sobre livros e a vida

27/03/2017

Tá Na Estante :: ‘Casos de Família’ #647

E aí, pessoal! Tudo bem?

Hoje iremos falar sobre um livro pouco comum, que com certeza ainda pode ser considerado um pouco polêmico devido à enorme repercussão que seu conteúdo teve em todo o país: Casos de Família! Vamos conferir?

Livro: Casos de Família – Arquivos Richthofen e Nardoni
Autora: Ilana Casoy
Editora: DarkSide Books
Páginas: 528
Sinopse: Os crimes que impactaram o cenário policial nacional na ultima década, o assassinato do casal Richthofen e de Isabella Nardoni, foram reunidos em um só livro e trazem novos detalhes observados por quem estava nos bastidores. A criminóloga Ilana Casoy, em “Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni”, abre pela primeira vez seus cadernos de anotações utilizados durante a pesquisa na Polícia Civil, Científica e Ministério Público dos dois crimes, tudo isso com a qualidade quase psicopata de edição, uma marca registrada de todos os títulos da Darkside Books. A pedido da editora, Ilana Casoy mergulhou em suas anotações particulares que está de volta com mais uma luxuosa reedição de suas obras, incluindo os inéditos fac-símiles de trechos dos seus cadernos. Primeira autora nacional dos “Caveirinhas”, na nova publicação traz para seus leitores o mistério desvendado de comentários originais dela mesma no calor dos acontecimentos e descobertas. Além de acompanhar passo a passo o rumo das investigações e julgamento dos assassinos que romperam a linha da lei e do sagrado, os sentimentos e dúvidas da autora ficam agora expostos ao público. 

Admito que quando o lançamento foi divulgado, fiquei meia hora rindo do título. Só conseguia pensar no programa cheio de lavagem de roupa suja que todos nós amamos. Mas passado o momento de palhaçada, fiquei realmente ansioso para desvendar os bastidores de dois dos crimes mais hediondos e comentados por todo o país: O caso Von Richthofen e o caso Nardoni.
Para entendermos um pouco sobre o nascimento desse livro, precisamos antes retroceder e olhar o cenário como um todo. Ilana Casoy – a autora do livro – é uma criminóloga, pesquisadora e consultora da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB SP. O livro Casos de Família nasceu da junção de dois de seus estudos: O Quinto Mandamento e A Prova é a Testemunha.

Ilana dedicou sua vida a estudar perfis psicológicos de criminosos, principalmente seriais killers. Então é realmente refrescante ler uma análise tão elaborada sob uma perspectiva de quem realmente entende do que está falando. Disso isso, vale ressaltar que todo o conteúdo do livro é extremamente gráfico e altamente não aconselhável para quem tem estômago fraco.

O livro é dividido em duas partes. Primeiro temos o caso de 2002, quando a jovem Susane Von Richthofen, junto com os irmãos Cravinho, matou brutalmente os pais enquanto os mesmos dormiam. Essa primeira análise é focada no caso como um todo: desde o descobrimento, as autópsias, a re-encenação, as acusações e o julgamento.

Ilana realmente nos imerge no cenário do crime com as suas anotações e seus estudos. É emocionante ler sobre possíveis motivações, possíveis suspeitos, até a confissão da própria Susane. Nesse caso, o fato dos acusados serem réus confessos proporciona uma dinâmica muito maior ao relato.
Sobre o caso em si não há muito o que falar, já que a história é nacionalmente conhecida. Só saliento que a maneira com que os fatos nos são apresentados realmente proporciona uma imersão que não seria possível antes, acompanhando tudo somente de longe.
A segunda parte do livro é dedicada ao caso Nardoni. O país inteiro parou em choque quando a notícia da morte da pequena Isabella Nardoni se espalhou. 
Ao contrário da primeira parte, aqui nos vemos focados no julgamento. A escrita aqui se torna mais técnica e muitos podem ter uma maior dificuldade de compreensão por isso. Creio que o foco somente no julgamento seja motivado pela falta de confissão dos acusados: Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá até hoje se declaram inocentes. E também pelo fato de se tratar do assassinato de uma criança, um pouco de respeito com a família é fundamental, acima de tudo.

Aqui encontramos descrições detalhadas de tudo o que ocorreu durante o julgamento, o testemunho da mãe da menina Isabella – que foi impedida de comparecer ao julgamento – até uma descrição extremamente vívida da frieza dos acusados.
O interessante sobre esse livro é perceber o quanto a mídia enfeita casos como esse. É como se só reportassem informações distorcidas e sensacionalistas, em vez de fazer o seu papel corretamente e nos informar da verdade, mesmo que não seja tão comercial ou agradável quanto gostariam.
Quanto ao trabalho da editora, tudo o que tenho a dizer é: UAU. A DarkSide Books nunca me decepciona quando o quesito é diagramação. O livro é uma verdadeira obra de arte e isso eleva toda a experiência da leitura a um nível totalmente novo. É como se realmente estivéssemos lendo um caderno de anotações da autora.

O que posso concluir após essa leitura é que não é para qualquer um. É uma leitura densa e pesada, que realmente só irá agradar quem tem um senso de curiosidade muito grande. Sem dúvida indicaria para pessoas viciadas em seriados policiais como Criminal Minds, Cold Case e toda a franquia CSI.
Me despeço de vocês por hoje, na esperança de ter esclarecido algumas dúvidas sobre o teor dessa obra prima em forma de livro.
Beijos e até mais!

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.