sobre livros e a vida

27/11/2014

É AÇÃO DE GRAÇAS, PESSOAL! | Já perdoaram os perus tributos de Novembro, mates?

O que é essa coisinha chamada Ação de Graças? Fico bestificada com a quantidade de seres humanos que soltam essa perola toda vez que essa data importantissima para os americanos e canadenses. Como assim você não sabe? Vem comigo que vou te dar um intensivão sobre o assunto.

O que é o Dia de Ação de Graças?

Não é só um dia de comer Peru com molho e batas, mas também, é um feriado comemorado nos Estados Unidos e Canadá. Pois é, esse feriado também representa o Canadá. Nos Estados Unidos é na quarta quinta-feira de Novembro e no Canadá na segunda segunda-feira de Outubro. Na minha humilde opinião, eu super achava que deveria ter esse feriadão no Brasil. O governo adora dar feriado para os Brasileiros, né? Então, vamos oficializar o Ação de Graças e Sexta-Negra para os brasileiros, show! Mandem a ideia para o congresso!

O nome é auto explicativo. Ação de Graças é o dia que as pessoas se juntam para demonstrarem a sua gratidão a Deus pelas bençãos recebidas durante o ano, acompanhados de seus amigos e famiiares. É um feriado profundamente familiar, como Natal. Uma das grandes tradições desse dia é a comida, é claro. É um feriado com muita fartura gastronômica, e é tipico comer Peru (por isso é conhecido como Turkey Day – Dia do Peru) batada doce, purê de batata, torta, entre outras delicadecias. 

A Origem.

Lembra dos peregrinos? Então, tudo começou graças a eles, fundadores da vila em 1620 em Plymouth, Massachusetts (fala três vezes sem colar! Conseguiu? Duvido!) Após um inverno rigoroso, os peregrinos tiveram uma boa colheita de milho no verão, em 1621. Para celebrar essa ocasião tão ansiada após anos sofrendo com problemas na agricultura, o governador da vila resolver organizar uma festa no Outono. Nessa festa há registros que participaram 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho, muito milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra em cada Outobo era organizada uma festa em gratidão a Deus graças às boas colheitas. Só em 1863, o lindo do Abraham Lincoln (presidente naquela época) anunciou que a quarta quinta-feira de novembro seria conhecida como o Dia Nacional de Ação de Graças. 

A ação de graças é um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos, um dos mais famosos mundialmente e muito explorado em filmes (zilhões de filmes da sessão da tarde. O meu favorito? Família Addams 02, foi lá que aprendi sobre ações de graças e não foi com a melhor fonte.) e séries (Friends, né? Sejamos sinceros: os melhores episódios da série acontecem nessa data). Não nego que tenho uma loucura para estar nesse periodo nos Estados Unidos e poder curtir esse feriado no clima americano. Deve ser muito bom!

Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças.

Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças, onde o Presidente americano em exercício perdoa dois perus (um oficial e um reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus – a estimativa de perus que são consumidos durante o feriado. Teve notícia sobre isso essa semana. 

O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy’s em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos.. Esse ano teve bonecos da turma do ‘A Hora de Aventura’. Um barato, não é?

A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday (Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo, as lojas ficam superlotadas, de tal forma que todos os anos, há sempre casos de confrontos entre clientes que lutam tentando obter os mesmos produtos, ou pessoas que passam mal por estarem nesse tipo de condições adversas. O episódio 15×12 da série animada South Park retratou com muito humor acido sobre esse dia tão aguardado pelos americanos (e vários consumidores de todo o mundo) Imagine uma super queda nos preços do Xbox One e do Playstation 4? Então, esse é o foco do episódio que tem ainda uma leve paródia muito inteligente envolvendo Game of Thrones.

 Ainda sobre South Park, eles tem

um episódio que fala sobre a História da Ação de Graças, é claro que nada desse episódio deve ser levado a sério (ou talvez deva) mas é hilário ver os quatro amigos da pequena cidade de South Park tentando explicar a existência da Ação de Graças parodiando programas famosos do History Channel e o filme ‘Thor’

Com seus costumes, os americanos tem um dos feriados mais adorado, desejado e bonito em sua história em todo o nosso Planeta. Que tal seguirmos o exemplo dos americanos e criarmos a nossa Ação de Graças?  

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.