo de início, devido toda sua luta para provar seu valor em um cenário tão machista como é o televisivo. Depois, quando é revelada sua identidade e tudo que ela passou por conta dos crimes do pai, tal como a perda da mãe e do irmão e o afundamento de sua carreira como advogada, foi impossível não admirá-la. Torci muito para ela ter todo sucesso em seus planos.

Walt Jenkins foi um personagem bem ambíguo para mim. Por conta de um acidente que o deixou à beira da morte, o detetive se aposentou cedo e se mudou para a Jamaica, saindo da aposentadoria apenas para ajudar seu ex-chefe. Ele é um cara legal, mas algumas de suas atitudes me deixaram com o pé atrás em vários momentos, principalmente quando começou a rolar um certo clima entre ele e Avery, que parecia ser armado.

O final, mais uma vez, foi surpreendente. Uma parte do desfecho eu já havia imaginado, mas é claro que Donlea não ia deixar barato. Conforme as páginas finais foram chegando, eu roía as unhas de ansiedade e quando o livro estava quase terminando, o golpe veio. Se você é daqueles leitores que leem a última página antes de lerem o livro, fica aqui o aviso: NÃO FAÇAM ISSO. Sério. Ouçam o titio aqui e não vão se arrepender.

Procure nas Cinzas é um livro bem escrito, com um ritmo eletrizante, personagens bem construídos e um final de cair o queixo. Mais um excelente trabalho do mestre Charlie Donlea que com certeza entrou para o meu hall de queridinhos. Com certeza recomendo a leitura a todos! E vocês, fãs de Donlea, vamos nos abraçar e esperar ansiosamente pelo novo livro do autor, que acho que ele nem começou a escrever ainda… Só sei que vai ser sucesso! Leiam esse homem, vale muito a pena.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.