sobre livros e a vida

22/08/2016

Tá Na Estante :: ‘A Estrada Da Noite’ #566

E aí pessoal, tudo bem?

Hoje eu vim falar para vocês um pouco sobre A Estrada da Noite, livro de estréia do autor e filho do grande Stephen King, Joe Hill.

Livro: A Estrada da Noite
Série:
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Sinopse: Uma lenda do rock pesado, o cinquentão Judas Coyne coleciona objetos macabros. Em um estranho leilão na internet o roqueiro arremata o paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. O espírito do antigo dono do paletó parece estar em todos os lugares, mas o roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar.

Lançado no Brasil em 2010, A Estrada da Noite conta a história de Judas Coyne, uma lenda do heavy-metal e dono de uma peculiar coleção formada por itens como o crânio de um camponês que fora perfurado para que os demônios saíssem, uma confissão de 300 anos assinada por uma feiticeira, um laço usado para enforcar um homem na Inglaterra, esboços feitos por um palhaço assassino, uma fita com cenas reais de um assassinato e o mais importante de todos, jovens garotas para a sua diversão.
Com o declínio de sua carreira nos últimos anos, Jude, que tem se dedicado mais que nunca à sua coleção, recebe um estranho e-mail informando sobre um leilão on-line que faria qualquer “amante do macabro” ir à loucura. Sem pensar duas vezes, o roqueiro, ainda incrédulo, entra no leilão e acaba levando para casa um paletó que alegadamente é assombrado por seu antigo dono.

Alguns dias depois, a chegada de uma caixa preta em formato de coração carregando o paletó do falecido acaba com todas as dúvidas que Jude possa ter tido. Aquilo não se tratava de um esquema para arrancar dinheiro de pessoas inocentes. O paletó certamente trazia consigo uma carga negativa extremamente ameaçadora.

Com o início de estranhos acontecimentos em sua casa, o roqueiro decide que a compra do fantasma pode não ter sido a mais inteligente de suas decisões, mas é somente quando Jude tenta fazer a devolução do objeto que descobre o tamanho do problema em que se meteu. O paletó não foi parar nas mãos dele por uma simples coincidência. O objeto na verdade pertenceu ao agora falecido Craddock McDermott, padrasto de uma das garotas de seu passado que após ser abandonada pelo astro decidiu pôr um fim em sua própria vida.

Com sua vida em jogo, o roqueiro segue em direção ao Sul atrás da mulher que lhe vendeu o paletó na esperança de que a mesma possa desfazer o que quer que tenha sido feito.
Vamos dar uma volta, Jude, dizia o fantasma. Vamos dar uma volta na estrada da noite.
Quando li O Pacto alguns anos atrás eu não perdia qualquer oportunidade que encontrava para poder falar sobre ele. A escrita de Joe Hill me cativou desde os primeiros capítulos e não me deixou largá-lo enquanto não tivesse lido a última linha da última página do livro. Alguns anos se passaram e ao ver A Estrada da Noite disponível para solicitação, finalmente resolvi ler a obra de estreia do autor para ver se a experiência se igualaria a anterior.
Aqui, Joe narra em terceira pessoa uma história surpreendente, eletrizante e muito bem detalhada, em pouco mais de 250 páginas, o que faz que com que mesmo com a densidade da obra a leitura não fique cansativa e flua com bastante facilidade. O autor te faz sentir os medos dos personagens, te deixa na ponta da poltrona durante as sequências de ação, nos apresenta a diversas formas de dor e sofrimento e ainda consegue dar um toque cômico em certos momentos.
O livro não conta com muitos personagens, mas o autor compensou isso na profundidade dos existentes. Em nenhum momento da leitura paramos para nos perguntar como cada personagem chegou onde está e nem o porquê de cada decisão tomada. Todos os personagens principais possuem um passado muito bem construído e extremamente bem trabalhado.
Hill brinca com essa linha entre a realidade e a fantasia de uma forma que ou o levaria ao sucesso ou ao total fracasso e nos agracia com cenas de um nível cinematográfico espetacular, sejam elas um simples flashback ou uma sequência de ação com portas cósmicas se abrindo no chão.
O final do livro é exatamente como deveria ser, mas talvez não o que você espera que ele seja. Durante a leitura eu esperava um final talvez um pouco diferente do que foi escrito por Joe, porém ao finalizá-la eu não conseguia imaginar algo diferente para aquele encerramento. Alguns elementos já eram de se esperar, mas não fazem que o final seja previsível.
Em questões físicas o livro não surpreende. A edição que recebi da editora foi a econômica, sem orelhas, capa completamente fosca, páginas amareladas e marcação de capítulo personalizada porém sem quebra de página.
A Estrada da Noite atendeu a todas as minhas expectativas e com certeza recebe a minha indicação.
Beijos e até a próxima!

***
Esta postagem está concorrendo ao TOP COMENTARISTA.
Clique aqui e saiba como participar.

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ei, eu sou a Barb, tenho 27 anos, sou baiana, estudei Letras e compartilho conteúdo desde 2010 na internet. Por aqui, escrevo sobre tudo que faz meu coração bater mais forte.

Se inscreva no meu canal do youtube

Além do meu amor pela leitura e pelas histórias de romance, eu compartilho vlogs sobre a minha rotina e trabalho, mostrando como é a vida de uma baiana morando em Madrid, na Espanha.

Ei, inscritos no Telegram

Faça parte do nosso grupo aberto e gratuito no Telegram. Lá os inscritos recebem novidades, conteúdos exclusivos, além de um podcast semanal (em áudio) sobre o que se passa na mente da criadora de conteúdo.

Telegram

Quer receber minha newsletter?

Vamos conversar mais de pertinho? Enviamos conteúdos semanais sobre assuntos mais intimistas: reflexões sobre a vida e situações cotidianas.