sobre livros e a vida

13/05/2013

Afinal, por que Letras?

Heey gente, tudo bem??

Bom, quando eu comecei a faculdade boa parte da minha família me perguntou porque eu havia escolhido cursar Letras. Na verdade nem eu sabia porque tinha escolhido esse curso, acho que eu não escolhi esse curso, o curso quem me escolheu. Muitas pessoas devem pensar que é porque eu adoro ler, talvez essa tenha sido uma grande influência, mas acho que não foi a principal.

Como eu já disse, acho que Letras me escolheu. A princípio eu queria fazer Comunicação Social – Jornalismo, e ainda quero; fiz o vestibular, passei em primeiro lugar por uma faculdade particular, mas ainda fiquei com o pé atrás. Pensa: eu tinha 17 anos, uma vida pela frente; fiquei com medo de acabar desperdiçando dinheiro e não curtindo o curso. Decidi esperar mais um semestre para ver se era isso o que eu realmente queria. Daí minha mãe viu as inscrições para o ProUni abertas e falou para eu me inscrever. Fui lá com a cara e a coragem, e totalmente certa de que não iria passar. Como primeira opção coloquei Comunicação Social, mas o curso era numa faculdade a mais de 200 Km de onde eu moro. Minha segunda opção foi Letras, e a faculdade é uma das melhores particulares da Bahia. E não é que eu passei, gente. Escolhi a segunda opção por ser mais perto de casa.

Depois de muito sufoco para entregar a papelada do ProUni – uma semana antes das aulas começarem -, comecei a faculdade. Licenciatura em Letras. Logo eu, uma pessoa que tinha trauma de ensinar estou fazendo Licenciatura. O mais engraçado é que eu tinha uma queda para a área de exatas, adoooooro física e química, tipo muito amor mesmo. Sou técnica em Petróleo e Gás e pretendo me aprofundar mais nisso… Algum dia. Mas me descobri em Letras, confesso que a princípio estava meio incerta, mas quando recebi o módulo em mãos e me aprofundei nas aulas percebi que era aqui que eu queria para a minha vida.

Estou no fim do primeiro de seis semestres, ou seja, estarei formada aos 21 anos õ/. Já estou perdendo o medo de lecionar, se bem que ainda acho que esse não será realmente o meu foco. No curso estou aprendendo várias coisas novas, entendendo coisas que no Ensino Médio me pareciam tão complicadas e agora me parecem tão normais. Desmistificando algumas coisas. Aprendendo que nem tudo o que se é considerado erro é erro realmente. Conhecendo linguísticos maravilhosos, e me deliciando com obras literárias fantásticas. Estou fazendo o que eu mais amo, lendo.

Cada texto novo que os tutores indicam para lermos eu fico mais feliz. Estou adorando entender mais sobre a nossa língua mãe, e não estou achando o curso nada difícil, como muitas pessoas me falaram que seria. No final das contas, cai de paraquedas nesse curso e não poderia ter aterrizado de melhor maneira.

Se você quer fazer Letras, seja licenciatura ou bacharelado, se jogue, porque o curso é maravilhoso. Aproveite as oportunidades, leia, leia, leia e leia muito, empenhe-se para ser o melhor. Se eu sou capaz você também é, colega. O curso ainda te abre os horizontes e te deixa a pino para enfrentar o mundo pela frente. Nunca estive com tanta vontade de estudar Comunicação Social, após essa faculdade #óbvio. Fazer todas as especializações que os cursos oferecem. Acredito que essa força de vontade não surge apenas porque é o curso de Letras, mas sim porque é um curso que eu sou completamente apaixonada.

Então se você ama realmente um curso, pode ser até filosofia – haha, se jogue nele e aproveite com intensidade. Não veja a faculdade como uma obrigação, veja como uma chance de, no futuro, você trabalhar com algo que realmente gosta, algo que realmente te deixa satisfeito. Bom, já perceberam que encontrei minha satisfação, se você também já encontrou: se jogue, se não: Boa Sorte na procura :).

Beijoos

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.