sobre livros e a vida

23/10/2013

Leia para uma criança, isso muda o mundo

Heey gente, tudo bem??

Todas as vezes que eu vejo essa propagando do Itaú na televisão acredito que ela é a melhor propagando que pode existir. Leia para uma criança, isso muda o mundo. Sim, isso realmente muda o mundo. Principalmente aqui, no Brasil, um país onde a desigualdade social é imensa, mas onde um livro pode conectar duas crianças de uma forma absolutamente encantadora.

Hoje em dia temos tantas possibilidades de diversão para as crianças. Computador, vídeo-game, televisão… São tantas opções que àquela opção mais valiosa e que necessita de uma maior compreensão da criança acaba sendo esquecida. Mas isso não é culpa das crianças. Isso é culpa dos adultos que a rodeiam; estão sempre ocupados com seus próprios bem-estar que esquecem que as crianças podem ter um bem-estar melhor com o auxílio deles.

A média de leitura do Brasil está aumentando. Sim, vamos comemorar. O brasileiro está lendo mais. Só que mesmo assim não estamos incentivando nossas crianças, não estamos mostrando a elas o mundo que nos foi apresentado – mesmo que na fase adulta (não no meu caso) – e que nos faz viajar por diferentes dimensões todos os dias. Por quê não damos esse privilégio a nossas crianças?

Incentivem seus filhos, irmãos, primos… Incentivem às crianças ao seu redor. Dê um livro de presente, leia uma história. Transforme o mundo. O indivíduo que lê tem mais habilidade para fazer tudo na vida. Tem a mente mais aberta, pensa com discernimento, entende com mais facilidade tudo o que se passa ao seu redor, aprende a lutar pelos seus próprios direitos, compreende a sociedade a sua volta. É uma pessoa melhor.

Leia para uma criança, ensine uma criança a ler. Apresente a ela esse mundo deslumbrante. Mostre o quão viajada ela ficará quando passar a caminhar com um livro ao lado. Ensine-a a montar uma biblioteca de 2, 3, 4, 10, 1.000 livros. Mostre a ela às maravilhas da leitura. Mude o mundo, nem que seja o pedaço de mundo no qual você vive.

 

***
Essa postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique AQUI e participe.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.