sobre livros e a vida

23/05/2016

[Primeiras Impressões] As Fases da Lua

Oi, gente. Tudo bem?

Recentemente a editora Gutenberg anunciou em suas redes sociais o lançamento do livro As Fases da Lua, que reuniria contos de cinco grandes autoras do catálogo deles. Tive a oportunidade de ler um desses contos antes do lançamento e hoje vim contar o que achei. Vamos conferir?!

Livro: As Fases da Lua
Autoras: Bianca Briones, Clarissa Corrêa, Jennifer Brown, Leila Rego e Liliane Prata
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Sinopse: Alice é uma jovem com uma vontade crescente de cair no mundo, até se apaixonar pelo cara mais gato da cidade. Mas um incidente no meio de seu conto de fadas pode mudar sua vida para sempre. Lena é uma mulher cheia de amor para dar e que stalkeia todos os passos dos homens por quem se apaixona. E ela realmente se apaixona por todos. O problema é que eles não se apaixonam por ela. Um amor minguante não tem vez na vida de Bruna. Noiva do seu melhor amigo de infância, eles se preparam para o casamento e traçam planos para uma vida inteira juntos. Mas será que não é perfeição demais? Ainda nova, Dora já é uma médica renomada, segura e decidida, mas seu coração traz uma ferida e ela não está disposta a se abrir novamente. Até que o amor lhe aparece em forma de canção. Destiny é uma jovem com um passado marcado por dúvidas e segredos, assim como o misterioso luar azul que toma conta de sua cidade, deixando-a confusa e com medo, pois no fundo ela sabe que ele pode guardar as respostas que ela tanto busca. Assim como a Lua, a vida também é repleta de fases, e neste livro acompanhamos as deliciosas histórias de cinco mulheres que estão em diferentes fases da vida, mas que têm em comum os altos e baixos, os amores e desamores, as promessas e incertezas da busca pela felicidade.

Assim que a editora Gutenberg anunciou esse novo projeto, fiquei ansioso para ler essas histórias, já que duas das minhas autoras favoritas ever fazem parte dessa coletânea. Eis então que uma delas, a maravilhosíssima Bianca Briones, perguntou em seu grupo de leitores no Facebook (se quiser entrar, o link está aqui) se lá haviam blogueiros que amassem seus livros e obviamente eu me pronunciei.
Foram vááárias pessoas falando de seus blogs e então Rainha Briones disse que a editora Gutenberg escolheria quatro de nós para recebermos uma surpresa. Em momento algum eu esperei ser selecionado, tamanha a concorrência, mas no dia seguinte apareceu um e-mail em minha caixa de entrada, oferecendo a prova do conto da autora para eu ler e postar minhas impressões antes do lançamento. Assim que recebi as páginas, corri para lê-las… e não superei até agora.
Quem acompanha o blog há mais tempo, sabe que sou apaixonado pela série Batidas Perdidas, também escrita pela Bi, e que esses livros mexem comigo de uma forma única. Seu conto em As Fases da Lua chama-se Se Você Pudesse Ficar… e representa a Lua Minguante. Não sabia bem o que esperar e nada do que eu pudesse cogitar poderia me preparar para o que encontrei.

Narrado em primeira pessoa, pela perspectiva feminina, o conto relata a história de Bruna e Guilherme, um casal muito apaixonado. Os dois se conheceram na infância e tornaram-se grandes amigos, mas quanto tinham 14 anos, perceberam que o sentimento que os unia era muito mais que amizade, era amor puro e verdadeiro. Isso já faz mais de dez anos. Os dois estão adultos e seguindo suas vidas, amando-se plenamente.
Gui passou alguns anos nos Estados Unidos fazendo seu MBA em medicina veterinária. Sempre que podiam, ele e Bru se encontravam para matar a saudade. O amor dos dois superou todo o obstáculo da distância e se fortaleceu a cada dia mais. Eles – e todos ao seu redor – sabiam que eram perfeitos um para o outro e planejavam sua vida juntos para o resto dos tempos.
Logo que Gui retorna de Nova Iorque, Bru está formando-se também em seu MBA em jornalismo. Uma carreira promissora no jornal dos seus sonhos lhe aguardava e ter seu amado de volta a São Paulo só completava sua felicidade. Bruna sabia que era uma questão de tempo até que ela e Gui se casassem e passassem a construir seu futuro. 
Mas o destino quis mostrar que não é bem assim que as coisas funcionam e colocou uma grande provação no caminho de Bruna. Será ela forte o suficiente para seguir a vida depois disso tudo? Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!
Por que esse conto mexeu tanto comigo? Vou lhes contar. Bianca nos apresentou um casal que tinha tudo que precisava um no outro e a felicidade plena estava a poucos passos dali. Mas nunca se sabe o dia de amanhã e tudo aquilo que temos pode desaparecer num piscar de olhos. Por mais que tenhamos certeza do que queremos, nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos e nem sempre a culpa disso é nossa. 
O romance de Gui e Bru é tão lindo, daqueles de contos de fadas. Gui parece ter saído de um livro, reconquistando sua amada todos os dias e fazendo-a lhe amar cada vez mais. Bruna é uma garota de sorte, além de Gui tem sua melhor amiga, Mary, que está ao seu lado pra tudo. Se eu precisasse definir esse conto em uma única palavra, seria laços. A importância das pessoas em nossas vidas e até que pontos devemos precisar delas. 
A leitura foi super rápida e virei a última página com aquele gostinho de quero mais e com lágrimas nos olhos – detalhe que eu estava lendo no ônibus, mas okay – e horas depois ainda não consigo definir bem em palavras o quanto essa história é incrível e merece ser lida. Por ser um conto de pouco mais de cinquenta páginas, fica difícil fazer comentários sem spoilers.
Bianca Briones mais uma vez me arrebatou e não é à toa que está no meu Top 3 Autoras Nacionais. Super recomendo essa história – e todos os outros livros da Bi, é claro – e peço que se joguem e se emocionem com essa história de amor assim como eu. Não há como se arrepender!
Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.