sobre livros e a vida

27/05/2017

Tá Na Estante :: ‘Edgar Allan Poe: Medos Clássicos’ #666

E aí, pessoal! Tudo bem?

No início desse ano a DarkSide Books resolveu presentear todos os fãs de literatura fantástica com uma linda edição da obra do autor que é considerado o mestre dos mestres desse gênero, Edgar Allan Poe.

Livro: Edgar Allan Poe: Medo Clássico
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: DarkSide Books
Páginas: 384
Sinopse: Pela primeira vez numa edição nacional, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes. O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire, admirador confesso de Poe e o primeiro a traduzi-lo para o francês. Os contos são comentados na voz do personagem mais famoso de Poe, um certo pássaro de asas escuras como a noite. E por falar nele, Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta “O Corvo” na sua versão original, em inglês, além de reunir suas mais importantes traduções para o português: a de Machado de Assis (1883) e a de Fernando Pessoa (1924). Nunca mais houve um autor como Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta.

Poe foi com certeza o maior responsável por essa paixão que tenho pelo terror, mas esse amor pelo autor não foi algo que veio facilmente. Há alguns (muitos) anos atrás, quando eu ainda fazia curso de inglês, eu precisei fazer um seminário sobre um dos contos do autor.

Logo de início eu torci mesmo meu nariz para o autor pois estava em uma fase da minha vida onde eu só lia YA e todas as minhas experiências com livros clássicos tinham sido terríveis. Então eu já tinha certeza que a leitura do conto seria uma das coisas mais tediosas que eu teria que fazer durante minha vida.

O meu primeiro contato com Edgar foi através do conto A Queda da Casa de Usher. O conto que é narrado por um narrador sem nome, conta a história de Roderick Usher, um homem que recebe a visita de seu amigo apés queixar-se sobre os sintomas de uma doença misteriosa que que também afetou sua irmã e a levou ao falecimento. O conto obviamente se tornou um dos meus favoritos e me fez querer conhecer muito mais do trabalho do autor.

Quando a DarkSide anunciou que lançaria a obra do autor aqui no Brasil em vários volumes e com edições lindíssimas, eu obviamente enlouqueci e já comecei a juntar meu suado dinheirinho para comprar essa maravilha. Quando a editora nos mandou o e-mail oferecendo o livro eu não pensei duas vezes antes de solicitar.

O livro, que foi traduzido por Marcia Heloisa, contém alguns dos contos mais famosos de Poe, indo de A Queda da Casa de Usher, passando por Os Assassinatos da Rua Morgue e chegando no extremamente conhecido e aclamado O Corvo, que além de contar com a versão original ainda nos presenteia com duas de suas mais famosas traduções.

A edição também conta com aquele cuidado psicopata que já é marca registrada da DarkSide. O livro possui uma capa dura com um fundo cinza fosco, com impressão hot stamp e aplicação de verniz localizado. As páginas seguem o padrão da editora mas contam com um incrível adicional, belíssimas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues.

Edgar Allan Poe: Medo Clássico é com certeza um livro que todo fã do autor precisa ter na coleção e uma ótima edição de entrada para aquele que nunca tiveram com esse universo de Poe.

Beijos e até a próxima!
***
Esta postagem está concorrendo ao COMENTÁRIO PREMIADO.
CLIQUE AQUI e saiba como participar!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.